Por que usar homeopatia?
Ainda há diversas discussões sobre o uso de homeopatia, sobre ser enganação e não ter cunho científico. Mas, porque usar homeopatia?
Desde adolescente, por conta de um quadro alérgico que me acompanha desde o nascimento, procuro tratamentos complementares ao alopático (medicina química) na tentativa de encontrar um equilíbrio e não precisar de medicações tão fortes, como a cortisona.
Assim, sempre que posso, opto por utilizar coisas naturais, que interfiram menos no meu organismo e, principalmente, no das crianças que, desde o nascimento, são tratadas com homeopatia.
Como eu sei que muitas mães têm dúvidas sobre o seu uso e eficácia, convidei a Dra. Beila Datysgeld Dalmolim, pediatra dos meus filhos, para falar a respeito.
Opinião do Especialista
Segundo a Dra. Beila, a Homeopatia é um tratamento médico, onde a Energia Vital (força interna do indivíduo) é estimulada pela ação do medicamento homeopático levando à reorganização e o equilíbrio de todo organismo.
Através destes 200 anos de uso da Homeopatia, criada por Samuel Hanemann, pode ser observada sua consagração e incorporação como tratamento médico. São utilizados elementos de origem vegetal, mineral e animal, que após serem solubilizados em água ou álcool, liberam sua força medicinal.
O medicamento homeopático é escolhido individualmente, e em cada paciente são observadas suas alterações, seus sintomas e suas reações.
Os sintomas do paciente são a expressão do seu desequilíbrio interno e, nas crianças, podem ser observadas ocorrências de quadros agudos e quadros de repetição como as amigdalites, otites, bronquites, dermatites, sono irregular, irritabilidade, entre tantos outros.
Em todas as situações de doença, o organismo é o grande agente na recuperação do enfermo, pois é ele, com sua energia interna, que restabelece a saúde.
A cada evento de melhora através da Homeopatia, é acrescentado um novo aprendizado na capacidade de recuperação do indivíduo, e este se torna mais resistente e hábil em vencer as adversidades externas.
Podem ser tratadas crianças, desde a mais tenra idade e não há limites para seu uso.
Sua experiência pessoal com a homeopatia vem de berço e se estendeu nestes 25 anos clinicando em Pediatria e Homeopatia, sendo que a Homeopatia pode ser aliada à medicina clássica – Alopatia – sempre respeitando o ato médico Universal de curar o Paciente.
Dra. Beila Datysgeld Dalmolim. CRM 63312-SP.
Pediatra Homeopata Infantil Formada pela Escola Paulista de Medicina- UNIFESP, com residência médica pela UNIFESP
Especialista em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia.
Atende em consultório próprio na cidade de São Paulo.
Uma paulista apaixonada pelo Porto que, desde 2006, apresenta soluções para famílias e dá vida aos sonhos delas! Advogada no Brasil e em Portugal, assessora migratória, mãe de 3 e capricorniana, que não sabe viver sem os pés no chão. Criou este blog em 2014 quando escrevia o Etc & Mãe e agora fala sobre seu amor pelo Porto e por Portugal, ajudando centenas de famílias a migrar para este país com segurança e responsabilidade.
[…] das crianças, Dra. Beila Datysgeld Dalmolim, CRM 63312-SP, que já escreveu sobre o artigo O uso de homeopatias aqui no Blog, indica qualquer óleo, até o que usamos na […]