Dicas para economizar água

1

IMG_4711

 

Vamos falar hoje sobre dicas para economizar água, principalmente para casas que têm crianças.

Sou de Barueri, município da Grande São Paulo, e a falta de água AINDA não me afetou, mas estou muito preocupada.

Na semana passada fui a uma consulta médica em Itú, interior de São Paulo, a menos de uma hora de casa e fiquei assustada com o que vi e ouvi: banheiros interditados pela falta de água e bairros que só chegam água a cada 15 dias.

Não pense que estou falando de periferia ou instituição pública. No consultório onde estive a consulta era particular e a maioria dos médicos não atende convênio.

Para minha maior surpresa, há 2 dias li num grupo de mães que participo no Facebook o desabafo de uma mãe desesperada relatando a falta de água em Indaiatuba, cidade próxima de Itú. Ela relata que: a) há 5 dias não tem água nos canos de sua casa; b) que seus vizinhos do mesmo condomínio estão indo para casa de parentes; c) que em Campinas, os caminhões pipa são escoltados para evitar de serem saqueados; d) que nem tambores para armazenar água, encontra.

GENTE! É aqui ao lado!

Eu já havia mudado vários hábitos da minha casa, mas resolvi partir para o ataque e praticar ainda mais a conscientização, dentro da minha casa e tentando atingir o maior número de pessoas.

Assim, juntei vivências minhas com tantas coisas que já li e ouvi, e escrevi dicas para economizar água, que enumerei e segue abaixo. Pode ser que uma dessas ações você ainda não tenha pensado em praticar!

A lista não é exaustiva e estou super aberta à outras opções!

1 Acumule o maior número possível de roupas para lavar de uma só vez;

2 Reutilize a água da máquina de lavar roupas (a água da lavagem para descargas, limpezas em geral  e panos de chão, e a água do enxague, para outras roupas sujas);

3 Adquira baldes com capacidade para armazenar no mínimo 100 litros dessa água a ser reutilizada (na loja onde comprei os da foto, a vendedora informou que estão tendo dificuldade em comprar, pois as fábricas não estão atendendo à demanda);

4 Monte sua própria cisterna para armazenar água da chuva (na internet você consegue várias dicas);

5 Deixe um balde no seu banheiro e coloque embaixo do chuveiro para captar aquela água inicial que cai enquanto você regula sua temperatura;

6 Na medida do possível, utilize baldes ou banheiras para dar banho nas crianças, e reutilize esta água;

7 Evite usar a descarga utilizando a água da máquina, da banheira ou do balde que ficou embaixo do chuveiro;

8 Molhe-se embaixo do chuveiro, desligue para ensaboar-se e lavar cabelos e religue na hora do enxague;

9 Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes;

10 Na medida do possível, faça xixi na hora do banho;

11 Na hora de lavar louças armazene uma pequena quantidade de água numa vasilha para molhar a esponja, lave toda a louça e só ligue a torneira na hora de enxaguar;

12 Só troque roupas de cama e banho quando realmente for necessário (aqui em casa, tento trocar a cada 2 semanas)

13 E antes de utilizar água pense: é mesmo necessário? Por exemplo, o quintal ou a garagem podem ser varridos ao invés de lavados?

Seja o exemplo para seus filhos e encaminhe dicas como estas ao maior número de pessoas possível. Eu estou encaminhando ao Sindico do meu condomínio e pedindo uma circular para os moradores!

Beijinhos!

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.