Nossa aventura a bordo do Citroën C4 Picasso

0

Procurando uma minivan que caiba toda sua família? Durante 5 dias eu e minha família pudemos usufruir e avaliar o Citroën C4 Picasso a convite da equipe de imprensa da Citroen. A versão que recebemos foi a THP 1.6 Intensive Pack Luxo, cor Rouge Rubi.

Assista aos vídeos, veja as fotos e leia o post em que conto um pouquinho da nossa aventura a bordo dele.

Durante estes dias rodamos cerca de 500 km com o C4 Picasso, sendo ele utilizado para a realização das nossas atividades diárias (trabalho, escola dos filhos) e também para uma viagem curta para testar o desempenho na estrada e pasmem: não precisamos abastecer!

Apesar de ser amante de carros e ter dirigido praticamente todo o tempo o C4 Picasso, considero meu marido, Paulo Henrique (@paioficial), mais habilitado a falar do carro, já que domina muito mais o assunto e ficou testando as funcionalidades mais do que! 🙂

Tecnologia do C4 Picasso por @paioficial

Como amante da tecnologia, posso afirmar que os itens tecnológicos foram os que despertaram maior interesse da minha parte.

O C4 Picasso que recebemos veio equipado com duas telas LCD 7′ e 12′, sensíveis ao toque, com a possibilidade de configuração de exibição das mesmas, além das conectividades Bluetooth e USB.

painel_C4 Picasso

Infelizmente não consegui testar a integração com o Android Auto, para a utilização completa dos recursos de conectividade, por falta de tempo. Espero ter outras oportunidades.

Fiquei encantando com os “auxílios” inteligentes na condução do veículo, tais como:

  • Comutação automática de faróis (alto/baixo);
  • Alerta de ultrapassagem involuntária da faixa (excelente para lembrar motoristas que esquecem de acionar a seta para mudar de faixa, mas mais importantes em casos onde o condutor pode cochilar e o veículo perder o controle);
  • Vigilância de ponto cego com alerta junto ao retrovisor para sinalizar que há um obstáculo à 45°, mesmo que ele não esteja sendo visto no retrovisor;
  • Alerta para detecção de mãos fora do volante.

Mas, o mais legal de todos eles, é o sistema de reconhecimento de placas de velocidade, onde a placa é lida e, automaticamente, já exibe a velocidade na tela LCD, informando se o veículo está dentro ou acima da velocidade permitida.

reconhecimento_placas_C4_PicassoUm ponto a ressaltar aqui é que o sistema teve dificuldades em alguns lugares, onde nosso sistema de sinalização exibe 2 placas no mesmo local (para diferenciar veículos leves de pesados). Nestes casos, ele nem sempre exibia a velocidade corretamente.

Estacionamento

Dotado de várias câmeras, além da tradicional câmera de ré, o C4 Picasso também é dotado de câmeras dianteiras e câmeras que permitem ter uma visão 360° do veículo.

Todas elas trabalham em conjunto para o sistema de auxílio ao estacionamento (park assist). Confesso que tentei utilizar apenas uma vez, mas acabei não entendendo as instruções fornecidas e não tentei novamente. Mais uma coisa para aguarda a próxima oportunidade.

park_assist_C4_Picasso

Conforto

Em relação ao conforto, o C4 Picasso também não decepciona! Ao contrário, surpreende.

Com sistema de controle de estabilidade, suspensão inteligente que corrige bem o carro nas curvas, além de ter um conjunto bem silencioso.

Além disso, tem controles eletrônicos do banco do motorista, contando inclusive com memorização das configurações dos ajustes e apoios de cabeça bastante confortáveis.

Os bancos dianteiros contam com sistema de massagem com acionamento elétrico, item que deixa o trabalho de dirigir bem mais suave, e também aquecimento nos bancos.

O banco do passageiro também tem um apoio de pernas com acionamento elétrico, dando o efeito “poltrona de avião”. Neste caso, funciona bem para uma pessoa de tamanho médio, mas não é tão confortável para uma pessoa da minha altura (1,85m).

De qualquer forma, o espaço é muito melhor do que o encontrado atualmente nas poltronas dos aviões brasileiros.

Nos bancos traseiros, que também possuem ajustes de distância, consigo também viajar tranquilamente sem ter que ficar com as pernas “dormentes” já que tem um espaço excelente.

Os bancos traseiros possuem cintos de 3 pontos, além de oferecer o sistema ISOFIX necessário para atender os requisitos de segurança das cadeirinhas de crianças.

cinto_3_pontos_C4_Picasso

O C4 Picasso possui diversos porta copos, porta objetos, inclusive sob o assoalho dos bancos traseiros, além de uma mesinha de apoio para os bancos traseiros.

mesa_apoio_C4_Picasso

O porta-malas, com o recurso de ajuste dos bancos traseiros permite acondicionar um volume muito grande de bagagem, ideal para quem compra uma minivan pensando no espaço.

porta_malas_C4_Picasso

Design

O design também agrada bastante, sempre chamando as atenções por todos os lugares que passamos.

Visão Teto C4 Picasso

Desde o teto Zenith combinado com o teto panorâmico, passando pelos LEDs diurnos e os faróis bi-xenon na dianteira, lanternas com efeito 3D na traseira e combinando com as rodas de liga leve de 17’.

Considero o C4 Picasso um carro ideal para uma família de 5 pessoas, como é a minha.

Ainda, no nosso caso, seria interessante avaliar a versão Grand Picasso, de 7 lugares, visto que sempre tem um amigo, amiga, sogra, etc., que nos acompanha em alguns passeios e viagens.

Adoramos o convite da Citroën para testar e conhecer o carro. Ficou mais do que aprovado por toda nossa família e super indicamos.

Atualização: Os veículos da linha C4 Picasso deixaram de ser importados para o Brasil em 2019.