Está em dúvida de como funciona o direito de visitas quando os pais vivem ou estão separados? ENTÃO, ESTE POST É PARA VOCÊ! Como a coisa acontece?
Aproveite e assista ao vídeo em que explico de maneira resumida e simples este direito!
E como funciona o direito de visitas para pais separados?
1 Direito de visita do menor e de quem não tem a guarda
Toda criança tem direito à convivência com a família materna e paterna, direito este consagrado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
E todo genitor que não mora com o filho e não tem a sua guarda, tem o direito à visitar e ter o filho em sua companhia, como determinada a Lei.
Mas, nem todos sabem como exercer este direito.
Lembrando: o bebê recém-nascido também recebe visitas, mas de poucas horas e na casa da mãe, sendo aumentando o tempo gradualmente, até que a criança possa ser levada. Em caso de desacordo entre os pais quanto a isto, somente o juiz poderá determinar, com base em cada caso, qual o momento.
2 Como funciona o direito de visitas?
Atualmente, a forma mais comum de estabelecer as visitas (quando a criança já pode dormir fora de casa) é a seguinte:
- Finais de semana: o genitor que não convive com a criança, retira às 9h do sábado e devolve às 18h do domingo a cada 2 semanas (um final de semana, sim, outro final de semana, não);
- Dia dos pais e dia das mães: fica com o homenageado;
- Aniversário dos pais: fica com o aniversariante;
- Aniversário da criança: alterna e cada ano passa com um dos pais;
- Natal e ano novo: há um revezamento onde um passa o Natal e outro, o ano novo. No ano seguinte alterna e quem passou o Natal passará o ano novo e quem passou o ano novo, passará o Natal;
- Férias escolares: metade das férias com cada um, dividindo, em geral, julho e janeiro, alternando entre as quinzenas (quem ficou a primeira quinzena, no próximo ano, fica a segunda e vice-versa).
3 Uma forma prática e fácil para revezar
Você deve pensar: NOSSA! Que complicado este lance de alternar, revezar e memorizar estas regras!
Mas, esta tarefa pode ficar mais fácil se você pensar em ano par e ano ímpar. Vejam os exemplos:
Exemplo 1: No ano par, a mãe passa o Natal e o pai passa o ano novo, invertendo no ano ímpar.
No exemplo, neste ano de 2016, a mãe passaria o Natal com a criança e o pai o ano novo, sendo que no ano que vem, 2017 (ano ímpar), a mãe passaria o ano novo e o pai e o Natal.
Exemplo 2: Aniversário da criança passará com a mãe no ano par e com o pai no ano ímpar.
No exemplo, neste ano de 2016, a criança passará (ou já passou) com a mãe e o ano que vem, 2017 (ano ímpar) passará com o pai.
Assim, para não gerar maiores confusões, sugiro utilizar o ano par e ímpar como referência.
4 Quando a criança já pode dormir fora de casa?
Em geral, a criança que não é mais amamentada, já pode dormir fora de casa, mas se é uma criança muito pequena (geralmente, com menos de 2 anos), apegada à mãe (ou ao pai, depende de quem tem guarda) ou não tem o hábito de ficar com o outro genitor, as visitas podem ser por períodos menores no início ou feitas progressivamente para adaptação.
Ou seja, no início da adaptação passa algumas horas aos sábados ou domingos e vai aumentando aos poucos (o tempo vai depender de cada caso e da idade da criança).
Crianças que já têm mais de 2 anos nem sempre precisam de longos períodos de adaptação, pois é comum o entendimento de que nesta idade já não amamenta (claro que há casos de aleitamento prolongado), podendo passar mais tempo fora com o outro genitor.
*IMPORTANTE! Cada caso é um caso e deve ser analisado de maneira muito minuciosa e o Juiz, se não tiver acordo, que vai definir o que é melhor para a criança.
5 Como aumentar o período de visitas
Ter mais tempo com o filho é o sonho de muitos pais e mães que não moram com a criança!
Confesso que como mãe tenho dificuldade em entender como um pai ou uma mãe ficará por duas semanas sem ver o filho (alternando os finais de semana), então, sempre sugiro aos meus clientes que aumentem este período.
Sugestões:
- Inicia a visita na sexta-feira retirando na escola e/ou encerra a visita na segunda-feira, entregando na escola;
- Define um dia da semana para estar com o outro genitor por algumas horas ou para dormir, pegando, por exemplo, às 18h na quarta-feira e entregando às 22h do mesmo dia ou às 8h do dia seguinte;
- Revezamento nos feriados: quando for feriado prolongado, fica com o genitor que tem direito ao final de semana mais próximo, e quando não houver emenda, revezar os feriados, ficando cada um em um;
- Metade das férias no período de Dezembro: dividir metade do período das férias não só de julho e janeiro, como os dias de dezembro também (sem interferir nas combinações de Natal e ano novo); entre outras formas.
_____________________________________________________________________
LEIA MAIS: 11 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PENSÃO ALIMENTÍCIA
_____________________________________________________________________
6 Lembre-se: criança não é boneco!
Fico muito triste quando ouço de alguns pais e mães que a criança ou aquele que tem a guarda não está cumprindo o combinado porque num determinado dia a criança ficou doente e não deixou levar.
Ou ainda, porque a criança tinha uma festinha de um amiguinho e não entregou, entre tantas outras coisas que já ouvi ao longo destes 11 anos de profissão.
Ocorre que estamos falando de um ser humano! Principalmente, de uma criança. E também falamos de seres humanos quando nos referimos aos pais!
Poxa! Criança (e até os pais) ficam doentes, acordam indispostos, tem imprevistos etc. etc. etc., por isto, É FUNDAMENTAL QUE OS PAIS COLOQUEM A CRIANÇA EM PRIMEIRO LUGAR e lembrem que a convivência amigável é importante.
DEIXE AS DIFERENÇAS PARA O CASAL!!! NÃO ENVOLVA SEU FILHO NISSO.
7 Guarda unilateral ou compartilhada
Atualmente, o direito de visitas não tem sido muito diferente nas guardas unilaterais (guarda que fica somente com um dos pais) ou compartilhadas (aquela onde compartilha-se as responsabilidades com o filho – LEIA JÁ: GUARDA COMPARTILHADA e saiba tudo sobre este tipo de guarda).
Como o intuito da Lei é compartilhar as responsabilidades em relação aos filhos (guarda compartilhada), o direito de visitas não costuma mudar, mas como os pais que conseguem compartilhar a guarda, em geral, possuem bom relacionamento, conseguem mais facilmente aumentar o período de visitas.
Agora, não é muito comum alternar longos períodos como, por exemplo, uma semana na casa de cada um, pois a criança precisa ter uma referência de casa, um endereço fixo e de onde ficam seu pertences. Aumentar muito o período pode fazer com que a criança perca isto.
Importante!
Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo Juiz que analisará as circunstâncias e principalmente como é o relacionamento dos pais. Ademais, para saber qual a melhor decisão para o seu caso, procure um profissional de direito – advogado – da sua confiança.
As visitas podem ser fixadas por um acordo entre os pais ou por decisão judicial! Então, veja se vale a pena deixar isto somente nas mãos do Juiz!
E assim, o resumo de como funciona o direito de visitas para pais separados. Não esqueça de deixar seu comentário ao final da página.
_____________________________________________________________________
Este texto não substitui uma consulta ao advogado. Cada caso deve ser analisado com cuidado e nem sempre aquilo que serve para a maioria, serve para você! Se tiver dúvidas mais específicas, consulte um advogado da sua confiança.
olá. tenho uma duvida imensa e gostaria de sua ajuda. Nas férias tenho de pegar meu filhos dia 20, mas a mãe insiste dizendo que tenho de pegar as 19 horas dos dia 19. O diálogo com ela é muito dificil e ela quer sempre impor suas vontades, por isso pergunto, ela está certa ou errada de acordo com a justiça?. obrigado
Cristiano, salvo engano, já falamos sobre isto por e-mail. Permaneço à disposição. Abs.
Bom dia! Gostaria de saber como funcionam as visitas quando o pai mora em outro estado e a criança tem 4 anos e completa 5 em dezembro deste ano.
Bom dia ! O pai do meu filho esta querendo ver o filho quando quer , ele nao me da hora e nem dia certo , quer aparwcer a minha casa quando tem vontade . Ja falei que tem que ter horario e dia certo ele me falou que estou proibindo ele de ver o filho e nao é isso , ele tem q entender que nem tudo é do jeito que ele quer. O que posso fazer ?
Passo a anos a mesma coisa. Mas se cobrar ele dos deveres é também outra discussão e. Vitimismo dele.
Olá boa tarde Roseane tbm gostaria de saber pq pai da minha neta tbm e assim quer fazer tudo da forma dele grata se vc poder me responder
Edilaine pfv me chama zap….estou passando por um problemao cm a ex…me tire umas duvidas pfv
Tenho um filho de 1 ano e 11 meses o pai não manda pensão direto e acha que tem direito de levar ele,ele mora em outra cidade 100 km longe da minha e meu filho é muito apegado a mim,e agora estou gravida e ele não quer da nd para a menina,porém ele quer registrar ele tem direito?
minha filha tem 6 anos, e não quer ir para casa do pai eu expliquei para ela em dialogo o porque é importante ela ir.. mais ela chora! e diz que não quer ir pq a avó paterna deu um tapa nela no ano passado. o pai dela por mais que eu tente, que ele seja mais proximo ele é avoado. manda mensagem de vez em quando só liga raramente é dificil ver minha filha implorar para não ir, e eu ter que ceder! a isso como poderia me ajudar favor me enviar um email
O que faco ja tem 3 meses que estou esperando a regulamentacao pela vara da familia e nada ate hoje tem um casal de 5 e uma menina de mais de 2 anos essa justice ta destruindo minha vida pra mim ela ta fazendo alienacao parental meus filhos me ama e eu amo. Eles mais eu tenho e pena de quem trabalha na area da justica na biblia tem uma passagem que fala autoridades aqui na Terra carregarao correntes de ferro
Olá, sou o Rodolfo. Tenho um trabalho que pega muito o meu tempo, trabalho muito em horários diferentes, a escala é 5 por 1, mais eu não tenho nem um contato com a mãe delas ,não sei onde elas estao morando, ela sabe como meus horários de trabalho é, gostaria de saber? Ser ela tem que ter um contato comigo e ser eu tenho o direito de saber onde minhas filhas moram,. Para poder visitá las nas horas vagas
Bom dia
tenho um acordo judicial no qual a minha filha de 2 anos fica comigo um final de semana sim outro não. Mas não tem nada determinado das férias. A mãe vai sair 20 dias.vou ficar sem ver a bebê. E falou que feriase para mim e a bebê só qdo completar 7 anos! O que fasso precibo de ajuda.
Alesandro, obrigada por seu contato. Por favor, acesse minha página de direito de família e veja como posso te ajudar: http://www.etcemae.com.br/direito-de-familia. Abs.
Olá tenho uma dúvida, gostaria muito de saber como fica quando o pai mora em outro estado, como ficaria esse direito de visita? Muito obrigada. Bjs
Oi Heloisa! Vou te passar um e-mail e fazemos contato. Abs.
Tbm quero saber sobre isso
Oi boa noite!! Eu gostaria muito de saber também, se o pai pode pegar o filho de 4 anos para ir visitá-la em outro estado!
Minha filha fez 12 anos e não quer mais dormir na minha casa como devo proceder
Oi Silas! Vou te responder por e-mail, ok? Abs.
Seria mais legal vc responder por aqui assim mais pessoas pode ter suas dúvidas sanadas.
Ola,me chamo Leandro,tenho uma filha de 4 anos,mora em outra cidade e o juíz decretou os dias d pegar ela (a cada 15 dias),e nas férias da escola ficar 15 dias consecutivos com a nenê,só que a mãe dela incomoda demais,e já falou que eu não fico mais tanto tempo com a nenê pq “juida” dms dela,sendo que a minha filha ama estar aqui em casa..o que devo fazer?
E no aniversário da nenê agora,ela não quer que eu apareça nem dar os parabéns pra minha filha,ela pode fazer isso?
