Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente

0
visao mundial 3

Você conhece o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente? Se não conhece, já ouviu falar. Ele é um marco para melhorar a qualidade de vida de diversas crianças e adolescentes.

Afirmando sua importância, a ONG Visão Mundial realiza ações de conscientização para marcar o aniversário do ECA com atos públicos, palestras, oficinas, rodas de diálogo, em quatro Estados, enfatizando os direitos das crianças e adolescentes.

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 28 anos nesta sexta-feira (13). Em 1990, a lei foi estabelecida com uma série de normas que regulamenta os direitos das crianças e adolescentes.

A ONG Visão Mundial, organização não governamental humanitária especializada na infância, foi uma das instituições que ajudou a construir o regulamento. Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e a família sobre o tema, a Visão Mundial vem promovendo ações em Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Alagoas que vão até o mês de Agosto.

Veja o calendário abaixo!

A assessora de proteção à infância da Visão Mundial, Karina Lira, afirma que o Estatuto da Criança e do Adolescente deve ser lembrado para que a garantia dos direitos deles aconteça na prática:

“O Estatuto da criança e do Adolescente é o principal marco legal brasileiro para qualquer organização que trabalha pelo bem estar da infância. Enquanto houver crianças e adolescentes que estão fora da escola, sofrendo maus tratos ou sendo mortas em detrimento da violência, precisaremos relembrar a sociedade e pressionar os governos para que de fato essa política seja efetivada”.

A Visão Mundial fez parte da construção e consolidação do Estatuto, tendo um papel decisivo na criação do ECA desde as primeiras discussões com vários segmentos da sociedade até grupos religiosos.

A atuação da ONG aconteceu por meio do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que reúne as organizações da sociedade civil que atuam na área da infância.

Ações

Recife

visao mundial 3

A Visão Mundial irá realizar pesquisas de percepção, rodas de diálogo e palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em seis escolas públicas com o propósito de alcançar a comunidade escolar.

Escola Vale das pedreiras
Data: 02 e 03/8
Horário: 09h às 16h
Endereço: Rua Pérola, SN – Vale das Pedreiras

Escola Rotary de Nova Descoberta
Data: 13/8
Horário: 09h às 16h
Endereço: Av. Ver. Otacílio Azevedo, s/n

Escola Municipal São Cristovão
Data: 14 e 15/8
Horário: 09h às 16h
Endereço: R. Cassiterita, 395 – Brejo da Guabiraba

Escola Erundina Negreiros de Araújo
Data: 16/8
Horário: 09h às 16h
Endereço:Rua Erundina N. de Araújo, SN – Corrego do Jenipapo, Recife

Escola Pedro Alcântara
Data: 17 de agosto
Horário: 09h às 16h
Endereço:Subida 3 Morros, 43 – Córrego do Jenipapo

Escola Tomé Gibson
Data: 21 de agosto
Horário: 09h às 16h
Endereço:Av. Ver. Otacílio Azevedo, s/n – Guabiraba

Rio de Janeiro

Com o objetivo de conscientizar profissionais da área de saúde e orientadores educacionais de escolas municipais de Nova Iguaçu, a Visão Mundial irá realizar uma palestra com o tema “Derrubando os mitos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente” nesta quinta-feira (12), das 08h às 13h, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na Rodovia BR 465, Km 07, s/n – Zona Rural, Seropédica.

Na sexta-feira (13), das 09h às 13h, a equipe da Visão Mundial irá apoiar o seminário sobre os avanços e desafios na garantia de direitos de crianças e adolescentes promovido pelo Comitê de Proteção Integral a Crianças e adolescentes no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, localizado na Rua Afonso Cavancanti, 455.

Salvador

visao mundial 2

Na sexta-feira (13), das 08h30 às 12h, a Visão Mundial vai realizar uma caminhada na Praça Castro Alves, localizada na Praça 2 de Julho, S/n , no bairro de Campo Grande,com o tema “Diga Não a Erotização Infantil”.

No mesmo dia, crianças e adolescentes da Escola Comunitária LuisaMahin irão realizar um ato público das 09h às 15h sobre o ECA no Conjunto Santa Maria, na quadra 05, n° 18.

Na quarta-feira, às 10h, a Visão Mundial irá inaugurar a Sala do Saber, espaço com computadores e ferramentas de jogos off-line na Escola União Comunitária, na Rua da Comunidade, nº 03, Vila Rui Barbosa.

Alagoas

visao mundial 1

A Visão Mundial irá promover, durante o mês de junho, atividades com vídeos e oficinas para crianças e adolescentes de 15 escolas e creches nos municípios de Inhapi e Canapi.

Canapi
Escola Municipal João Paulo II
Data:12/7
Horário: 09h às 16h30
Endereço: Povoado Fumaça, S/Nº, Zona Rural

Escola municipal Ananete Cavalcante
Data: 13/7
Horário:09h às 16h30
Endereço:Povoado Forquilha, S/Nº, Zona Rural

Sede Serrana
Data: 14/7
Horário: 09h
Endereço:Rua Projetada, S/Nº, Mutirão

Escola João Batista Figueiredo
Data: 16/7
Horário: 09h às 16h30
Endereço:Povoado Areias, S/Nº, Zona Rural

Escola Municipal São Judas Tadeu
Data: 19/7
Horário: 09h às 16h30
Endereço:Povoado Capoeira do Bezerra, S/Nº

Creche Casulo Menino Jesus
Data: 23/7
Horário: 09h
Endereço:Rua Projetada, S/Nº, Centro

Escola Municipal de Santa Cruz
Data: 23/7
Horário: 14h30
Endereço:Povoado Santa Cruz, S/Nº, Zona Rural

E.M. Almirante Benjamim Sodré
Data: 24/7
Horário: 09h
Endereço:Povoado Cova do Casado, S/Nº, Zona Rural

E. M. Presidente Médici
Data: 28/7
Horário: 09h
Endereço:Povoado Lagoa do Couro, S/Nº, Zona Rural

Inhapi

E. M. Luiz Celso Brandão
Data: 21, 24 e 25/7
Horário: 08h30
Endereço:Rua Avenida Luiz Ribeiro Malta, S/Nº

E. M. Senador Rui Palmeira
Data: 19 e 20/7
Horário: 09h às 16h30
Endereço:Povoado Promissão, S/Nº, Zona Rural

E. M. Maria Silva Brandão
Data: 24 e 25/7
Horário: 09h às 16h30
Endereço:Povoado Leobino, S/Nº, Zona Rural

E. M. Nossa Senhora do Rosário
Data: 26 e 27/7
Horário: 09h às 16h30
Endereço:Rua Vereador Cícero Manoel Barbosa, 369, Centro, Inhapi

E. Indígena Estadual Anselmo Bispo de Souza
Data: 26 e 27/7
Horário: 09h às 16h30
Endereço:Aldeia Roçado, S/Nº, Zona Rural

A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 42 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.