Do peito à mamadeira: cinco dicas para desmamar seu bebê

8

Cinco dicas para desmamar seu bebê e como fazer a transição do peito à mamadeira, uma matéria escrita para você que quer ou precisa desmamar seu filho e está tendo dificuldades ou não sabe por onde começar.

IMPORTANTE: ninguém poderá orientar melhor do que o pediatra que acompanha seu filho! Consulte-o sobre o assunto!

Reforçando: sou a favor da amamentação, amamentei meus três filhos até quando achei que era legal para mim e para eles (o mínimo que amamentei foi por dez meses), mas como escrevi no post anterior (Leia! QUANDO DESMAMAR SEU BEBÊ), a realidade de cada mãe, independente do que a OMS prega (mínimo de dois anos), é diferente, e nem todas as mães podem ou conseguem.

E quais são as cinco dicas para desmamar seu bebê?

Primeira dica: insista!

Pense que um bebê que está acostumado com o bico do peito da mãe, molinho, quentinho, grudadinho ao corpo dela, não vai aceitar o bico artificial imediatamente! É preciso paciência e insistência.

Por quanto tempo?

Tem bebês que aceitam no segundo dia, outros no segundo mês, outros nunca aceitam! Só você poderá me dizer, depois que insistir o tempo que achar que deve, quanto tempo levou!

No meu primeiro filho, eu precisava dormir! Quando completou sete meses pedi indicação de um leite ao pediatra, e claro que ele não aceitou de imediato! Nem deixava colocar o bico da mamadeira na boca! Mas, eu, que queria tanto dormir (e acreditava que só a mamadeira me ajudaria), insisti: toda noite preparava 30ml e tentava dar. Nunca dei sucos ou água na mamadeira (para nenhum dos três), então, não sabia se o problema era o bico ou o sabor, mas seguia insistindo.

Precisei usar outras técnicas com ele que escrevi abaixo, mas a insistência e persistência fez-me vitoriosa! E assim segui com os outros filhos, o do meio com mais facilidade, a mais nova com mais dificuldade, mas sempre insistindo até conseguir!

Fazer a transição do peito à mamadeira pode ser uma árdua tarefa! Alguns bebês não aceitam, seja o bico, seja o sabor do leite artificial, eles simplesmente recusam para o desespero das mães. Recebo muitos relatos de mães que não sabem o que fazer para que o bebê aceite e, infelizmente, não existe fórmula mágica.

Já li vários relatos de mães falando que demorou, mas que insistiram e num determinando momento, funcionou.

Segunda dica: teste!

  • Mude o leite (às vezes o problema não é o bico, mas o sabor do leite, então, ofereça o seu próprio sempre que puder);
  • Mude o bico e a mamadeira;
  • Ofereça na colher e nos copinhos (de transição e canudinho), e com esse método, a chance do bebê não desmamar (se for o caso) é maior do que com a mamadeira, mas tem que ter mais paciência, demora mais, faz mais sujeira, e não toma muito em quantidade;
  • Faça mingau;
  • Mude a temperatura do leite (quente, morno e frio);
  • Aqueça um ponto do bico para deixar mais próximo da temperatura do meu corpo;
  • Use um pouco daquele açúcar de milho próprio para bebês ou uma gota de essência de baunilha;
  • Peça para outra pessoa dar a mamadeira;
  • Coloque outros líquidos na mamadeira ao invés do leite (pode ser que o suco ele aceite e depois, com o tempo, passe a aceitar o leite na mamadeira também).

Todos esses testes que escrevi acima, foram feitos por mim em cada uma das transições. mas, não podemos testar tudo ao mesmo tempo! Fazia um teste por vários dias. Se não desse certo, aí mudava.

Relato pessoal: meu primeiro filho, como tomava água e suco no copo, passei a colocar o leite no copinho. Como água e suco eram frios, dei o leite frio também, e ele, já com quase dez meses, tomou. Aos poucos, aceitei mingau na colher, e depois na mamadeira, mas com a pessoa que cuidava dele para mim. Comigo, por um tempo, era só no peito.

Agora, pasmem! Na primeira mamadeira que tomou comigo a noite, dormiu direto até umas 6h e quando completou um ano, já dormia onze horas seguidas.

Terceira dica: na urgência, comece o quanto antes

Como já escrevi acima, sou a favor da amamentação por quanto tempo for bom para a mãe e para o bebê, mas como há casos em que a mãe terá que introduzir a mamadeira, como no caso de retornar ao trabalho, o quanto antes iniciar, mais fácil pode ser a aceitação.