Olá sou o Rodolfo, a mãe das minhas filhas,não quer ter contato comigo, não sei onde minjas filhas moram, isso está prejudicando minha relação .com minha filha mais velha, minha. Quero poder ter um contato com a ex, pr conversar sobre nossas filhas, mais ela não quer o que eu faço?? Qual É o meu direito, sempre fui um bom pai
Oi dr.
Separei tem uma semana, meu ex se nega a visitar meu filho de 9 meses ,ele quer q leve até ele,sendo que não quero voltar lá, fui ameaçada e humilhada pela família dele,mas não quero que ele venha pegar meu filho que é muito apegado a mim e mama no peito,falei com ele que ele pode vê o filho quando quiser porém se nega a vim.
Olá, meu filho tem 5 meses, e o pai quer levar ele pra casa junto com a esposa, engravidei dele, mas ele disse que não estava com a esposa, quando ela descobriu, me ligava a todo tempo, chegou a me ameaçar, inclusive relatando que eu poderia ter abortado a criança, eu não o proibir de ver o filho na minha casa, ele vem o dia que quer, e quase não ver a criança, só não concordo dele levar meu fiho pra casa dele, pois não confio na esposa. Como devo proceder, eu sou a mãe, sou quem cuida, e eu não confio neles, eu sei que ele É p pai, mas mesmo assim, não confio na esposa.
O pai do meu filho não faz questão alguma de ficar com ele nos finais de semana, já faz 3 meses que não pega o filho pra ficar com ele. Meu filho tem 12 anos e fica com raiva porque não se sente amado pelo pai.. Disse que agora não quer ir mais pra casa dele.
Mariá, infelizmente, este é uma dura realidade. E muitos pais só se darão conta dos erros cometidos quando os filhos estiverem adultos e não tiverem nenhuma consideração como pais. Boa sorte com seu filho e tenho certeza que você o supre com muito amor e carinho!
desculpe responder mas fale para ela por que sera que o pai não vai visitar mais o filho sera que não exigiu demais do pai por isso ele desistiu de visitar o filho
Boa tarde.. tenho uma dúvida… tenho uma filha de 3anos ..eu tenho obrigação de saí da minha casa pra levar ela até a casa dele.. moramos em cidades diferentes?
Boa tarde Drª. Gostaria de saber que conselho vc daria pra um pai de uma garota de 13 anos que tem o seu conforto no lar da mãe e a mãe insiste que o pai tem que pegar a garota de 15 em 15 dias sendo que ele mora em apto pequeno e não tem condições de transporte ate porque recebe salário uma única vez ao mês e não tem quinzena que não tem dinheiro fazer o quê? A mãe que que ele pegue no sábado 8:00 hs da manhã ele trabalha até as 13:00 hs e devolva no domingo as 22:00 hs isso é obrigatório e quando a garota não quer ir ela fala que é porque o pai nao sabe dá não para a criança. Ela reclamou na justiça e ele não foi na audiência e o advogado que representou ele falou que ele não estava achando nada errado porque tem contato quase todos os dias com a filha por vídeo chamada e watts. Neste caso o que é melhor fazer?.
Gostaria de saber sobre o direito de visitas do pai que mora em outro estado, no caso da pandemia a criança está sem aula, se o pai poderia pegar a criança por mais tempo, já que são estados bem distantes.
Olá, o pai da minha filha vem pegar ela uma vez por semana pra visitar, no caso ela voltaria no mesmo dia, passando algumas horas, só que ele leva ela pra casa dele e ela dorme lá e só volta na hora do almoço do dia seguinte atrapalhando toda rotina dela, como devo proceder se o pai não entende o acordo?
Tbm queria sabe meu ex mora em outro estado, ele pode pega as crianças pra passa as feiras com ele
Bom dia! Procurei bastante uma ação de regulamentação de visitas em que o menor é amamentado para ter como base e não encontro nada. Pode me ajudar?
No meu caso, sempre permiti as visitas, de forma gradual.. Começou com 3h e agora já esta 5h(separação faz 4meses), mas o pai pede 10h com o filho e pernoite com 2 anos.
Oi Gabriela. Vou te mandar um e-mail. Estes casos são mais complicados mesmo e fazer um texto orientativo é complicado. Preciso conhecer o caso a fundo. Mas, em geral, é gradual mesmo. E pernoite, normalmente, só depois dos 2 anos, mas quando não amamenta mais. Boa sorte. Bjs.
Olá Boa tarde por favor me responda como fica o direito de visitação do pai que mora em outra cidade há 2:00 horas de distância da que resido?
Por favor me responda! Desde já agradeço.
Olá. Olha, não tem como responder sem saber a situação certa, idade das crianças, possibilidade dos pais. Se puder, agende um horário no escritório para entender melhor sua situação. Bjs, Edilene
Olá gostaria de tirar uma dúvida, é o seguinte moro a uma distância de 70 km do pai da minha filha ela mora comigo sempre que ela quer ir ela vai ficar com ele não temos acordo judicial a dúvida é que agora ele vem pegar ela e quer que eu vá buscar é correto isso?
Olá tenho duvidas referente aos feriados, tenho a gurda da minha filha e o pai tem o direito de visitas, no documento da gurda algumas questões ficaram duvidosas, como por exemplo feriados com emendas a criança fica com quem for o fim de semana seguinte, porém estou com duvida quando fot feriado sem emenda, o que devo fazer, o pai fala que é dele, eu acredito que seja meu, e ai sempre fica aquela polêmica.
Olá Sara! Tudo bem? Vou responder por e-mail, mas se outras pessoas tiverem a mesma dúvidas, vou esclarecer algo por aqui: aquilo que não está escrito no termo judicial, fica a consenso dos pais. Se não existe um acordo entre os pais e não está escrito lá, teoricamente, fica com quem tem a guarda. Minha sugestão é fazer uma ação para revisar isto e constar como desejam. Meus clientes são orientados a colocar feriados alternados com cada um e se houver emenda perto dos finais de semana, fica com quem for o direito daquele final de semana. Abs, Edilene
Moro nos estados unidos e a minha filha
Mora no brasil com a mae ..pago pensao a mais que. A mae pediu…pago o dobro .porem a mae .nao me presta contas de nada ..no que gasta ..e eu tambem nao importo com isso ..
Mas euro e peco a ela indormacoes da criamca e ela disse que na tem obrigaacao de me dar nada a respeito.
Fotos .videos
Isso passar ser alianca parental.?
Olá
Tenho um filho de 1 ano e 9 meses e o genitor nunca fez questão de visitar e nem ligava pra saber dele porém agora ele quer levar meu filho por um dia inteiro , eu sugeri começarmos com visitas e depois passeios curtos e assim sucessivamente aumentando , porém ele não aceitou e meu filho estranha ele por não ter tido contato algum , não quer ir com ele , meu filho gruda em mim e por mais que eu fale a ele que ir com o pai vai ser legal ele não quer ir pq para ele é um estranho , caso ele entre na justiça ele conseguirá o direito de levar logo sem uma adaptação , mesmo ele não tendo convívio ? Ou a justiça define um período de adaptação ?
Respondi por email, Luah. Boa sorte. A visita progressiva neste caso, me parece a melhor solução, mas terá que definir isto na Justiça. Bjs,
Bom dia, minha filha tem 5 anos e estou separada a dois anos, e o pai dela sempre pegava final de semana sim e final de semana não ou dois finais de semana seguidos, tudo era consensual, agora fazem 6 meses que ele está em outro Estado trabalhando e a guarda não foi definida, ele pode pegar a criança e viajar pra outro estado sem minha autorização? Desde já agradeço 😘
Bom dia o pai da minha filha tem que pegar ela a cada quinze dias no sábado às 10:00 e trazer no domingo às 18:00 mas no papel que o juiz deu não diz nada sobre as férias dela, ele pode ficar com ela nas férias dela
Boa noite, gostaria de saber como que fica quando o pai mora e outro estado !! ( visitação, ferias ) desde ja obrigada.
Sendo que a criança tem 10 meses .. faz um ano agora em janeiro .. Fiquei sabendo que tem juiz que deixa a criança de um ano ir passar 15dias com o pai na casa dele .
Preciso preparar um post sobre pais que moram longe, Sara, mas independente de onde mora, ele tem direito a visita. Para juiz autorizar, depende do caso, se a criança ainda amamenta, do contato e da distância. Cada caso é um caso e precisa ser analisado. Vamos nos falar por e-mail. Bjs
Minha filha tem 5 anos e meu ex marido e y temos a guarda compartilhada por decisão do ministério público. Não nos falamos em hipótese alguma, ele me agredia muito quando éramos casados e eu dei parte dele. Porém, nos finais de semana os quais ele passará com nossa filha se houver uma festa na escola ele não a deixa participar, inclusive na formatura dela ele disse que se eu for ela não vai por que não pode se aproximar de mim e justo no dia ela estará com ele. Acho que de alguma forma ela usa a criança para me atingir pq eu fico triste e vila a implorar para que não faça essas coisas. Na festa da primavera ela iria participar de uma peça teatral na qual faria o papel principal eu até falei que não iria para a festa mas pedi que ele não deixasse de levá-la mas enfim ela não participou por que ele não quis levá-la, eu fico desolada pq quando ela chega fica triste me perguntando pq não participou e eu não posso falar a verdade então conto outra história.
Eu gostaria de saber se eu posso pedir ao Juiz para anular essa decisão e me ouvir ver minhas provas, pq está claro e nítido de e ele usa minha filha para me atingir. Eu sou o tipo de ex mulher que todo ex marido queria ter, não ligo para nada, somos separados há 4 anos eu nunca fiz uma ligação para pedir que pagasse um colégio ou para pedir uma lata de leite e sinceramente eu não sei o que fazer .
É um caso que exige bastante cautela para responder. Te mandei um e-mail e vamos nos falando por lá. Bjs
Respondi por e-mail! Bjs
Boa noite meu filho tem 1 aninho certinho ainda não passamos pelo juiz para estabelecer horários de visitas porém meu bb só mama a noite qual dia e horário mais favorável pro pai estar pegando ele? Na verdade o que a lei fala sobre visitas de bebê nessa idade. Agradeço atenção
Bom dia, eu tenho uma dúvida
Estou pensando em entrar na justiça para ter a guarda do meu filho, porém o pai do meu filho mora bem distante de mim. Mora em outra cidade. Como funcionaria?
Qual tipo guarda pedir na justiça? Compartilhada ou unilateral?
E se as visitas são o juíz q decide?
( pois como ainda não é pela justiça, ele fica com o filho a cada 15 dias, porém na casa da avó pois ela mora próximo a mim).
Como proceder?
Vou te mandar um e-mail Larissa. Cada caso é um caso e precisa ser muito bem analisado pelo profissional que fará a ação. Bjs.
Larissa, são muitas questões que para responder, preciso de mais detalhes. Vamos nos falar por e-mail e ver como posso te ajudar. Bjs.
Bom dia, o pai do meu filho paga pensão em dia e o colégio tbm, mas só quer pegar sábado e devolver domingo às 12:00 do dia, eu queria q ele pegasse na sexta-feira e só devolvesse segunda na escola
Qual a possibilidade do pai ganhar guarda no caso da separacao do nosso filho de 2 anos que não mama mais. E se eu fosse morar em outro estado. Pra estudar e trabalhar teria possibilidade de ganhar guarda msm assim?
Mandei e-mail. Bjs.
Ola tenho uma dúvida ? Meu BB tem apenas 8 mês . O pai dele quer pegar ele agora pra Dormir . deixo pegar as vezes e passar algumas horas pra minha filha ter contato com o pai ! Não estou de acordo de durmi lá ! Pq não tem responsabilidade é pega o bb e deixa com outras pessoas pra cuidar .
Danielle, tudo bem?
Todo pai tem direito a ver o filho, mesmo estando separados. Porém, a regulamentação das visitas, do tempo que vai ficar com ele, tudo isso depende de acordo feito na justiça. Você deve procurar um advogado e entrar com um processo para regulamentar tudo isso.
