Olá genteeee! Quando escrevi este post estava pensando na volta às aulas e separei 5 dicas para revolucionar lancheiras escolares. Agora, depois de alguns meses que aulas iniciaram, vejo o quanto estas dicas ainda são preciosas, não só para melhorar a qualidade da alimentação, como para surpreender os pequenos!
Tome nota das 5 dicas!
#1 Veja o lanche escolar como forma de aproximar-se do seu filho
Não é porque ele está na escola e você no trabalho, por exemplo, que seu filho não pode sentir sua presença. Segundo a Monica Pessanha, psicoterapeuta de crianças e adolescentes, “A experiência de comer fornece não apenas o sustento como também uma oportunidade de aprendizagem e afeto!”.
Inclusive, este é o tema do Capítulo 1 do meu e-book ABC da Lancheira Escolar.
Veja algumas formas do seu pequeno abrir a lancheira e sentir sua presença!
- Se seu filho já lê, mande bilhetinhos na lancheira. Você pode mandar um bilhete, ou escrever no alimento (na banana, por exemplo), por cima do filme plástico ou do guardanapo que embrulha o lanche;
- Se seu filho ainda não lê, você pode fazer os bilhetinhos, mas com desenhos. CALMA! Você não precisa ser desenhista. Faça corações, estrelas, balões, letra inicial do nome etc.;
- Utilize cortadores de biscoitos para dar formas aos alimentos deixando um pão de forma com formato de coração, por exemplo;
- Mande um lanche que surpreenda: seu filho pediu algo para comer e você disse que compraria. Aproveite e mande na lancheira sem ele saber! Imaginou a carinha dele de feliz?
- Use sua criatividade! Só você sabe como agradar seu filho!
Não perca a oportunidade de saber mais sobre este assunto: a Monica Pessanha, psicóloga e psicoterapeuta de crianças e adolescentes, que escreve para o Blog Cheguei ao Mundo da atriz Fernanda Rodrigues, fez uma linda participação no Capítulo I do e-book ABC da Lancheira Escolar. Baixe agora!
#2 Faça um cardápio
Cardápio é um dos itens que mais me ajuda! Faço tanto dos lanches, como das refeições principais.
Prefiro fazer por semana e aproveitar o que tem na despensa, mas você pode fazer um cardápio mensal e utilizá-lo como base para sua lista de supermercado ou feira.
Lembre-se de garantir que no lanche tenha uma porção de carboidrato, uma de proteína, uma de vitaminas/minerais e hidratação. Por exemplo: sanduíche com queijo, maçã e suco de abacaxi.
Sugestões de combinações nas lancheiras você também encontra no e-book ABC da Lancheira Escolar.
#3 Deixe o lanche saboroso
Lembre-se que saboroso para seu filho é algo que ele goste! Então, observe seu paladar e procure ter na lancheira alimentos que para ele sejam saborosos.
Agora, claro, junto com ele você enviar um alimento que não agrade muito. Quem sabe, no meio de outros lanches e dos amigos, ele experimente e goste!
Para ajudar nesta tarefa, invista em:
- Visual: pode ser que seu filho não goste muito do recheio do sanduíche, mas como tem formato de estrela, nem percebeu aquele ingrediente a mais. Aposte em cores, formatos, desenhos, palavras etc.;
- Variedade: variar o cardápio tanto dá mais sabor ao lanche, quanto garante os nutrientes necessários.
#4 Dê diversão ao seu lanche
Os formatos, cores e desenhos que mencionei acima são algumas formas de deixar os lanches divertidos, mas não são as únicas!
Você também pode adquirir acessórios que facilitem nesta hora!
- Cortadores de biscoitos;
- Formatos de silicone para ovo;
- Forminhas de silicone, de papel, de alumínio ou plastificadas;
- Potes e vasilhas coloridos, com divisórias ou com estampas de desenhos e personagens; etc.
#5 Deixe o lanche nutritivo para revolucionar lancheiras escolares
Algumas pessoas associam comida nutritiva com comida sem graça. Mas, o paladar da criança ainda está em formação. Então, aquilo que é ruim para um adulto, pode ser muito gostoso para a criança.
Investir em alimentos integrais, orgânicos e naturais deixam o lanche nutritivo e podem ser bem saborosos.
Você pode fazer alguns alimentos em casa como bolos, pães, biscoitos caseiros, pães de queijo, ou comprar alimentos industrializados que tenham qualidade (aprenda a ler os rótulos dos produtos no Capítulo 7 do e-book e saiba que tipo de alimento comprar).
Você também pode acrescentar frutas diariamente nas lancheiras e enviar sucos naturais.
Não perca a oportunidade de revolucionar as lancheiras escolares. Use as dicas do meu livro digital!