10 dicas para tirar a chupeta da criança

0

Seu filho tem grande apego à chupeta e você não sabe como mudar isto? Este post é para você! 10 dicas para tirar a chupeta da criança.

A Estela, minha caçula, entregou a chupeta para o Papai Noel há 3 semanas (conto mais sobre a entrega na Dica 9), mas desde que completou 2 dois venho nos preparando para este momento.

Graças à Deus, foi bem mais tranquilo que imaginava. Ela era muito apegada (leia o post Minha querida chupeta onde falo porque dei a chupeta para ela), mas falou da chupeta 2 vezes (uma no dia que entregou e outra no dia seguinte) e nunca pediu de volta.

Veja abaixo o que nos ajudou!

MAS, SE SUAS DÚVIDAS FOR SOBRE DESMAME OU MAMADEIRA, VEJA AS DICAS NOS POSTS Do peito à mamadeira: cinco dicas para desmamar seu bebê e Como tirar a mamadeira e trocar pelo copo sem traumas.

10-dicas-para-crianca-deixar-a-chupetaCrédito imagem: Youtube

1 Evite a chupeta durante o dia

Eu sei! Eles choram, têm sono, querem colo, e a chupeta ajuda muito! Mas, evite sempre que possível, limitando seu uso apenas para os momentos de dormir.

2 Estabeleça os limites

A partir dos 2 anos, geralmente, você consegue negociar quando e em quais lugares a criança pode pegar a chupeta. Por exemplo: desceu do carro, tem que guardar a chupeta, ou ainda, chupeta só em casa.

E não envie a chupeta para a escola! Lá tem várias distrações e é uma oportunidade de começar o desapego.

3 Não use penduradores

Se a criança tiver a chupeta ao seu alcance o tempo todo, mais apego terá e poderá utilizar sem necessidade, então, evite deixá-la pendurada.

4 Tire da boca assim que dormir

Tirar da boca da criança assim que dorme evita a sucção num período longo e desnecessário. Além disto, evita o costume de dormir com o bico na boca.

5 Converse com a criança

A partir dos 2 anos comece a conversar com a criança sobre os problemas que a chupeta pode causar na boca, dentes, respiração etc..

Elogie sempre que ficar um tempo maior sem a chupeta e se perceber que está usando a chupeta em momentos em que está preocupada ou insegura, ajude-a a conversar a respeito ou acalme-a de outra forma: com abraços, beijos, colos, entre outras formas.

6 Substitua gradualmente a chupeta

Comece a mudar o foco do seu filho entregando um outro objeto quando pedir a chupeta: um ursinho, uma naninha, um brinquedo predileto etc..

7 Tenha um número reduzido de chupetas em casa

Manter em sua casa  mais do que 2 ou 3 chupetas, pode aumentar o apego e dificultar a retirada. Por isto, evite ter vários modelos, várias cores, ou específicas para cada momento.

8 Adie a compra de uma nova chupeta

Algumas crianças não gostam do aspecto que fica na chupeta velha, então, quando resolver que está na hora de tirar a chupeta, adie um tempo a compra e deixe que aquela que está em uso fique velha.

Mas, fique atento com a sujeira que pode gerar proliferação de bactérias, ou quando estiver esfarelando, para não ter prejuízos à saúde.

Há relatos de mães dizendo que fizeram vários furos na chupeta e que isto desestimulou o uso pela criança.

9 Faça uma troca

Aproveite datas comemorativas como Natal, dia das crianças, aniversário etc. para fazer uma troca por algo que a criança queira.

Como falei acima, aproveitando o Natal, negociamos com a Estela: definimos o que ela queria, fomos visitar o Papai Noel do Shopping Tamboré e ela entregou para ele em troca dos presentes.

10 Respeite seu filho, mas não volte atrás

Pelo que pesquisei, a média de idade para tirar a chupeta é entre 2 e 3 anos, mas cada criança tem seu tempo e sua sensibilidade.

Não quero dizer para não tentar, mas tente respeitar se perceber que não é o momento.

E observar sempre! Às vezes a criança continua com a chupeta mesmo num momento de descontração, então, pode ser algum tipo de insegurança, principalmente, quando a idade está avançando e passando dos 3 anos.

Avalie e busque ajuda profissional se necessário.

Agora, se tomou a decisão e tirou a chupeta, não volte atrás. Aquela noite mal dormida e todo o choro, precisam valer a pena. E lembre-se: recuar hoje pode significar outros recuos no futuro.

 

Espero que as dicas sejam úteis para você como foram para mim! Para ler mais a respeito, veja: O que fazer para a criança largar a chupeta Chupeta e naninha: o momento certo de tirar Como ajudar seu filho a largar a chupeta.

Boa sorte em mais esta etapa com seu filho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.