O pai da minha filha me dá apenas 100,00 de pensão, mas tem 2 empregos, é instrutor de cursos, e está para ser nomeado em outro em outro emprego.
Ou seja ele não terá tempo, ele hoje passa a cada 15 dias e leva passa 30 minutos com ela, porém esses 30 minutos ele realmente fica com ela.
Ele pode pegar a menina pra levar p casa dele e colocar pra outras pessoas cuidar? Eu posso conseguir que ele não a leve, já que a atual esposa a filha mais velha é usuária de drogas, não mora na mesma casa,.mas sempre a visita.
Posso conseguir que ele só veja a menina aqui na minha casa?
Boa noite
minha mãe tem uma filha de 11 anos cujo pai biológico ja se casou novamente. Ele insiste em levá-la na casa nova dele mas minha mãe não aceita. Ela quer que o pai veja a menina sem a companhia da nova mulher (que no caso foi pivô da separação )
Minha mãe tem direito em exigir que a visita do pai seja fora da casa dele com a atual esposa?
Existe uma lei pra isso?
Kely, que situação, né? Mas, a Lei não ampara sua mãe neste caso. Ele é pai e tem direito de ter a menina na cia dele independente de onde ele more. Ela só conseguiria isto se tivesse algum grave motivo para isto (além de ter sido a causa da separação) que envolva a filha. Abs,
Ola tenho uma dúvida ? Meu BB tem apenas 11 mês . Não amamento mais . O pai dele quer pegar ele agora pra Dormir . Mais não estou de acordo. deixo pegar as vezes e passar algumas horas pra meu filho ter contato com o pai ! Não estou de acordo de durmi lá ! Pq não tem responsabilidade é pega o bb e deixa com outras pessoas pra cuidar . Fiko furiosa! O que devo fazer ? 😰
Vanessa, vou te mandar um e-mail, mas precisa regularizar esta questão o quanto antes. Bjs.
Bom dia meu irmão se separou a guarda está com a mãe. A filha tem 15 anos e o pai quer vê lá ou tomar um sorvete ela inventa desculpa para não sair com ele. Isso pode acontecer? Obrigada
Eliana, boa tarde. Tudo bem? É uma situação bem delicada porque nesta idade é difícil obrigar, mas vou te mandar um e-mail. Bjs.
Boa tarde,
Meu filho tem 2 anos e 9 meses, hoje as idas na casa do pai são de segunda a sexta, das 17:00 as 18;00 hs, e a cada quinze dias no sabado, no nosso acordo homologado está das 8:00 as 11:00, mas como ele me pediu aumentei o tempo das 10:00 as 17:00, já faz quase dois anos que as visitas estão desta forma, agora ele quer os pernoites, mas como posso liberar meu filho para dormir na casa dele se ele continua fazendo o uso de cocaina e tem em sua companhia amigos que já foram presos por trafico de drogas, o que faço para impedir os pernoites?
Se no acordo não consta pernoite, não precisa deixar dormir com ele. Se insistir ou descumprir o acordo, faça BO e entre com ação para revisar, levando em conta suas alegações e provas disto. bom dia. Bjs. Edilene
Olá bom dia,
Tenho uma dúvida…
Meu filho tem 3,5 anos.
No começo desse ano saiu a sentença e a partir dos 3 anos eu teria direito aos finais de semana alternados com pernoite, pegando as 10:00 do sábado e devolvendo ao domingo ás 18:00, além de quarta-feira(somente 3 horas de visita) e das datas especiais alternadas(sem definição de período).
A mãe e eu não temos uma relação tão boa, porém nos respeitamos, mas evito ao máximo entrar em qualquer tipo de atrito com a mãe, para não prejudicar meu acesso á criança, que se restringe apenas ao que está na sentença e nada mais.
Enfim, natal tá chegando e minha dúvida é se o período de visita desse dia seria somente por 3 horas somente ou se teria direito ao dia todo, das 10:00 ás 18:00?
Entendo que como teve aumento do período após os 3 anos eu teria direito a um período maior.
Vou ter que ter essa conversa com ela para negociar e gostaria de uma ter uma ideia que qual é o padrão nesses casos, para que eu possa ter argumentos.
obrigado.
Não consigo te responder sem ver o acordo que foi homologado. Sugiro seguir o acordo. Para mudanças, se não têm um bom relacionamento, sugiro revisão na justiça. bom dia. Enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Abs. Edilene
Quando os pais moram em estados diferentes como fica as visitas e as extensões de visitas férias são mais dias ?
Tudo depende do acordo entre os pais ou da decisão judicial, pois cada caso deve ser analisado com cautela pelo bem da criança.
ola minha filha esta completando anos 6 anos de idade e desde seu primeiro ano cuido dela sozinha,mas o pai ajuda com a pensão alimentícia uma quantia simbólica na data estipulada por ele dentro dos 30 dias corridos do mês.Ele mora a mais de 300 km da cidade onde resido com a minha filha e depois dos 3 anos de idade ele começou a leva la a passeios curtos ate a cidade onde mora com a minha permissão durante poucos dias.Ele só paga a pensão alimentícia e nunca me ajudou com nada alem como por exemplo:escola,médicos,remédios,material escolar,lazer e etc… sempre que minha filha e eu podemos e nao temos compromisso ela vai com ele ate a cidade onde o tal reside. Este ano ele quer passar a virada do ano com ela e me entregar apos 10 dias e ainda leva la a praia onde eu nao quero pois tenho certos cuidados e preocupação como mãe e quando eu disse não a ele,o mesmo disse que ira entrar na justica para legalizar e poder fazer oque desejar com a filha em paz. oque eu devo fazer? e oque eu posso perder se ele entrar na justica ?
Adriana, uma decisão judicial nem sempre será boa para as 2 partes, por isto, sugiro sempre o acordo. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. Preciso entender melhor sua situação. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Ou, procure com urgência um advogado da sua confiança mais próximo de você. Bjs. Edilene
Olá Edilene, tenho um filho de 2 anos com um caminhoneiro que só vem na cidade 1 dia por semana, a mãe dele cuidava do meu filho pra mim trabalhar e estudar, eles deixaram de me pagar a pensão pelo meu filho ficar 1 dia sim e um não lá, eu trabalhava em plantão de 12/36, só que eu vi que meu filho tava saindo prejudicado porque ele tinha tudo o que queria, e fazia birra de mais, se ele quisesse comer bala na hora do almoço, era bala que em ia comer, eles tem medo da criança ficar doente, até bebida de álcool eles quis dar porque ele queria e ia aguar se não desse , o que eu fiz? Larguei á faculdade, sai do meu serviço pra trabalhar autônoma e estou ficam com ele, mas toda vêz que ele vai pra lá, ele volta birrento, me chamando pelo nome, pq eles falam que eu nao sou mamãe dele, que sou Vanessa, e ensinaram a chamar a avó de mãe, o pai dele acha que o nosso filho tem que ficar 1 semana comigo e uma semana com a mãe dele, pq é direito dele e como ele não está a mãe cuida por ele, só eu não aceito educar e eles deseducar, mas mesmos assim toda semana ele fica 2 dias lá, porque eu tenho dó da avó, mas meu filho nem liga, pq aqui ele tem criancas pra brincar e lá não. O que vc acha que eu devo fazer? Tô agindo certo?
Vanessa, seu caso é bem delicado e vários pontos precisam ser analisados. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. Preciso entender melhor sua situação. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Ou, se não for de SP, procure um colega na sua região e reveja isto o quanto antes. Bjs. Edilene
Wellington Ferreira
No meu caso a guarda é compartilhada e eu estipulei visitas Livres né e nas férias é 15 dias com cada um porém é minha ex-mulher ela vive fazendo alienação parental na cabeça da minha filha tentando convencê-la inclusive porque ela tem um namorado que tem um apartamento com piscina no condomínio e tal, e nessas férias foi muito complicado, inclusive sábado agora eu vou buscar minha filha e ela inclusive ameaçou dizendo; a menina agora quer morar comigo, e se você achar ela eu gostaria de saber o que eu faço porque eu quero entrar com pedido de guarda definitiva inclusive no no acordo judicial foi estipulado que ela teria que me pagar pensão. E desde o mês de Abril até agora ela ainda não depositou um centavo sequer, eu fiz e faço, de tudo pela minha filha e desde um tratamento de uma saúde bucal que ela tinha os dentes muito cariados e minha filha tem 7 anos e ainda não saiu da fralda à noite, enquanto minha filha morou com ela nesse um ano minha filha era maltratada, mal alimentada, enfim uma série de coisas, e é muito complicado faz 6 meses que a minha filha mora comigo, e não quero que todas as vezes que ela veja minha filha ela faça mais isso, está desgastante psicologicamente para minha filha e para mim.
Wellington, seu caso é bem complicado, mas há métodos de combater a alienação parental. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Tenho uma dúvida sobre o Natal é véspera ou dia? De que horas a que horas?
Thammy, depende de como ficou o acordo judicial. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Ola, gostaria de saber como e feita acontagem quando acontece da criança passa natal, aniversário e ano novo ou seja 8 dias com um dos genitores?
Tendo em vista como.ficará a contagem de férias, se já conta esses dias como férias ou não?
Erika, tudo depende do que ficou determinado na decisão judicial. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Olá, o pai da minha filha de anos quer levar ela pra passar o dia na casa da mãe dele. Me preocupa o fato de lá ser uma comunidade (área de risco) e por ele ser usuário de drogas. Ele nunca saiu sozinho com ela, sempre fez as visitas na minha casa ou quando saia, eu ia junto. Não estou me opondo dele sair com ela, levar na pracinha e tal. Como nunca aconteceu, estipulei de ir acostumando ela com ele por algumas horas, fora do horário da soneca e das principais refeições dela (almoço e janta). Ele insiste em passar mais tempo e levar pra casa da mãe dele, sendo que minha filha não está acostumada com a família dele, vai fazer 1 ano que eles não veem ela, ninguém da família dele procura ela. Como fazer neste caso? Estou errada começar a acostumar com algumas horas e ir aumentado aos poucos? E a questão dele ser usuário de drogas, pode ser um impedimento para ele levar ela para a casa dele? Por favor me ajude, estou angustiada e preocupada com essa situação!
Meu filho te 4 anos mas o pai mora em outro estado tipo eu sou de Macaé e ele do Rio de janeiro e o meu filho nao gosta de fica lá muito tempo e o pai que quer ele fica mas férias toda com ele o gue eu faço eu posso fazer alguma coisa ou tengue deisa ele fica lá obrigado
Tem que analisar o que ficou definido judicialmente quanto às férias. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Boa tarde meu marido tem uma filha que foi acordado com juiz que quando ela completasse 5 anos ele poderia pegar a casa 15 dias só que a mãe da criança não deixa e quando ele vai visitar a criança ela dia deixa ele ver e dia não é diz que ele não tem direito o que deve ser feito ja que o juiz já determinou que ele pegasse a filha pra poder traze-lá pra casa e ela não está respeitando a lei
Preciso analisar a decisão judicial, Daniela. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Olá boa noite, eu tenho uma dúvida
Eu tem a guarda do meu filho de 07 anos ele sempre morou esteve comigo, porém o pai do meu filho mora em outro país nunca está presente na vida dele é não nunca passa as férias com o filho dele. Todo ano vou pra Europa mais ele nunca quer ficar com ele como resolver isso ?
Qual tipo guarda pedir na justiça? Compartilhada ou unilateral?
E se as visitas são o juíz q decide?
( pois como ainda não é pela justiça gostaria de saber o que fazer?
Rosiane, seu caso merece uma análise mais aprofundada. Até porquê, estamos falando de um pai que mora em outra país e precisamos analisar os tratados do Brasil com este outro local. bom dia. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Ola tenho uma dúvida ? Meu BB tem apenas 8 mês . O pai dele quer pegar ele agora pra Dormir . deixo pegar as vezes e passar algumas horas pra minha filha ter contato com o pai ! Não estou de acordo de durmi lá ! Pq não tem responsabilidade é pega o bb e deixa com outras pessoas pra cuidar .