Não estou dizendo aqui que seu filho tem que nascer e receber mamadeira porque voltará ao trabalho, mas, de vez em quando, testar a aceitação com o seu próprio leite, pode ser um caminho.

LEMBRANDO que o uso constante do bico artificial poderá fazer com que o bebê desmame precocemente!

Relato pessoal: Quando meu filho do meio nasceu, não tinha a mesma disponibilidade para amamentá-lo. Tinha que atender clientes e fazer audiências, então, precisava que aceitasse a mamadeira de vez em quando. Deixava leite materno congelado e comprei um modelo de mamadeira que o bico imitava o do peito (Nuk First Choice – imagem abaixo).

mamadeira bico imita peito NukCom uns dois meses, esporadicamente ele tomava. Não tomava muito (uns 30-40 ml cada vez), mas era suficiente para não passar fome até que retornasse.

Isso ajudou tanto que, com sete meses, ela já tomava mamadeira e amamentava no peito sem problemas. Ele sempre dormiu melhor, mas com a mamadeira, oito meses já dormia umas dez horas seguidas.

O post onde relatei minha experiência na transição do peito à mamadeira e quando acho que ela deve acontecer (Leia agora: QUANDO DESMAMAR SEU BEBÊ) também pode interessar para você.

E agora vamos para a quarta dica desta matéria “Cinco dicas para desmamar seu bebê”.

Quarta dica: estabeleça uma rotina!

Pergunte-se sempre se não é você quem está resistindo mais ao desmame do que o próprio bebê. Como sempre que nasce uma mãe, nasce uma culpa, esse sentimento pode atrapalhar o processo. E aí, você tenta um dia, mas não tenta no outro, e acaba com a rotina da transição.

Não é fácil para nenhuma mãe perceber que seu bebê está deixando de ser bebê, ou quando ela precisa deixá-lo, mas não quer!

Então, esteja firme neste propósito quando decidir fazê-lo! Conheça o risco do desmame por causa do bico artificial e assuma o risco.

A falta de rotina é muito ruim para a criança, então, se não criar uma rotina, pode ser que realmente tenha muita dificuldade na transição.

Quinta dica: paciência!

Não é fácil fazer a transição com a maioria dos bebês. Mas, desespero, preocupação e ansiedade, não ajudam no processo.

Já ouviu a frase: de fome não vai morrer? E não morre mesmo! Se tiver que deixá-lo e só tiver o leite artificial, em algum momento ele vai tomar! Seja com colher, copo ou mamadeira.

E se já tiver introduzido os sólidos, melhor ainda! Frutas, papas, água e suco serão suficientes até que você retorne e possa amamentar.

A vantagem da mamadeira na ausência da mãe, é que dá uma acalmada, como o peito, e ajuda a dormir, mas de sono também não morre (risos). Os olhos fecham por instinto quando o sono chega de verdade.

Então, paciência, uma hora seu bebê vai mamar, na mamadeira ou num copo!

Espero que o post tenha te ajudado e ajude outras amigas, compartilhando! E vou adorar saber sua opinião sobre o texto. Deixe seu comentário ao final da página!

8 COMENTÁRIOS

  1. Oii meu filho tem 5 meses sempre mamou mamadeira e mamou o peito. Sempre mamou o nan. Agora tem 1 semana que ele nao mama de jeito nenhum a mamadeira, me ajuda preciso trabalhar fora. 🙁 ja troquei leite, troquei mamadeira e nada 🙁

  2. Meu bebê está com 3 meses e começamos a transição. Já tentei vários bicos, com leite artificial, com o meu leite, com mel… e nada! Assim q coloco q mamadeira ele já começa a chorar e se jogar, tentei com ele no carrinho e ele chora, com outra pessoa dando ele tbm chora. Preciso voltar a trabalhar e já estou desesperada. A pediatra indicou q ele comece a comer com 4 meses e meio, assim msm ele não aceitando a mamadeira não irá morrer de fome. Mas fico apreensiva pq acho q ele não vai aceitar os alimentos tão fácil assim por ser muito novinho e grudado no peito. Oq faço?

  3. Meu baby tem um ano e um mês e não aceita mamadeira ,só que peito não come direito só belisca, tô precisando muito trabalhar a minha sorte e que ele não é chorão, não vou desistir , sinto que o peito não mata a sua fome então só quero da o peito período da noite quando eu chegar do trabalho ,amei as dicas estou esperançosa agora sei que com paciência e insistência vou conseguir.beijos e obg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.