Perguntar não ofende, esclarece!

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Bom dia! ❤️

E hoje no “DE OLHO NO DIREITO” vou contar para vocês um fato real e pessoal: como fiz valer meu direito de consumidora em um laboratório aqui da minha região que queria cobrar R$ 40,00 pela entrega do resultado de um exame porque havia passado mais de 60 dias.

Meu marido fez um exame em Dezembro do ano passado e não conseguimos passar para retirar o resultado. Ok! Passou muito tempo mesmo!

Ontem fui retirar e a atendente explicou que passados mais de 60 dias os resultados vão para o arquivo morto. Para reaver o laudo, o paciente tem que pagar uma taxa de R$ 40,00.

Achei um absurdo o valor! Bem sabemos que o convênio não deve pagar isso nem pelo exame!

Mas, PERGUNTAR NÃO OFENDE, ESCLARECE! Então, perguntei que tipo de protocolo eles entregam para retirar os exames, já que meu marido não me entregou nada. E a atendente me disse que para esse exame bastava ir com um documento da pessoa e retirar.

Olhei em toda a recepção e não havia nenhum aviso de prazo para retirada, muito menos cobrança de taxa.

Perguntei de novo: e onde está escrito que existe esse prazo e a cobrança?

A resposta foi: nós avisamos quando o paciente termina o exame.

Pedi, então, para conversar com alguém responsável pelo lugar, expliquei a situação e aproveitei para orientar que esse tipo de informação tem que estar clara para o paciente e por escrito.

TUDO COM MUITA CALMA E EDUCAÇÃO, afinal, nenhum direito faz sentido quando perdemos a razão!

Prontamente localizaram o exame e me entregaram!

O Código de Defesa do Consumidor determina o princípio da transparência e da informação quanto aos direitos e deveres de fornecedores e consumidores, então, faça valer os seus direitos como fiz valer o meu (ou do meu marido)!

Beijinhos e uma ótima sexta-feira!

Ps. Quer aprender algumas dicas sobre direito digital e cuidados que evitam muitos problemas na internet? Meu amigo Matofino explica em detalhes.

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