Danielle, preciso avaliar melhor a situação e as necessidades do seu bebê para orientar quanto à dormir ou não com o pai. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Eu ex marido não aluguel BB, Ele sem serviço, mãe dele ajuda BB comprar leite mais remédio, minha filha ajuda dinheiro coisas que roupar de bebê..! Como é lei
A mãe do meu filho me deixou quando ele tinha apenas 3 meses, hoje com 6 meses, vivo a dura realidade de ser pai, nessas circunstâncias. Um pai solteiro, onde eu sou visitante do meu próprio filho e o meu filho é visitante do próprio pai. Não entramos em acordo judicial, pois não achamos necessário. Eu quero poder ser mais presente na vida dele, seguindo o modelo judicial da guarda compartilhada. Não tenho contato com sua mãe devido há motivos pessoais. Seguindo a sua orientação relatado aqui, assim que devo prosseguir, alternando as datas comemorativas, etc?
Daniel, sugiro que sigam um modelo judicial, como você mencionou, já que não têm contato. A guarda e as visitas não se confundem. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. Preciso entender melhor sua situação. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Abs. Edilene
A ex do meu marido não quer deixá ele pegar os filhos pra sair ..diz elá tem que ficar junto …so porque viajamos a levamos junto o menino já que ele estava passando férias em minha casa. o guri tem 14 anos ela pode tomar essa decisão
Teoricamente, não pode, mas não consigo avaliar sem mais informações. Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Ola, Sou divorciada desde junho de 2017. E ja em varias ocasioes tivemos atritos principalmente nas ferias. Minha duvida é a seguinte: ele ficou com a segunda quinzena de ferias, sempre, decisao errada minha pq nas ferias escolares agora do comeco do ano ele nao queria respeitar o comeco das aulas e ja esta falando que nao quer nem saber sobre as ferias de julho, ou seja, nao se preocupa se a filha vai perder aula ou nao, na verdade ele nao liga pq nao é ele quem esta pagando a escola. No meu entender, ele esta desrespeitando a rotina da filha. Outra duvida: ele tem deficiencia visual e quer viajar sozinha com ela em julho, so os dois, eu fico muito preocuoada pq sei que ele nao vai conseguir sozinho, ela tem 3 anos, e eu tenho medo que aconteca alguma coisa com ela pq ele nao enxerga praticamente nada. o que devo fazer. Vc pode me dar alguma sugestao, quem devo procurar. Agradeco desde ja! Vivi
Viviane, bom dia. Tudo bem? Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. Preciso entender melhor sua situação. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
bom dia. Tudo bem? Sugiro que você enviei um e-mail e agende um horário para conversarmos. Preciso entender melhor sua situação. edilene@edilenegualberto.com.br. Será um prazer te ajudar. Bjs. Edilene
Boa noite. Sou a mãe e tenho a guarda. Existe um acordo de regulamentação de visitas. Tudo em ordem. Agora o pai está pedindo para ligar para falar com o filho durante o período que está comigo.Gostaria de saber se o pai tem esse direito.
Joana.
Joana, todo pai tem o direito de ter mais tempo com o filho, mesmo que seja por telefone. Se você não tem nada grave contra o pai que o impeça de ter contato, que mal há em falar por telefone? Bjs, Edilene
Olá boa tarde
Gostaria de tirar uma dúvida meu ex não faz questão de pegar meus filhos no fim de semana q é dele eu trabalho não tenho com quem deixa Los tenho q pagar p minha vizinha ficar,mas o dinheiro sai só meu bolso o que consigo fazer a respeito disso
Pq não tenho como ficar pagando p ficarem c meus filhos e não posso deixar de trabalhar.
Monique, sua situação precisa ser melhor avaliada. Consegue agendar um horário e vir conversar comigo? Parece-me ser o caso de pedir um revisão das visitas. Bjs, Edilene
Olá! Tenho um bebê que a poucos dias fez um uninho, o pai quer levar ele pr dormir com ele , isso já pode acontecer?
Dayane, sugiro que vocês regulamentem as visitas judicialmente. Só uma boa conversa junto com advogados pode resolver se as visitas para dormir já podem acontecer. Se precisar, agende um horário no meu escritório. Bjs, Edilene
Oi,bom dia!
Preciso tirar uma dúvida,em que consiste a visitação ?vc pode me explicar detalhadamente?
Pois o filho do meu namorado tem oito meses,e mãe dele cria ipencilios o tempo todo pra dificultar a visitação do pai.
Ja tem uma guarda compartilhada preestabelecida,e msm assim ela insisti que a visita e apenas ir até a residência dela ver a criança.
Não deixa que ela tenha contato com os familiares paternos,e da única vez que o pai trouxe o msm para sua casa ela chamou a polícia!
Obs:juiz ja estipulou tempo dos dois juntos,São 4 horas por fim de semana!
Aline, se o juiz já estipulou a forma da visita, não tem como fazer diferente. Se a forma estipulada não estiver satisfazendo, ele tem que entrar com revisão. Agora, opinar sem ver o documentos judicial, é muito dificil. Ele pode agendar um horario no meu escritório que o atendo com o maior prazer. Bjs, Edilene
Oi, tenho 3 filhos e ficou acordado do pai pegar um final de semana sim e outro não.
Mas quando é no sábado por ele trabalhar pela manhã deixamos ele pegar à tarde, Mas ele só quer pegar os guris quase de noite.e agora?
Ele pode pegar as crianças em um feriado e no outro eu ficar?
E quando não é fim de semana dele, ele quer vir aqui em casa. Mas meus pais não querem ele aqui.
O q pode ser feito?
Desde já agradeço.
Pfv me ajuda!!!
Vanessa, te ajudo com o maior prazer, mas precisa agendar um horário no escritório, levar a sentença de visitas e aí posso emitir uma opinião. Só de ler seu relato, não tenho como dar um parecer. Bjs e boa sorte. Edilene
Ola boa tarde! Meu marido tem um filho deficiente que mora com ele, pois a mãe o deixou com o pai com 6 meses de idade, nunca foi proibida de visitar antes ela fazia mais visitas, hoje ela fica mais de um ano sem dar notícias ai aparece do nada, infelizmente ela não se importa com o menino, não liga nem aparece no aniversario, natal, nada. Agora ela veio falar que quer entrar com pedido de visitação, mas ela não quer levar ele pra passar nem um dia com ele, quer aparecer um dia do final de semana ou da semana e ficar la com ele por umas horas e pronto, meu marido não se nega e nem se importa que ela apareça la, mas ela fica com ele no play ela não vai ate minha casa, sou obrigada a deixar ela ficar na minha casa? pois é só assim que ela quer visitar, e não temos boa convivencia nem eu nem meu esposo com ela, ja nos ameaçou varias vezes, ja nos fez passar por constrangimentos então não quero ela dentro da minha casa
como proceder nessa situação sou obrigada a aceitar ela na minha casa?
Thaysa, é uma situação muito delicada. Teoricamente, não é obrigada a aceitá-la na sua casa, mas não posso responder isto sem ter uma noção mais profunda do assunto. Se quiser agendar um horário para conversar, estou à disposição. Bjs, Edilene
Olá…boa noite.Eu me separei há 4 meses.Minha ex mulher deixa eu ver minha filha sim,mas só na casa da mãe dela que é onde a minha filha está atualmente.Ela ainda mama.Mas ela não deixa passar nem 2 horas na minha casa.Acredito que por birra.Ela alega que a criança é pequena e amamenta.Como posso resolver isso? Tem alguma lei que me ampare nesse sentido?
Olá Kathson, tudo bem? A única forma de resolver a situação é através da formalização do processo. Para isso, você precisa contratar um advogado e, juntamente ou não, com sua ex-esposa, definirem as condições e homologarem junto a um juiz. Caso haja divergência no entendimento de vocês, o juiz vai determinar o meio termo comum a todos.
boa tarde;
tenho uma dúvida, estou grávida de seis meses, não tenho mais nenhuma relação com o pai da criança. na verdade ja estou em um outro relacionamento. tenho planos de ir embora para outro país quando minha filha completar 2 anos, o pai dela não sabe disso, pois ele faz questão de ser presente na vida dela, mas não posso parar minha vida por conta disso. Minha duvida, é se de alguma forma ele poderá interferir na minha mudança para outro país por conta da bb. Quero deixa bem claro que não irei proibi-lo de ve-la, se ele quiser/puder viajar para onde eu estiver ele terá todo direito de ve-la e tbm, manterei contato pelas redes sociais(apesar de saber que não é a mesma coisa)
Juliany, o melhor que você pode fazer é procurar um advogado e regulamentar o processo de visitas, antes de pensar na mudança de país. Eu atendo na cidade de Barueri, se você estiver em São Paulo.
Olá. Estou separada há algumas semanas. Meu marido simplesmente falou que ia embora, e não sentamos em momento algum para conversar sobre como iria ocorrer a visitação dos nossos filhos. Não estamos nos falando, porém, através de meu próprio filho de 12 anos, pediu que ficasse determinado final de semana com ele. Eu permiti, pois tenho me esforçado para que minhas mágoas não interfiram na relação dos dois; entretanto, ele pediu que EU levasse meu filho até a casa onde mora agora. Eu não podia, não queria e me recusei, causando alguns transtornos. Minha dúvida é: eu tenho a obrigação de levar meu filho até o pai? Não é distante, são uns 15 minutos de carro, mas para mim seria muito doloroso ainda. Desde já obrigada.
Mônica, você precisa procurar um advogado para regulamentar o processo de visitas e também para regularizar a pensão, se assim for necessário. Eu atendo na cidade de Barueri, se você estiver em São Paulo.
Bom dia será q vc pode ma dá uma orientação pq meus filhos mora em outro estado a mãe deles falou q iria trazer eles pra mim a cada seis meses ela não compriu o q falou ela falou pra mim procura meus direitos eu pago minha pensão em dia em folha de pagamento eu não quero só paga minha pensão quero ver meus filhos não agüento mais de saudades deles .
Marcelo, você precisa procurar um advogado para regularizar o processo de visitas.
Pegando um gancho aqui no seu comentário; minha filha vinha ficar comigo a cada quinze dias, agora simplesmente diz que não quer vir, o que eu faço?
Existe alguma lei que obrigue ela a vir ficar com o pai, a cada quinze dias, como já tinha sido especificado?
Ou a lei só proteja uma das partes, e no caso eu, como pai, a lei não vai me amparar?
Ola tudo bem gostaria de tirar uma dúvida, sou divorciada a 2 anos tenho dois filhos uma menina de 7 e um menino de 5 e a pouco fizemos o acordo de pensão e visitas na sentença esta estipulado 15 dias das férias com ele é 15 comigo , porém devido a manifestações dos professores e greves que teve esse ano letivo meu filho so tera 10 dias de ferias … a pergunta é Ele so vai ter 10 dias de ferias então vai ter que passar esses dias com ele o pai ?? Ou são 5 comigo e 5 com ele ?
Outra pergunta quando as crianças estão o fim de semana com pai. Eu ligo pra falar com meus filhos e ele não deixa eu falar com eles saber se eles estão bem. Ele pode fazer isso ??? Me proibir de falar com meus filhos ?
Rhaiza, se tem 10 dias de férias, é metade com cada um. Quanto às ligações, é algo que deve ser conversado e entendido. Você deixa que ele fale com as crianças fora das visitas? Já pensou em comprar um celular para as crianças e usar para isto, mas como moderação, 1 vez ao dia só para ter certeza que estão bem? Relações com crianças precisa ter bom senso e acordo. Boa sorte.
Olá, O pai da minha filha de 5 anos ganhou na justiça o direito de passar férias com minha filha, assim que a juíza autorizou, no dia seguinte ele veio pegar minha filha para visita e falou que só ia devolver depois das férias que a juíza autorizou, gostaria de saber se tem regulamentação para isso, ele tem que avisar com determinados dias de antecedência?
Oi a guarda do meu filho é compartilhada mas a residencia fixa é comigo que sou o pai, a mãe ficou com o direito de visita finais de semana alternados. Mas ela fica me incomodando a (mae) que q eu leve ele todo final de semana. Oque devo fazer foi o juiz que decidiu as visitas.
