Hoje aqui no Blog temos a dica de uma mãe super querida: a Adriana Rosa do Blog Mamães Facilidades e Dicas, falando sobre refeições saudáveis e o exemplo dos pais nos hábitos alimentares das crianças. Ela aproveita para dar a receita de duas comidinhas deliciosas que agradam a família toda.
Eu adorei o texto e as receitas. Espero que gostem também e não deixem de conhecer o Blog dela!
Refeições saudáveis
Ultimamente tenho tido dificuldade com a alimentação da Larah, ela não quer comer nada, só o leite do peito que ela não rejeita, procuro fazer papinhas e comidinhas de diferentes sabores e mesmo assim ela come 2 ou 3 colheradas e já não quer mais.
Conversando com o pediatra dela, ele acredita que devo ter que melhorar a rotina da alimentação. Sugeriu dar leite do peito as 7h00, fruta as 10h00, almoço as 12h00, fruta e leite do peito as 15h00, jantar as 18h00 e leite do peito as 21h00. Sendo que não é para dar nada nos intervalos, ela precisa chegar a cada refeição sentindo fome.
Bom, atualmente sigo mais ou menos esta regra exceto que dou o peito todas as vezes que ela pede, e isso acontece mais vezes do que o médico orientou.
Vou ajustar os horários e ver como será daqui para frente, mas quanto a dar mama para ela apenas dentro destes horários, não garanto que farei, sempre acreditei que quando o bebê mama no peito, além de suprir as necessidades físicas (fome), também ele está suprindo as necessidades emocionais. Acho que a Larah ainda é novinha demais para dizer não quando ela quer o peito, sei que este tema sobre amamentação é polemico, cada pessoa tem sua opinião e a minha é que pretendo amamentar até quando a Larah decidir não querer mais.
Assim como eu, sei que todos os pais querem que seus filhos se alimentem bem. Querem que os pequenos tenham uma alimentação saudável, que comam frutas e verduras, e torcem que os alimentos mais difíceis de serem aceitos, caíam no gosto da criançada.
Pois bem, o hábito de comer bem vem de casa e os pais devem dar o exemplo. Em conversa com meu marido, decidimos mudar alguns hábitos a partir de hoje, faremos o possível para nos alimentar melhor, selecionaremos melhor os alimentos, trocaremos sucos artificiais e refrigerantes por sucos naturais, etc. Tudo isso fará melhor para nós além de que nossa pequena terá bons exemplos a seguir.
E, para você também que quer dar início a uma alimentação saudável e gostosa, selecionei duas receitas que encontrei na internet, as quais testei e aprovei, para que você faça aí na sua casa, com certeza agradara a família toda.
Refeições Saudáveis
Risoto de abóbora
Um prato nutritivo, tradicional italiano, de cores brilhantes e um sabor delicado e doce que agrada até as crianças menores. Esta receita é adaptada para crianças, ou seja, bem light.
Descasque e corte uma abóbora japonesa, também chamada abóbora okaido, em cubos e, em uma panela funda e com tampa, junte:
1 cebola (pequena ou média, dependendo do tamanho da abóbora) cortada em pedaços grandes;
1 cenoura;
1 abobrinha;
1 pitada de sal;
Leve ao fogo baixo com um dedo de água e deixe cozinhar com a tampa fechada.
Separadamente, cozinhe o arroz lavado em abundante água fervendo e levemente salgada. Use sal grosso para salgar a água, mas vá devagar para não salgar demais. Vá experimento o arroz e quando estiver cozido no ponto al dente, escorra sua água (como se escorre macarrão). Cozida a abóbora com os outros ingredientes, retire-os do fogo e bata tudo no liquidificador ou mixer, até ficarem como uma papinha de neném. Junte a papinha ao arroz cozido e acrescente um abundante fio de azeite de oliva extra virgem e uma colher de sopa de queijo parmesão ralado.
Parece sem graça porque é feito sem fritura, pouco sal, mas o sabor da abóbora agrada às crianças. Basta provar para crer!
Almôndegas de berinjela
Outro bolinho que com certeza vai fazer sucesso com a criançada.
Lave, retire as extremidades de 2 berinjelas e corte-a em cubinhos, levando-as ao fogo, em uma panela antiaderente com um fiozinho de azeite e uma pitada de sal. Quando se verificar que aberinjela está cozida, murcha e que perdeu a coloração esverdeada, retire-as do fogo.
Deixe um pãozinho amanhecido de molho na água ou leite para amolecer. Escorra o excesso d’água e junte à berinjela cozida com um dente pequeno de alho cortado bem pequeno e folhas de hortelã igualmente cortadas finas. O hortelã dá um toque muito especial com o alho! Junte uma colher de parmesão ralado, uma pitada de sal, um ovo e mexa até que a mistura esteja em ponto de enrolar. Se estiver muito mole, junte mais pão amanhecido amolecido em água.
Passe as bolinhas na farinha de rosca e leve-as ao forno ou frite em óleo bom (canola, milho).
Caso decidam fazer, conta pra nós ficou.
Receitas retiradas do site GremMe
Oi Amiga, foi um prazer passar aí no seu cantinho.
Beijos
Adri
O prazer foi todo meu, Adri! Beijos.