Conheça 6 formas de economizar nos lanches escolares

0

Genteeee!!! Quantas despesas temos durante o ano, né? E se podemos economizar em algo, vamos nos organizar para isto! Neste post eu dou 6 dicas com formas de economizar nos lanches escolares dos seus filhos, sem perder a qualidade, mas colaborando com o bolso.

1 Aprenda sobre alimentação e melhore suas escolhas

  • Como escolher um bolo no supermercado?
  • Qual a melhor opção de biscoito?
  • Suco de caixinha, de garrafa, de polpa, caseiro?
  • Este pão é integral mesmo?
  • A maçã vai escurecer?
  • O ovo cozido não estraga?

Estas são apenas algumas dúvidas que a maioria das famílias têm na hora de montar o lanche escolar, então, investir em conhecimento é o primeiro passo para economizar com qualidade.

Aqui no Blog tem o tópico LANCHEIRAS onde você encontra muitos posts sobre o assunto, bem completos e fáceis de entender.

Também escrevi um manual chamado ABC da Lancheira Escolar – muito mais que sabor, diversão e nutrição em uma única refeição. É um livro digital de 123 páginas com 11 Capítulos totalmente ilustrados numa linguagem simples e fácil de entender com tudo que aprendi ao longo destes mais de 3 anos escrevendo sobre lanches escolares nas redes sociais. BAIXE JÁ!

2 Evite alimentos industrializados

Apesar de toda a praticidade que o alimento industrializado envolve, comprar algumas coisas prontas saem mais caro do que as feitas em casa ou que as naturais, além de não serem tão saudáveis.

Frutas são as opções mais naturais, mais acessíveis e que mais agradam as crianças. Procure varejões e sacolões próximos da sua casa. Comprar em lugares em que o valor do quilo é igual para todos os alimentos compensa bastante na hora de comprar alimentos pesados.

Além disto, comprar frutas da estação é bem econômico e costumam ter menos agrotóxicos!

Você também pode investir em ovos, ovos de codorna, pepino, tomate, cenoura, brócolis, couve-flor etc. para enviar na lancheira. Claro! Se seu filho gostar destes alimentos.

Separar uma noite ou um dia para cozinhar pode ajudar bastante na economia: você pode fazer pães, cupcakes, pães de queijo, muffins, tortas e congelar. Terá estes alimentos disponíveis para o mês todo.

Faça uma conta rápida! Um bolinho pronto daqueles embalados individualmente custa em média R$ 2,50. Fazer 15 cupcakes de cenoura gasta menos de R$ 10,00. Ou seja, pelo valor de 4 bolinhos industrializados (e com poucos nutrientes) você faz 15, congela e tem lanche sobrando para a escola, café da manhã, café da tarde. PENSE NISTO! No ABC da Lancheira Escolar tem 22 receitas de alimentos que podem ser enviados nas lancheiras.

_____________________________________________________________________

Leia mais: 5 dicas para revolucionar as lancheiras.

_____________________________________________________________________

3 Faça cardápios

Ao fazer um cardápio você consegue encaixar os tipos de alimentos que não podem faltar na alimentação do seu filho (carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e hidratação) e quais são as coisas que você consegue fazer ou comprar dentro do seu orçamento.

Então, deixe um cardápio pronto e compre somente aquilo que vai precisar. Pode ser semana, quinzenal ou mensal, mas eu prefiro semanal já que frutas e legumes, por exemplo, compramos por semana.

Nem todo mundo tem facilidade em montar um cardápio. Sei bem disto! No começo ficava horas pensando e combinando. Mas, para te ajudar neste começo, coloquei 4 cardápios semanais completos e variados no e-book. São 20 combinações e você ainda pode usar sua criatividade e combinar de outras formas tudo que já tem lá!

Baixar Agora4 Faça uma lista antes de ir ao supermercado

Lista é algo fundamental quando falamos em economia. E tendo o cardápio, fica muito mais fácil elaborá-la.

Quando entramos nos supermercados são tantas as opções que nos perdemos entre aquilo que gostamos, as que queremos e as que precisamos. Então, levar a lista faz que com que você foque naquilo que realmente precisa.

Além disto, comprar com uma lista para a semana ou mês todo gera um economia em relação àquelas entradas rápidas no mercado: você entra para comprar pão e sai com 5 sacolas.

5 Pesquise, substitua marcas e compre em grandes quantidades

Hoje o mercado disponibiliza muitas marcas de produtos com preços bem mais acessíveis que as marcas famosas.

Compare os rótulos e veja que as características são muito semelhantes por valores bem diferentes.

E lendo os rótulos você também pode conferir se o alimento é realmente integral, qual tem menos açúcar, que tipo de gordura etc..

Se você tem dificuldades para entender os rótulos, leia o Capítulo 7 do meu e-book.

E você sabia que existem mercadões que você compra diversos itens a granel por um preço muito menor do que os embalados em supermercados?

Na Zona Cerealista (zona central de São Paulo), Mercadões Municipais ou até Casas do Norte, costumam vender a granel e encontramos farinhas em geral, sementes, amidos, oleaginosas, sal rosa, castanhas, amêndoas etc..

Pesquise e encontre um lugar perto de você. Comprando farinhas de amêndoas, de coco, grão de bico e até as tradicionais farinhas de trigo, amido de milho, entre outros, conseguirá economia e qualidade nas suas receitas.

6 Evite levar as crianças para comprar os lanches

As crianças são seduzidas pelas embalagens que são desenvolvidas exatamente com este fim.

Como muitas ainda não sabem discernir preço e qualidade, as crianças escolhem aqueles que se sentem mais atraídas e, em geral, são as que têm menos qualidade nutricional.

Assim, evite levá-las ou converse antes de sair de casa, explicando que tem uma lista e que elas podem te ajudar a pegar cada item que está lá.

Aqui em casa temos um combinado: quando precisamos levá-los ao supermercado, cada um pode escolher 1 único item. Até terminarmos a compra, eles já trocaram mil vezes de mercadoria (risos), mas levam somente 1.

Gostou? Compartilhe e indique para os amigos. Tem dúvidas ou sugestões? Tem nos comentários abaixo!

_____________________________________________________________________

Leia mais: 7 maneiras de economizar no material escolar com dicas fantásticas da Camila Pagamisse autora do Blog Baú de Menino.

_____________________________________________________________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.