Bom dia.
Até quantos anos o pai tem que pegar o filho em minha casa?
Meu filho tem 15 anos, e o pai quer que ele vá de ônibus até a casa dele… Por lei até que idade o pai pega o filho para a visitação?
Boa noite!
Edilene espero q vc possa tirar uma dúvida minha.
Eu e o pai da minha filha temos um acordo judicial onde falam q ele tem pegar nossa filha nas sextas e trazer no domingo a cada 15 dias. Fala TBM q cada genitor terá o direito de passar a metade das férias escolares do jeitinho q vc explicou aí em seu poster.
Minha dúvida é o seguinte: mesmo nossa filha tendo 3 anos e está ainda na creche há essa divisão de férias ou tenho q esperar ela ir p escola com 7 anos?
A princípio ele diz q é só quando ela tiver na escola e não creche e tbm por conta própria já tem uns 6 meses q ele passou a pegar ela somente aos sábados ao invés de sexta.
Desde já agradeço
Bom dia!! Sou mãe nova e não conheço muito bem essas “regras” que de visitas, mas minha pergunta é:
Eu posso estabelecer os dias de visitas dele? Ex.: Pegar na sexta e trazer ela no domingo?
Obrigada!!
Eu tô morando em primavera Mato Grosso e o pai do meu filho mora no rio de janeiro de quantos e quantos tempo eu tenho que leva a criança para o pai ver
Ei boa tarde, me tira uma dúvida eu me separei no pepel semana passada mais já tem 1 ano e 4 meses q estou separada . Semana passada teve uma audiência da guarda do meu filho que tem 2 anos e ficou tudo certo porém o pai dele não quer pegar nos feriados. Oque eu tenho que fazer pra resolver essa questão tenho que entrar na justiça de novo ?
Oi, a mãe do meu bebe, 8 meses, é muito agressiva e se nada for do jeito dela então não tem conversa.
Eu não quero perder a aproximação que tive durante esses 8meses em q passei junto com ele, posso fazer visitas durante a semana, umas 2x, ou apenas aos fins de semana?
Meu marido tem filho com a ex mulher dele já faz um ano e pouco q ele visitar o filho dele cada 15 dias mais alem dessa visitar a ex mulher dele não deixa ele pega o filho :Dia dos pais e dia das mães: fica com o homenageado;
Aniversário dos pais: fica com o aniversariante;
Aniversário da criança: alterna e cada ano passa com um dos pais;
Natal e ano novo: há um revezamento onde um passa o Natal e outro, o ano novo. No ano seguinte alterna e quem passou o Natal passará o ano novo e quem passou o ano novo, passará o Natal;
Férias escolares: metade das férias com cada um, dividindo, em geral, julho e janeiro, alternando entre as quinzenas (quem ficou a primeira quinzena, no próximo ano, fica a segunda e vice-versa) oq ele deve fazer ele pegar 40% de pensão todo mês certinho mais não pode ver alem dos final de semana acada 15 dia
Minha filha tem 2 anos, quando ela tinha uns 9 meses resolvi ficar junto com o pai dela. Ele nunca deu pensão, estando comigo arcava com o leite, farmácia, de vez em quando comprava roupas, mas desde quando minha filha nasceu, dei conta de tudo. Agora nos separamos, depois de 1 ano juntos, até agora não perguntou se estou precisando pagar farmácia, se minha menina precisa de algo. Só que também, ele estipulou ficar uma semana com minha filha e outra semana eu, a menina até hoje chora, não gosta de ficar com ele. Ele ameaça bater nela desde quando estávamos juntos, prefere que a menina tenha medo dele. Estou com medo, porque ela é tranquila com todo mundo e com ele e os pais dele, ela não gosta de ficar. Estou sofrendo muito com isso, além dele me difamar na cidade onde moramos, que é do tamanho de um ovo. Coloquei na justiça pedindo pensão alimentícia, vou ficar desempregada mes que vem, e mesmo assim recebo 300 reais por mes pra cuidar das despesas de casa. E só vai ser resolvido segundo a advogada, ano que vem.
Boa tarde!
Tenho uma dúvida. Sou separado judicialmente, me separei quando meu filho era ainda bebê. Sou funcionário público da união e a mãe dele é funcionária pública do estado e trabalha no Tribunal de Justiça. O nosso salário quase se equipara. A mãe dele tem auxílio bolsa de estudo para meu filho, cujo valor ela nunca me informou. Vem pagando pensão alimentícia, com desconto no meu salário de 20% mais 0,5 do salário mínimo de uma empregada doméstica, motivado na época quando meu filho era bebê, por decisão judicial. Hoje o Pedro, meu filho, fará 17 anos em novembro deste ano. Gostaria de saber se posso suspender o pagamento do meio salário referente a uma empregada doméstica, uma vez que o meu filho já é adolescente, ou terei que pedir judicialmente revisão de pensão alimentícia? Mantendo o pagamento de 20% sobre o meu salário.
Última pergunta. Até que idade existe a obrigação de manter a visitação do filho, já que ele é adolescente.
Grato
Bom dia
Todo vez que meu filho vai para a casa do pai eu mando leite Mucilon e fralda.
Gostaria de saber se é minha obrigação de mandar até leite pra ele quando ele estiver na casa do pai
Bom dia Dra! Sou genitor não-guardião, tenho as visitas estipuladas pelo juiz e as cumpro, ocorre que a mãe guardiã está exigindo que eu informe meu endereço. Sou obrigado a informar meu endereço a ela? Obrigada
Bom dia Dra, sou advogado em início de carreira, e aqui na sua página tirei todas as minhas dúvidas quanto a uma ação que estou fazendo sobre oferta de alimentos do pai com regulamentação de visitas.
Parabéns e Obrigado.
Bom dia , meu nome é Claudio tenho três filhos sendo um de maior com 19 anos e outros de menor , um com 7 anos e a mais nova com 3 anos.
Ontem tive uma audiência com a juíza sobre alimentos , mais na qual também ficou definido as visitas.
Sobre as férias tirando os outros dias , tá tudo certo até pq já estava acontecendo naturalmente. Só que as férias metade com a mãe a outra na minha casa e inviável, pós não tenho ninguém que possa me dar um suporte, moro sozinho com meu maior que trabalha e não tenho nenhum familiar. Já na próxima segunda já tenho esse compromisso judicial.
Oq pode acontecer se comunicar a mãe que não vou pagar??
Nossa comunicação e muito complicada e tenho certeza que ela fará alguma coisa que tiver ao alcance dela pra me prejudica.
Dês de já lhe agradeço , e gostaria da sua ajuda
Olá, tudo bem? Gostaria de tirar uma duvida, uma amiga tem um filho de três anos, ela e o pai da criança tem a guarda compartilhada a partir desse ano (2019), o menino ainda não esta na escolinha, vai entrar apenas em fevereiro, porém o pai quer pegar o menino por 15 dias agora em janeiro, mas como a criança ainda não esta na escola, esse pai teria direito de pegar o menino para passar as “férias escolares” com ele? Aguardo. Obrigada!
Bom dia , queria saber meu filho mora com a mãe e o namorado dela , ele tem apenas 4 meses e não está mamentando mais , quero saber quais horas de visita eu tenho ? Se eu já posso pega lo , mais ela falou que posso pegar ele só quando ele começar andar e falar , e quero saber quantos dia por semana posso vê lo ou horas .. sempre ajudo no que posso. , Vejo ele toda semana uma vez , e tudo mais
Eu estou desesperada vai fazer três anos quê mim separei do pai do meu filho no entanto a guarda e minha e desde a separação quê o pai matrícula a criança perto da casa dele eu converso cm ele ki n e assim mas ele n entendi a guarda e minha mas parece que e dele todos os fins de semana ele quer ficar e em todas as datas especiais e comemorativas,todo começo de ano e triste pra mim pq ele faz de tudo pra tirar meu equilíbrio essa semana ele n teve o quê fazer pediu pra esposa dele ficar mim mandando torpedo dizendo que a Criança tem quê ficar com eles, faço de um tudo pra ter meu filho mas as vezes mim acho acuada,e mas se ele pelo menos pegasse e levasse a criança para casa mas n eu ki tenho que pagar condução pra levá-lo na escola e pegá-lo na casa dele e um constrangimento para mim e ainda tem mas ele está de férias escolar e quando ele pega a criança exige quê eu vá buscar pq ele não pode ficar gastando a gasolina do carro dele e tanta coisa que eu tenho que suportar…
Oi edilene meu nome é gisele tenho uma dúvida…meu filho tem 3 anos estou separada há 2 meses porém o pai do meu filho já está morando com outra ….nesses 2 meses ele não me deu nem 1real e hj me trouxe 150reais e disso q qer levar o nosso filho na casa dele e dela mas não aceito pq são 2 irresponsáveis ele bebe e ela leva os filhos no bar..nao qero tirar o direito dele de pai ele pode vir ver o filho dele na casa da minha mãe .. o q a lei diz nesses casos
Olá boa tarde! Estou com um problema do dia do pai pegar o filho, ele não está cumprindo combo acordo o que eu devo fazer? E no acordo não está estimulando as férias com quem a criança deve ficar, e nem as férias dele de serviço, gostaria de saber nesse caso o que eu posso estar fazendo, além de que ele paga pensão alimentícia estimulado no salário mínimo e ele ganha bem mais que isso como devo proceder?
Boa tarde, me tire uma dúvida por favor! Eu necessito de uma advogado para estabelecer as visitas e a guarda da minha filha, ou na audiência de determinação da pensão o Juiz irá fazer constar na decisão dele? Obrigado.
Boa noite
Meu nome é Ivaldo tenho um bebê de 2anos sou apaixonado por ela amo demais minha ex misturou nossa relação com a da nossa bebê agora não consigo falar ver só quando ela quer sofro muito gostaria de saber se enquanto não se resolve o divórcio e a visitação poderia passar final semana com minha filha…a mãe aos poucos está tentando me separar dela pois a mesma odeia minha família e sua situação financeira é bem superior a minha já pensei até em desistir tamanha é a dificuldade posto por ela me ajude por favor sempre fui pai amoroso minha filhinha sempre foi apegada a mim sofro muito com isso
Olá Boa noite então gostaria de sabe se o pai da minha filha tem vantagem em conseguir a Guarda compartilhada dela ?
Sendo que ele trabalha 24hrs e so fika em casa os “domingos” e ele mora com a mãe dele que não enxerga direto e não tem condições de cuida da minha filha nesses 15 dias de guarda compartilhada, minha filha tem 1 ano e 5 meses amamemto ela ainda , e ele disse que vai entra com a Guarda compartilhada pq não deixo ele pega ela pra visitação, mais nunca proibi ele de vim ver ela pelo ao contrário se ele quiser pode vim todos os dias
Mais os horários que ele vem São a noite 19:00 quase 20:00 ja pq ele é autônomo e fecha o estabelecimento 17:00 da tarde
Ele tem possibilidade de conseguir a Guarda compartilhada , ou a visitação?
Boa noite!! Gostaria de saber como funciona as férias escolares… Tenho uma filha de 11 anos que até ano passado ficava de 15 em 15 dias nos finais de semana com o pai.
Esse ano nos mudamos para outro estado e não sei como será! Seria metade com cada um? Sei que o melhor é tentar resolver entre nós, mas muitas vezes é bem difícil!! Então queria saber se tenho direito de ficar uma parte tb, viajar com ela.
Boa tarde, tenho duas filhas uma de 10 anos outra de 7 meu ex não quer pegar elas nas férias de julho, diz que trabalha como fazer nessa situação? Desde já muito obrigada
Bom dia tenho uma filha de 2 anos e estou separado e quero a guarda compartilhada é possível eu conseguir ?
