Por que usar homeopatia?
Ainda há diversas discussões sobre o uso de homeopatia, sobre ser enganação e não ter cunho científico. Mas, porque usar homeopatia?
Desde adolescente, por conta de um quadro alérgico que me acompanha desde o nascimento, procuro tratamentos complementares ao alopático (medicina química) na tentativa de encontrar um equilíbrio e não precisar de medicações tão fortes, como a cortisona.
Assim, sempre que posso, opto por utilizar coisas naturais, que interfiram menos no meu organismo e, principalmente, no das crianças que, desde o nascimento, são tratadas com homeopatia.
Como eu sei que muitas mães têm dúvidas sobre o seu uso e eficácia, convidei a Dra. Beila Datysgeld Dalmolim, pediatra dos meus filhos, para falar a respeito.
Opinião do Especialista
Segundo a Dra. Beila, a Homeopatia é um tratamento médico, onde a Energia Vital (força interna do indivíduo) é estimulada pela ação do medicamento homeopático levando à reorganização e o equilíbrio de todo organismo.
Através destes 200 anos de uso da Homeopatia, criada por Samuel Hanemann, pode ser observada sua consagração e incorporação como tratamento médico. São utilizados elementos de origem vegetal, mineral e animal, que após serem solubilizados em água ou álcool, liberam sua força medicinal.
O medicamento homeopático é escolhido individualmente, e em cada paciente são observadas suas alterações, seus sintomas e suas reações.
Os sintomas do paciente são a expressão do seu desequilíbrio interno e, nas crianças, podem ser observadas ocorrências de quadros agudos e quadros de repetição como as amigdalites, otites, bronquites, dermatites, sono irregular, irritabilidade, entre tantos outros.
Em todas as situações de doença, o organismo é o grande agente na recuperação do enfermo, pois é ele, com sua energia interna, que restabelece a saúde.
A cada evento de melhora através da Homeopatia, é acrescentado um novo aprendizado na capacidade de recuperação do indivíduo, e este se torna mais resistente e hábil em vencer as adversidades externas.
Podem ser tratadas crianças, desde a mais tenra idade e não há limites para seu uso.
Sua experiência pessoal com a homeopatia vem de berço e se estendeu nestes 25 anos clinicando em Pediatria e Homeopatia, sendo que a Homeopatia pode ser aliada à medicina clássica – Alopatia – sempre respeitando o ato médico Universal de curar o Paciente.
[…] das crianças, Dra. Beila Datysgeld Dalmolim, CRM 63312-SP, que já escreveu sobre o artigo O uso de homeopatias aqui no Blog, indica qualquer óleo, até o que usamos na […]