Receita de bisnaguinha caseira sem leite

Para fazer manualmente ou na máquina de pão

0

Bisnaguinhas são ótimas opções para os lanches das crianças, não é mesmo? Mas, as industrializadas costumam ter alta concentração de açúcar, sódio, farinha branca, aromatizantes, conservantes, entre outros ingredientes nada saudáveis. Então, para FACILITAR A SUA VIDA, trouxe uma receita de bisnaguinha caseira sem leite para fazer manualmente ou na máquina de pão.

_____________________________________________________________________

Não perca a oportunidade de ter 4 cardápios semanais de lanches escolares e 22 receitas saborosas e práticas. Baixe o livro digital ABC da Lancheira Escolar!

manual lanche infantil

_____________________________________________________________________

Tome nota!

Receita de bisnaguinha caseira sem leite

Ingredientes para a receita de bisnaguinha caseira

  • 1 envelope de 10g (ou 1 colher de sopa) de fermento biológico seco;
  • 6 colheres de sopa de açúcar (usei demerara e lembrando que o açúcar neste caso é para “alimentar” as leveduras do fermento, além de dar sabor. Já testei com estévia e açúcar de coco e não tive o mesmo resultado);
  • 1 colher de sobremesa (rasa) de sal;
  • 1kg – aproximado – de farinha de trigo (ou 5 copos de 250ml). Sugiro que metade dela seja integral;
  • 450ml de água ou leite vegetal morno (temperatura entre 33 e 37°C);
  • 125ml de óleo.

Modo de preparo da receita de bisnaguinha caseira

Preparando o fermento:

Aqueça a água ou o leite vegetal (separei um dos termômetro das crianças para medir temperaturas dos alimentos), dissolva o açúcar nela e na sequência dissolva o fermento. Tampe ou cubra e deixe crescer por, aproximadamente, 20 minutos. É a chamada esponja de fermento, um processo que ativa o fermento antes de preparar o pão.

Numa vasilha misture os ingredientes secos e reserve em torno de dois copos de farinha de trigo para usar depois.

Na máquina de pão:

Acrescente a esponja, o óleo e a mistura dos ingredientes secos. Ligue a máquina na opção “massa” (na minha máquina, é a opção número 8). Adicione aos poucos a farinha reservada até que forme aquela “bola” de massa no centro do recipiente. Baixe a tampa e deixe sovar e crescer pelo tempo da máquina (a minha é de 30 minutos).

Manual:

Numa vasilha misture a esponja, o óleo, os ingredientes secos e vá adicionando a farinha de trigo reservada aos poucos. Passe a massa para um balcão enfarinhado e sove até desgrudar das mãos (quanto mais sovar, mais macia será a massa). Acrescente um pouco mais de farinha se necessário, mas somente depois de sovar bastante. Retorne a massa para a vasilha, cubra e deixe descansar e crescer por uns 20 minutos.

Depois da massa descansar:

Volte a massa para um balcão enfarinhado (acrescente um pouco mais de farinha se necessário para desgrudar das mãos) e modele como desejar. Coloque em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até começar a dourar.

Para fazer uma fornada de bisnaguinha com presunto e queijo (também chamada de mini misto quente), CLIQUE AQUI, assista o vídeo e leia o passo a passo.

Dica1:

Deixe a porta do forno semiaberta (uso um pano de prato ou uma toalha de mesa enrolado para isto) por uns 30 minutos ou até a hora de comer.

Dica 2:

Para manter macio, embale em filme plástico individualmente ou coloque todos num saco plástico, coloque em uma vasilha e tampe.

Dica 3

Congele as bisnaguinhas depois de assadas. Na hora de comer, preaqueça o forno por uns 10 minutos e deixe uns 15 minutos em fogo baixo. Fica macio e fresquinho.

Dica 4:

Para fazer esta receita sem glúten, você pode substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten, tipo Aminna, ou utilize farinha de arroz com goma xantana (para cada copo de farinha, utilize 1 colher de chá da goma), mas utilize forminhas tipo cupcake para assar, pois a massa sem glúten não dá o ponto de desgrudar das mãos e modelar. Fica mole como uma massa de bolo bem grossa.

Para dar mais dicas sobre alimentação, o e-book tem 11 Capítulos com tudo que você precisa saber! Baixe agora!

Saiba mais em: “Bisnaguinhas: vilã ou amiga das crianças?“.

E não esqueça de deixar seu comentário pra mim no formulário aqui abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.