Olá, tenho 2 filhos menores, que tenho a guarda unilateral, o pai não está me ajudando na criação, educacional e espiritual, apenas paga a pensão, chega a ficar 1 mês sem pegar os filhos, agora chegou a época de férias e o mesmo disse que não irár pega lo, já que não existe LEI PARA EXIGIR ISSO DELE, EXISTE A POSSIBILIDADE DE EU ENTRAR COM UM PROCESSO CONTRA ELE E A ESPOSA DELE QUE APÓIA E NÃO ACEITA OS FILHOS NA CASA DELA E NEM PARTICIPA DO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS?
Posso alegar ABANDONO MORAL?
Eu tenho uma duvida. Eu tenho um filho de 4 meses e sou separada do pai dele, logo que engravidei entrei com o pedido de pensão para que o pai do bebê me ajudasse a comprar as coisas do bebê, pois não tenho condição de comprar tudo sozinha e ele não me ajudava, no processo foi estilado as visitas também, nas sextas ele viria até minha casa e nos fins de semana eu intercalaria os dias para eu e o bebê irmos ate a casa dele (estávamos juntos na época), porém terminamos e a família dele começou a tratar eu e minha mãe muito mal, nos xingava e tudo mais, e depois dessa data não me sinto mais a vontade para ir ate a casa dele, e ele também não vem ate a minha casa nas sextas ver o filho alegando ter outros compromissos.
Eu queria saber se eu devo deixar meu filho ir até a casa dele sem mim.
obs: Meu filho não mama mais no peito, porém o pai dele não cuida dele devidamente, então ele é 100% dependente de mim.
obs2: na casa dele tem duas pessoas diagnosticadas com problemas psicológicos e um deles é ex usuário de drogas e tem histórico de agressão
obs3: o processo ainda não foi homologado
Oi. Tenho uma dúvida, gostaria muito de saber como fica quando o pai mora em outro estado, como ficaria esse direito de visita? Muito obrigada. Beijos
Olá sou o Pai da criança minha ex mulher saiu de São Paulo para morar comigo no Rio Grande do Sul em Caxias do Sul onde tenho emprego fixo com estabilidade, na cidade dela ela não disponha de emprego com estabilidade e nem os familiares, então morando comigo em Caxias do Sul/RS a mais de um ano, venho a nascer nosso filho registrado aqui e nunca saiu daqui hoje tem 9 meses, ela mora comigo mas não estamos mais juntos, agora ela demostrou interesse em levar nosso filho para morar com os parentes dela em São Paulo, nenhum de nós nunca entrou na justiça por guarda ainda então minha dúvida é se ela pode levá-lo a qualquer momento com ou sem a guarda, criando assim uma impossibilitado de estar com ele devido tamanha distância. Muito obrigado pela atenção.
Olá, Eu tenho uma filha de 7 anos que visita o pai em finais de semanas alternados, porém já faz algum tempo que ele vem reclamando das roupas que eu mando que não são do agrado dele.
Eu sou obrigada a mandar as roupas? Ou posso pedir para ele montar um guarda roupa que o agrade na casa dele?
Boa noite,
Me separei tem um mês tenho uma filha de 8anos, e meu ex marido anda dizendo que não vou ficar com ela. Pelo o motivo de estarmos morando na casa de meus pais. Sou contrata da Prefeitura meu contrato encerra dia 18/12/20. Mas devo renovar em janeiro devo sair da casa dos meus pais casa confortavel e alugar um casa pra mim e para ela?
Me esclareça por favor
Bom dia. Tenho uma filha q tem 15 anos e a guarda está com a mãe. No juiz quando ela tinha dois anos ficou estipulado a visita a cada quinze dias. Com o tempo acordamos de visitas todos os finais de semana. Mas agora que ela completou quinze anos não quer mais me visitar, tem um namorado, e ela só quer vir a cada quinze dias no sábado e quando ela quiser me disse, sempre ela inventa desculpa quando convido para sairmos, pra mim ter convivência com ela como sempre tive. E mãe dela apoia ela. Ainda não procurei a justiça. O que fazer neste caso? Obrigado
Responder
Gostaria de saber , se a genitora q tem que levar o filho p casa do pai , ou se e dever do pai buscar ?
Vou me separar meu bebê tem 2anos e vou me mudar para o Paraná, como faço?
Bom dia tudo bem?.
Uma dúvida, no caso de período de férias, a pensão deve ser depositada normalmente, porém, os gastos do menor neste período de férias fica de total responsabilidade do Pai, ou seja, o Pai terá duas “despesas”?. Ou pelo fato de ter pago a pensão no período de férias a mãe teria que depositar na conta do pai os gastos que a criança teve neste período?.
Obrigado.
Olá, o pai da minha filha vem pegar ela uma vez por semana pra visitar, no caso ela voltaria no mesmo dia, passando algumas horas, só que ele leva ela pra casa dele e ela dorme lá e só volta na hora do almoço do dia seguinte atrapalhando toda rotina dela, como devo proceder se o pai não entende o acordo?
Eu sou um pai super compreensível sobre tudo, mas eu não aceito que tentem virar meus filhos contra mim. Graças ao apk https://brunoespiao.com.br/espiao-configurado-remotamente eu consegui ver que a mina ex mulher junto com o novo marido estavam tentando fazer a cabeça da minha filha, ainda bem que eu consegui reverter a situação.
ola tenho uma duvida ,
tenho uma filha de 8 meses a mãe foi embora e levou ela pra mais de 600 km de distância, os custos de viagem sao caros e hotel etc , como devo proceder ? tenho saudades da minha nenem …. nao sei o que faço…. ela fica reclamando da nenem toda hora isso me cortao coração, gostaria de salva la , nao sei o que acontece lá , se tem maltratos violencia …. to preocupado com minha bb… me ajude porfavor
E quando tem feriado na semana a criança presa com a mãe ou com o pai sendo que ele já pegou no outro final de semana ?
O pai das minhas filhas não tem convivência com elas , e a um mês começou a pegar-las . Eu fico preocupada com o psicólogo delas a minha menor chora pra não ir pelo ocorrido de o pai ter entrado na minha casa e tirado ele a força sem ser o dia de visita , e a minha mas velha de 7 tem chorado muito a noite se queixando de medo pois passa o dia todo fechada num quarto tendo que pedir pra ir ao banheiro ou ate beber água , e que o pai a pega e vai dormir e com episódio dele colocar filmes de terror e ela assistir porque não podia sair do quarto , ela se recusa a ir como fazer com que o pai tome mas cuidado fora quando ela também chega em casa com fome 😔
Bom dia.meu filho tem 2 meses e quantas vezes o pai pode visitar.ele não paga pensão nem ajuda mais o nene.desde a barriga.
Bom dia.meu filho tem 2 meses e quantas vezes o pai pode visitar.ele não paga pensão nem ajuda mais o nene.desde a barriga.ele fuma bebê.e usa drogas tbm atualmente e tenho medo disso.como faço.?
Bom dia ! O pai do meu filho esta querendo ver o filho quando quer , ele nao me da hora e nem dia certo , quer aparwcer a minha casa quando tem vontade . Ja falei que tem que ter horario e dia certo ele me falou que estou proibindo ele de ver o filho e nao é isso , ele tem q entender que nem tudo é do jeito que ele quer. O que posso fazer ?
Minha filha de 12 anos não quer mais ver o pai. Na verdade eles nunca estreitaram relação sempre foi aquela coisa de fim de semana. Alias de domingo pq ele nunca teve muito tempo pra ficar com ela, hora dizia estar trabalhando hora estudando. Logo ela não dormia na casa dele, nunca viajaram pra não dizer foram a praia 1 vez quando ela tinha 6 anos e nunca mais. Umas 3 vezes no ano leva ela no shopping. Ela acha que a avó dela não gosta dela, ela acha que ele não gosta dela.
Mas ela me chamou e disse mãe chega não quero mais não vou não adianta.
No que isso implica pra mim ?
O que eu devo fazer? Não sei mais o que fazer? Meu receio ela estar achando que eu estou forçando ela amar e querer quem ela não quer. E ainda mais agora que está entrando na adolescência achar que não pode confiar em mim ja que obrigo ela a ir a um lugar com pessoas que ela não quer. Ela não quer nem que eu conte a ele que ela menstruou.
Não é que eu não tenho comando sobre ela. Mas sempre respeitei quando ela não quer estar em um lugar seja onde for. Assim como respeito do meu filho do meu atual casamento.
Ao mesmo tempo tenho medo dele fazer algo contra mim como mãe.
Enfim …
Estou separada a 3 meses,tenho uma filha de 9 anos e o Pai mora em outra cidade.Ele me evita no watts e pessoalmente, mantendo apenas contado com nossa filha por telefone. Não acho justo ele fazer os planos com nossa filha e não me consultar em nada, por exemplo, levar ela para casa dele nas férias e apenas dizer para ela “vê com sua mãe “.Posso proibir ela de ir,já que ele trabalha e dependeria de outra pessoa pra cuidar dela?É possível resolver guarda e pensão sem o divórcio?
Boa noite, me separei do pai da minha filha e ele quer ir pra justiça pegar a guarda compartilhada será que ele consegue? Minha bebê só tem 4 meses e mama no peito.
Quantas horas de visita que ele pode fazer pra ela?
No caso quando a criança não quer ir com o pai, o UE devo fazer?
Minha filha tem 8anos o pai dela quer ficar com ela todos os finais de semana aos sábados mas agora ainda quer que ela durma com ele na casa da mãe dele só que nos dias dele ficar com ela ele pega ela leva pra lá e sai o dia todo e não fica com ela .ela fica sem almoçar até às 3ou 4da tarde e sempre me manda áudio no ZAP de q está com fome.comecei a mandar lanchinho pra ela .
O q posso fazer
Não temos nada determinado pelo juiz apenas acordo q havíamos feito entre nós mas q ele já não está cumprindo a parte dela do acordo a muito tempo
Boa tarde, meu cônjuge enfrenta uma dificuldade com a mãe de um dos filhos… é um problema muito desagradável pq sempre gera briga quando o é o fim de semana dele com a criança. Ambos trabalham na mesma empresa onde vinhamos buscando a criança sexta a noite na saída do trabalho e domingo final de tarde eu levava ou a mãe vinha buscar, mas isso só durou por dois finais de semana… A mãe em questão não leva mais dia de sexta em um local viável para ambos (que já ganharíamos mais uma noite) e toda vez depois de falar um monte de baboseira… quer que ele o Pai, vá buscar na residência (pq sabe que é longe) e faça sol ou chuva só recebe a criança de volta segunda no horário que bem entender… Temos duas meninas menores em casa e não podemos deixar só, meu esposo só tem o sábado de folga e segunda como toda familia é o início da semana.
acredito que ambas as partes têm deveres e obrigações com a criança, mas quando uma das partes(sendo mãe ou pai) quer sempre ser a beneficiada, acredito que é errado e não é justo, estou certa?
já conversamos com ela pra buscar voltar a buscar sexta a noite e levar domingo a tarde, mas o jogo de “moeda de troca com o próprio filho continua”… muito desgastante.
Ele vive para os filhos quase não tem vida sei que maioria dos casos não são assim, mas essa é e isso esta atrapalhando o relacionamento. O que podemos fazer??
Obrigadaa!!
Boa noite
Tenho dois filhos, de 15 e 16 anos.
O pai os visita regularmente, quase todos os dias, porém eles não querem dormir e nem viajar nas férias com ele.
O pai reclama continuamente.
Como posso lidar com essa situação?
Um de meus filhos é autista e tudo isso o desgasta bastante.
Meus filhos se dizem cansados das visitas diárias e gostariam que isso acabasse.
O pai diz que vai a justiça, porque se sente prejudicado.
As leis brasileiras lidam como com esse tipo de situação?
Obrigada desde já
Tive um filho a 3 anos e o pai nunca quis saber, nem registrou agora veio pedir para registrar e pegar a criança que nem conhece o que posso fazer?
Sobre a guarda definitiva… ainda tenho muitas dúvidas… Como deve agir… o meu ex quem abriu processo mas no entanto eu quem ganhei esse processo, a juíza me deu a guarda definitiva da minha filha…
Olá, tenho uma dúvida.
