Gente!!! Ontem, no 1ST DAY do Desafio Etc & Mãe Verão 2015, fiz hambúrguer caseiro, para minha dieta e para os meninos daqui que adoram!
Então, segue uma ótima dica de alimentação.
Na verdade, eles adoram os prontos da Sadia, Perdigão e afins, mas tenho ficado incomodada com eles: muita gordura, cheiro forte, muito tempero e pouco sabor de carne.
Quem me conhece, sabe que não sou muito boa na cozinha, mas, eu já tinha tentado fazer uma receita que achei aqui na internet com creme de cebola, só que meu filho mais velho descurtiu…
Conversando com a minha amiga linda, criativa e super “mão na massa” na cozinha, Karina Kulas, ela ensinou uma forma simples e super saborosa de fazer.
Então, com o lançamento do Desafio e pensando na vida mais saudável que quero levar, passei no açougue e comprei 1,700kg de capa de filé bovino moído (eu pedi fraldinha, carne indicada pela minha amiga, mas eles não tinham e indicaram essa que, segundo o açougueiro, dá mais “liga” ao hambúrguer). O açougueiro deixou a carne bem limpinha, tirando toda a capa de gordura que a envolvia e resolvi testar!
Com podem ver na foto, eu e meus super ajudantes fizemos bolinhas com a carne (do jeito que veio do açougue, sem adicionar nada). Depois coloquei na forminha de hambúrguer (que comprei numa dessas lojas de R$ 1,00, sabe?) e fui modelando com a palma da mão.
Renderam 18 hambúrgueres.
Na hora de fritar, usei uma frigideira antiaderente sem nada (nem óleo, nem água, nem azeite) e coloquei os hambúrgueres para “selar”. Enquanto selava um lado, coloquei pitadas de sal na parte de cima. Quando virei, salpiquei na outra parte.
Não tampei porque não queria que o hambúrguer cozinhasse naquela água que soltaria.
Gente! Super saboroso e macio.
Para quem está acostumado com mais tempero, acredito que não tem problemas de acrescentar algum tempero pronto junto com o sal, mas para manter o saudável, usei só sal e bem pouco.
Ká, super aprovado por aqui!
E para guardar ou congelar, saquinho plástico com 4 hambúrgueres um ao lado do outro (2 em cima e 2 embaixo) e dobra o saquinho ao meio. Assim, ficam empilhados, mas como o saco fica no meio, não grudam um no outro.
Mande suas sugestões também!
Beijinhos.
Muito bom. No meu blog eu tenho uma receita de hamburger caseiro, deixo o link aqui para quem tiver curiosidade. Abra
Lembrei de quando era pequena e a minha m
Muito bom.