Tenho um filho de um ano e uma filha de três. Recentemente a mãe se mudou com as crianças para outra cidade (cerca de 150km de distância), sendo assim, não terá como eu pegá-los em finais de semanas alternados, devido aos gastos que eu tenho até lá.
Acontece que a mãe me ameaçou dizendo abrir um b.o de descumprimento e levar o assunto ao juiz, caso eu não os pegassem no meu fim de semana. Como eu faço nessa ocasião?
Oi tenho um bb de 11 meses liberei visitas do pai em minha casa aos sabados agr o msm qr passar o sabado com o filho na casa dele nao liberei ele disse q ia atras dos direitos dele.. a partir de qntos anos a crianca pode sair com o pai sozinho?
tenho um pouco de dúvida eu e o pai das minhas filhas nao nos falamos pois tenho uma medida protetiva.
E fora que ele nao sabe converesa
Edilene….antes do.juiz bater o martelo, a mãe pode estipular quando se pode visitar? E não se pode sair com o filho sem a companhia dela?
Oie…
Estou vivendo um relacionamento abusivo.. quero me separar ( união estável ) porém minha filha tbm 2 anos, é muito apegada a mim… Não quero que o pai a pega para passar noites fora… Oq devo fazer?
Gostaria de algumas orientações qto aos meus direitos de visita, tenho uma filha de 8 anos e estou separado há 1 ano.
Oii tenho uma filha com 17 anos o pai esta com a guarda pois a 7 anos atras eu nao tinha condiçoes de. Cuida .mas moro na mesma cidade ele nao deixa ela vim anoite e nao deixa ela dormi comigo . so durante o dia ela vem na minha casa ..o que devo faser .ela pede mas ele nao deixa …e ela sente vontade de dormi na minha casa pois aqui tem irmaosinho dela que e autista e meu marido sou uma boa mae ..o que faser
Oi Edilene, estou pensando em me separar. Não sou casada no papel mas estou junto a ele a 3 anos, 1 ano morando juntos. Mas é um relacionamento muito abusivo. Estou grávida de 3 meses e quase perdi o bebê de tanto que ele grita e me ameaça.
Ele e sua família são de uma cidade a 6h de distância de onde moro. E ele disse que se a gente separar ele não vaie dar paz, vai entrar na justiça para requerer guarda compartilhada e visitar o bebê quando nascer, e quando tiver com 1 ano vai levar inclusive para a cidade dele. Estou desesperada com essa possibilidade. Poderia me ajudar a esclarecer os direitos que ele realmente teria??? Entro em Pânico só de pensar que essa criança pode ser usada por ele pra me afetar, ou que ele poderia ter o direito de levar assim para tão longe de mim, medo de acidente, e pânico de alguém abusar do meu filho(a), estou desesperada!!!!!
Bom dia. Sou a mãe e o pai ficou com a moradia das crianças, agora já jovens. Estamos a 4 anos divorciados e venho pegando as crianças todos os finais de semana, a seis meses pedi 1 final de semana por mês e mesmo assim o pai arruma desculpa e não deixa. Meus filhos tem 17 e 12 anos. Não temos nada regulamentado. Ele não quer passar nenhum feriado com as crianças. Como faço para organizar a situação é não ter que ficar pedindo a ele.
Edilene , o que posso fazer quando o pai não devolve os pertences da criança depois de um dia de visitas. Ele segura até os brinquedos favoritos da criança ou a chupeta que ela mais gosta. Por mais que eu peça ele não traz e a avó me ofende por isso. Como resolvo isso? Por favor me ajude.
boa tarde, moro com um homem que tem tres filhas, sendo duas de menores.
combimamos com ela de pegar as meninas para pasear no parque.
A mae nao deixou as crianças irem,sendo a idade de 10anos e 4 anos.
o pai(DA PENSAO,DA ROUPAS, ETC) VAI VE LAS DE 15 EM 15 DIAS.
NUNCA PEGOU POR MORAR SOZINHO E TRABALHAR NO COMERCIO,AGORA COMIGO, ESTOUAJUDANDO NESTA PARTE.
O PAI TEM DIREITO A PEGAR?
A MAE PODE IMPEDIR?
Por favor me ajuda.
O genitor da minha filha abriu mão da minha filha há 3 anos atrás.
Ele estava recluso e nós ameaçava muito, até que dei um basta e ele disse que a partir dali a menina não era mais filha dele e assim ele manteve o que falou.
Agora há um mês atrás ele foi solto, estou com processo de pensão parado e já faz mais de 1 ano que ocorre pois o pai não compareceu na web.
O pai dele me ligou querendo pagar 150,00 de pensão sendo que foi pre estabelecido 209,00 reais e querem assim que pagar a pensão ver a menina.
Tenho medo pois ele nos ameaçou, é um cara muito vingativo e até então não dá pensão a ela.
Meu medo é: ele pagando a pensão, eu tenho que deixar ele levar pra casa dele de 15 em 15 dias como pediu? Mesmo abandonando e voltando do nada querendo pagar? Tô desesperada!!! Minha filha não reconhece o pai nem os avós que tambem cortaram laços há 3 anos ou mais! Agora querem vê-la mas não confio e até agora estou sem resposta sobre uma nova data para a audiência de pensão ou se foi cancelada ! Me ajuda.
Olá, meu esposo tem uma filha de 5 anos de outro relacionamento, há 3 anos ele vem pagando a pensão e buscando a filha em locais combinado, como é um pouco longe, sempre marcaram em estação de metrô na metade do caminho para ambos, mas agora ela disse q ele só poderá ver a filha se ele buscar e devolve-la na casa da mãe, que é bem longe. Ela pode exigir isso, mesmo não sendo algo bom ou concordado pelo pai?
Olá tenho uma dúvida eu nunca procurei um advogado pra pedir a guarda mas somos separados e.meu filho fica com ele final de semana sim e não ,meu filho tem 2 anos vai fazer 3 em janeiro ele é muito inteligente,e meu filho não quer ir com o pai e se for vai chorando eu não sei o que fazer meu coração fica tão apertado
Olá . Por favor, estou com uma dúvida , quando a justiça determina que o filho passará o dia com o genitor , a qual horário se refere ? Por exemplo no caso do aniversário do filho e não tem pernoite .
Olá, bom dia .
Meu filho tem 5 anos de idade , por eu não leva lo para o pai nas férias de meio de ano , meu filho fica 30 dias na casa do pai em janeiro .
Posso perder a guarda de meu filho ?
O que devo fazer para que não ocorra ?
Olá. Tenho uma filha de 5 anos e nas visitas a mãe liga o tempo todo com a desculpa Zé tem q ver como a filha é esta e se está bem. Nas ligações ligações fica perguntando onde está, se comeu e etc e não pra conversar com a criança. Quando eu ligo eu converso sobre os desenhos sobre como está escola e etc. Não pergunto onde está. A mãe insiste nisso. E até manda mensagem perguntando onde estou com ela, onde levei ela. Só que estou em visita acho q eu ela pode ficar ligando o tempo todo e que não tenho que ficar passando meu passo a passo pra ela
Nas férias de janeiro vou ficar 15 dias com ela e ela já perguntou onde fomos. Se eu quiser fazer uma viagem com minha família de alguns dias eu tenho q dizer pra ela onde vamos, quando iremos e quando voltamos ?
Sendo que não faço isso com ela. Natal inclusive não consegui falar com ela e não perguntei onde levou a criança.
Fora que ela fala q sou vou pegar a criança na minha folga. Se eu tiver q sair pra trabalhar ela não deixa eu pegar a criança e deixar em casa com meu outro filho e esposa. Foi uma briga pra eu conseguir passar os 15 dias das férias.
Fim de semana q vou pegar ela pergunta se eu vou trabalhar algum dia. Se eu disser q sim, ela não quer deixar eu pegar.
Boa noite, minha está com catorze anos, e sempre vinha ficar comigo um dia a cada quinze dias, agora não quer vir mais, e não dá motivo do porquê, simplesmente diz que não quer vir
A quem eu posso recorrer, para ela vir ficar comigo a cada quinze dias, como determina a lei?
Obs: nunca faltei com o respeito com minha filha, sempre tratei ela da melhor forma possível, e agora simplesmente ela diz: não quero ir.
Olá, tenho uma duvida, o pai do meu filho tem todo direito de ver e ficar com o filho, mas ele quer vir visitar sempre as 21hs ou 22hs e não respeita os horários de descanso, pois trabalho cedo e meu filho vai a creche e quer ir embora 00hs e ou até 01hs da madrugada e ainda discute comigo e não respeita os horários, como poderia resolver isso em juízo?
Olha so eu tenho uma duvida ,meu ex marido e uma pessoa otima em relação ao amor a minha filha sem duvida os dois sao apaixonados um pelo outro ,mas ele usa drogas bebidas alcolicas vive nos bares ,e mesmo quando estavamos juntos ele nao se importava em leva la a essrs tipos de ambiente como bares quando bebe ele perde a nocao das horas ,eu tinha que estar nas ruas procurando os bares que estavam porque ja anoitecia pra ela era festa tava com pai ,mas nunca concordei ,mais pra evitar agressões verbais perto da minha menina eu nao tinha como empedir ele de levar ela .Muitos dos nossos desentendimentos e separacao foi isso
Eu como educadora ,e professora sempre levo em conta o bem estar da criança .
Nesse caso a visita o pai leva a crianca .A criança fica pra dormir ou tem medidas protetoras que sao deliberadas mediante a o periodo com a criança sem bebidas alcolicas drogas e bar .quem me garante que ele nao vai descumprir ,numa dessas a menina fica a merce nesses ambientes a tarados pedofilos depois do ocorrido ,e de traumas a crianças nao adianta .eu prefiro nesses casos crianca ficar apenas umas horas com a criança e ela sempre dormir em casa ,ou ele como somos amigos dormir em nossa casa pra passar um tempo com ele de baixo dos meus cuidados .
Olá Edilene ótimo dia,
Tenho um acordo de um divorcio litigioso, onde o pai dos meus filhos insiste em fazer as coisas só como ele quer. Como se define se o fim de semana é impar ou par, pelo sábado ou domingo?
Pois ele muda a regra conforme as necessidades dele, deixando a mim e as crianças em situações constrangedoras.
Abraço
Adriana Neves
Boa noite,gostaria de tirar uma dúvida,acredito que simples.Engravidei de um ex namorado,na época ele ja estava casado e eu não sabia.Se passou 2 anos e dois meses e falei pra ele da nossa filha,ele teve que contar pra atual dele o que houve, e agora ela está querendo que ele leve ela pra casa deles,mais minha filha não edta acostumada com ele, e tenho mto medo que ela possa fazer algum mal a ela, pois ela eh fruto de uma traição dele….Já esta m ajudando com a pensão e resolvi fazer as coisas em comum acordo, pra não ir pra justiça….a minha dúvida é, eu devo acompanhar ela em qualquer lugar que ele for com ela?…ate as coisas se acertarem ?…não sei se deu pra entender, mais peço que possa m ajudar de alguma forma…ele quer ter contato com a minha filha,porém pelas atitudes dele acho que ela chantageia de alguma forma! Mto obrigado!
Nunca maltratei minha filha, mas ela me rejeita.
Sempre fui uma boa mãe, muitos dizem q eu chego a ser chata qndo se trata da minha filha, faço algumas vontades, não bato, e o pai tbm, sempre fomos muito babões com a nossa filha, mas como casal não dávamos certo. Nós separamos tem 2 meses, ele a pega nas folgas dele, q são 2 dias durante a semana, não necessariamente aos finais de semana, mas sempre a pega nas folgas conforme combinamos. É uma situação bem nova ainda, nossa filha tem 2 anos e 10 meses , ela sempre mamou peito e ainda mama as vezes, mas está em processo de desmame, mas lá ela fica de boa sem peito, ok. Mas o que me estranha é que ela não quer mais ficar comigo, chora pra ficar na casa dos avós, onde o pai mora atualmente, sempre que o pai liga ela pede: papai, quero vc e vovó e vovô e até chora, ela diversas vezes ao dia me pede pra levar na casa da vovó pra ela ver papai, eu digo q ele está no trabalho. Praticamente toda ida dela lá, eles passeiam, seja no parque que tem próximo a casa dele ou vão ao shopping, compram brinquedos, roupas e sapatos, come Kinder ovo toda vez e lá fazem todas as vontades, além de que lá o pai não faz tarefas domésticas e tem tempo integral pra ela. Aqui eu não tenho tanto dinheiro para passeios e presentes, além de que me divido entre, casa, trabalho, tarefas domésticas, comida, roupa pra lavar, estou quase sempre sobrecarregada. Além de aqui em casa eu ter que impor alguns limites, brigo quando ela bate, qndo faz manha, pirraça, se joga no chão. Aqui ela não falta a escola porque eu trabalho e ela odeia escola, então toda vez q levo ela chora e pede pra eu não deixar ela lá, mas preciso para ir trabalhar. Devido tudo isso ela prefere estar com o pai, fica dizendo quero o papai.
Estou desolada, isso me fere a alma e despedaça o coração, amo minha filha mais que tudo, as vezes acho q comigo ela está triste, apesar de eu ficar imensamente feliz de ter ela comigo, ela é minha única filha, é tudo pra mim.
Tenho medo do pai usar essa situação pra tirar ela de mim, pois ele já demonstrou esse interesse.
jamais iria querer abrir mão da minha filha, mas fico pensando no q é melhor pra felicidade dela. Estou em cacos.
Bom dia… Tenho a guarda dos meus filhos e já determinado pelo juiz os finais de semana alternados pega na sexta e entrega aos domingos … Mas o pai agora quer pegar sábado e entregar domingo…
Eu tenho direito em exigir q ele pegue conforme o juiz determinou? Pq as crianças ama ir e ele diz agora q trabalha sábado mas eu tbm trabalho direto. Gostaria de saber se posso exigir dele que cumpra como o juiz determinou no caso pegar sexta e entregar domingo ou não pega
Boa-tarde!
Minha dúvida é: meu ex namorado, começou a pagar pensão pro meu filho, em janeiro, ajudou a comprar medicamentos, só duas vezes, nosso processo na justiça foi adiado, pois estamos sem conciliador, então ele ainda não tem seus dias de visita, posso deixar ele ver o meu bebê de 15 à 15 dias? Terei algum problema se fizer isso?
Preciso muito de ajuda!
Olá boa noite. Tenho uma filha de 5 anos , estou separado há 2 anos. Nos últimos meses estou com dificuldades de visitar minha filha, geralmente as vizinhas são dia de domingo, nos últimos dias de visitas minha filha não quer ficar comigo. Dizendo que não quer sair comigo quer ficar com vovo ou com a mãe dela, mas sempre ouço sussurros influenciando ela não sair. Sempre que quero viajar pra praia ou pra outra cidade ela que ir mas só se a mãe for. Desde criança ela dorme com a mãe , isso foi uns do motivo pela separação, sempre dizia que isso iria prejudicar ela no futuro e também a pediatra fala sempre , mas a mãe dela não toma uma atitude por isso já está prejudicando o desenvolvimento dela na escola e na convivência com minha família. Não consigo ter um diálogo civilizado com ela.minha dúvida: nos duas de visitas minha filha e obrigado a ficar comigo mesmo com a contra vontade? Tem alguma forma de resolver isso ? Talvez procurando o conselho tutelar?
Oiii então o pai do meu filho e a família dele não o procuram faz dois anos. Agora a tia quer ver ele junto com a vó. E exigiram de vir a minha casa. Eu moro na casa dos meus pais, pois depois da separação precisei vir morar com eles , precisei de ajuda já que ele não paga pensão. E meus pais não permitem eu receber as duas na casa deles. Eu sugeri de levar ele em outro lugar pra elas verem, numa pracinha, parquinho…onde elas preferissem, mais não concordaram e me acusam de impedir que visitem o meu filho.
Tenho a guarda da minha filha, eu deixava ela ir com o país qualquer hora, mas ele contratou uma baba, eu não deixei mais ela ir e falei que ele poderia vim visitar, ele disse que vai me colocar na cadeia e vai a trás dos direitos dele..Eu posso escolher a babá e impedir que ele deixe a minha filha com ela? Tem 3 anos minha filha…
Oi sou pai e pego minha filha pra passar final de semana comigo de 15 em 15 mais a mãe está exigindo que eu busque ela e levo toda toda vez isso é certo ???
Ela não poderia trazer e eu levar???
Oi tenho uma dúvida, coloquei o pai do meu filho que hoje tem 3 anos na justiça por alimentos gravídico na épica, agora q saio 2022 está em alimentos provisório, ENFIM não foi marcada audiência, e também não tem visitação deteminda na justiça vou entra com o perdido agora, mais acontece que sei que não posso impedir ele de vista o filho , mais como ele leva o filho no sábado e só trás na segunda a tarde ou no dia que ele quer, com isso meu filho fica faltando a aulas na creche que e publica ficando sujeito a perde a vaga, o pai saber disso mais não ser importar, com isso prejudicar o aprendizado e desenvolvimento do meu filho e também a mim que preciso muito por tem onde deixa sem te que pega pra fazer meus bicos , posso deixa ele fazer as visitas sem leva pra pernoitar na casa dele até sai a regularização da justiça de visitação?
Olá boa noite ,,tenho a decisão do juiz em acordo com a mãe,de que eu pegaria a minha filha em um dia da semana ,e aos sábados ou domingo ..porém ela colocou a criança na creche ,e não me deixa pegar a menina no meio da semana ,,conversando com as tias da creche ,elas disseram que não tem problema nenhum,eu só teria que avisar o dia ,para elas ficarem cientes da falta .. o que eu faço nesse caso ?… Obrigado
Bom dia, tive um relacionamento conturbado onde essa pessoa me humilhou, fiquei muito doente mas permaneci cuidando do meu filho. Tem 9 anos que faço terapia. E ele saiu de casa a 2 anos para ficar com uma mulher novinha que tem uma filha de 11 anos e meu filho tem 7. Meu filho reclama que ela bate nele, que que mãe dela vê tudo e fala que é mentira do meu filho. Reclamei várias vezes com ele, conversei com meu filho que ele não precisa de ir pra lá. Já que sente judiado. Mas o pai compra ele com dinheiro. Eu não tenho a condição que ele tem. Sempre humilhou eu por isso, e hoje usa isso pra comprar meu filho sendo que nem cuida dele quando está lá. Meu filho reclama que o pai faz tudo para essa mulher e filha e menos pra ele.
Ele não vai no banheiro sozinho porque a menina faz medo nele. Tem pesadelos. Se bate a noite.
O pai dele me fez passar por isso anos. Conquista, depois humilhações, desprezo.
Agora gostaria de saber o que fazer, ele tem muito poder e eu não tenho nada. Ele alegou um dia que disse que preferia que fosse tudo passado pela justiça , para ficar tudo certo. E ele me ameacou dizendo que se eu levar ele na justiça que eu iria ver. Devo parar de atender ele e esperar ele entrar na justiça pra vê o filho? devo continuar deixando o filho ir com pai e passar por tudo isso com a atual e a filha da atual ? O que devo fazer.
O Ano Novo é com o pai esse ano, mas eu vou viajar no ano novo e minha filha tem 5 anos e quer ir junto comigo. Mas o pai não quer trocar. Eu posso ficar com ela no ano novo mesmo o pai não querendo trocar?
Estou separado há 2 meses vejo minha filha um dia sim e outro não. Mas acho que a mãe dela está tentando fazer algo para me afastar dela. Ela poderia entrar na justiça e me colocar pra ver a nenê apenas a cada 15 días ? Se a resposta for sim. Eu queria saber se eu tenho na lei como fazer alguma coisa pra mudar isso. Pois não quero deixar de ver minha filha. Faço sacrifício pra ir ver ela um dia sim e outro não. Fica bem corrido mas pela minha filha faço o que seja. Ela tem 2 anos e 3 meses
O pai do meu filho aparece do nada 0eha quando quer na hora quer tem semanas q fica sem ver e outras aparece do nada pra pegar nosso filho para casa dele meu filho sofre com a ausência posso entrar com o pedido de regularização de visita ou semente ele pode fazer isso ??
Boa noite ,entrei com processo judicial de meu filho de 5 anos que sempre morou comigo pois nunca fomos casados , e propus a guarda unilateral com visitação alternada nos finais de semana (sábado a domingo ) , contudo a advogada dele reconviu pedindo visita alternadas , querendo uma semana na casa de cada um alegando que as residências são próximas !
O juiz deu cautelarmente na audiência de conciliação (pois não teve acordo ) a visitação pegando na sexta e devolvendo na segunda na escola , e mais um dia na semana sem pernoite !
Será que é possível ele conseguir esse visitação alternada uma semana na casa de cada um ?
Isso não seria uma camuflagem de guarda alternada ?
E detalhe ele não tem residência fixa , pois mora de segunda a quinta com q mãe e sexta a domingo com a namorada , e meu filho não fica com ele mas visitações , ele fica na casa da vó!
Tenho algum meio de me preveni para o juiz não dar essa visitação alternada?
Me separei recentemente,e temos um filho de 3 anos que é especial (SD). Meu ex marido quis levar ele para passar fim de ano em outro estado,que são dois dias e meio de viajem,e mandou a irmã dele buscar,eu deixei ir pra não arrumar problema com a família,mas fiquei muito triste por que meu filho é muito apegado a mim em tudo,até para tomar banho é só comigo e fiquei mais triste ainda por que acho que é uma viajem muito desgastante pra ele que é pequeno e ainda não fala
Vcs acham que estou errada em pensar assim?
Tenho uma dúvida tenho uma filha de 5 anos! Tem três anos que nao vejo ela e entrei na justiça mais o juiz ordenou que a quarda compartilhada e etc.. a dúvida que estou e que eu queira aproveitar mais com minha filha mais a mãe não que deixa ela foi embora pra outro estado eu tenho direito de fica com minha filha as férias toda?
Bom Dia
minha dúvida é a seguinte a mãe da minha filha, fez uma medida protetiva contra mim, alegando que eu a agredi.
Pelo motivo que a informei q fiz uma denúncia no Conselho Tutelar contra o seu atual marido de agressões verbais contra a nossa filha, em nenhum momento ela acredita na própria filha deixa a nossa filha com o Padrasto, enquanto trabalha.
A nossa filha chora para não voltar para a casa da mãe alegando q tem medo do tal padrasto, não temos regulamentação de guarda, pois ela nunca entrou na justiça, pago a pensão corretamente 30% do meu salário.
O que queria saber se eu não devolver minha filha corro algum risco até a regulamentação de guarda?
Quando minha filha tinha 1 ano de idade o pai dela não a procurou mais e nem pagou pensão, casei novamente e minha filha tem meu marido como pai, agora ele apareceu dizendo que quer ajudar a menina e visitar ela, minha filha não está preparada psicologicamente para o encontro e acho injusto com o meu marido atual que vem cuidando dela durante este tempo que ele desapareceu ter que simplesmente aceitar as visitas dele, sendo que meu ex nunca deu afeto para a menina, o devo fazer como tenho que agir… Socorro!
Olá boa noite gostaria de tira uma dúvida!
Então o pai da minha filha da 200 reais de pensão,sendo q ele trabalha de protético,até aí tudo bem,só que ele só pega a menina quando ele quer,aí eu tava dizendo pra entramos em um acordo pra ele pega ela tbm algum final de semana,pois ele só q pega quando tem alguém pra toma conta,sendo q ele tem q toma conta não ngm,então oque ele quer não quer pega final de semana pra pode sair,só q eu só quero q ele aja certo,tira um finalzinho de semana e pega ela pois ele trabalha de segunda a sexta,a disse q não pode pega pq trabalho e não tem ngm pra toma conta então eu disse pega final de semana ué,aí você me diz ele está certo nisso?
Será q se eu entra na justiça vai ser guarda compartilhada?pois não quero,só quero q seja certo pega tbm dias certo não só quando der vontade nele
Tem que aguentar as consequências se separou porque quis