Alguém duvida que a tecnologia veio para ficar? Eu não! Mas, muito se fala sobre as desvantagens e até malefícios na vida das crianças. Agora, será que não tem benefícios da tecnologia na infância? Listei 4 e quero saber se você concorda!
Como ela já faz parte da vida dos nossos filhos, penso que podemos aprender a lidar com esta situação de maneira equilibrada, oferecendo outras atividades e fazendo com que os aparelhos eletrônicos sejam apenas mais uma delas.
Inclusive, a psicóloga Mônica Pessanha numa participação no programa Santa Receita em que participamos (assista aqui!), falou sobre a idade de 2 anos para a criança iniciar no mundo tecnológico, aos poucos e respeitando seus limites.
No quadro Papo de pai, meu marido escreveu o post A influência da tecnologia no desenvolvimento infantil e listou 4 benefícios dela. Vamos falar sobre cada uma?
Minha sugestão de plataforma educativa e que tem feito bastante sucesso aqui em casa é o PlayKids. Conheça mais sobre ele adiante.
#1 Experimentação, onde a criança aprende fazendo
Este termo “experimentação, onde a criança aprende fazendo” foi usado pela Katty Zuñiga Pareja no artigo O polêmico uso das novas tecnologias pelas crianças demonstrando que a criança experimenta a tecnologia de uma forma que simplesmente faz algo e aprende, seja por meio dos jogos, vídeos, desenhos etc..
Já perceberam como atualmente é fácil fazer um desenho? Meu filho, por exemplo, pediu para desenhar um Pikachu e claro que eu não sabia. Entrei num tutorial no YouTube e desenhamos de maneira rápida e fácil, e melhor de tudo, JUNTOS!
Katty afirma ainda que dessa forma é possível favorecer o raciocínio analítico da criança e utilizar a tecnologia como ferramenta para resolver os problemas do seu cotidiano.
#2 Desenvolvimento da autoconfiança
Quando a criança tem acesso à tecnologia compatível com sua idade, ela terá contato com desenhos, jogos, programas que estimulam o seu agir, o seu pensar, causando uma curiosidade que traz diversos pontos positivos, inclusive, a autoconfiança.
E como ocorre a experimentação (como dito no item acima) e o aprender fazendo, a criança se liberta do medo de errar, que também estimula sua autoconfiança.
Segundo Vigotsky (1989), “O lúdico influencia enormemente a criança. É através do jogo que a criança pode aprender a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração”.
#3 Capacidade de explorar alternativas
O computador é a primeira invenção humana que faz mais de uma coisa: pode ajudar a “costurar” diferentes temas e assuntos, pode trazer o prazer de ler e escrever textos, possibilita o aumento da motivação em fase escolar, cria atividades que são oportunidades de aprendizado e resolução de problemas, entre outras coisas.
Isto mostra como a tecnologia pode ajudar a criança a desenvolver sua capacidade de explorar alternativas para atingir um objetivo.
Além disto, ao se deparar com tanta informação e possibilidades no mundo digital, a criança começa a explorar aquele tanto de informação e descobre o que mais ou menos interessa para ela, que mais chama ou não sua atenção, e usa tais alternativas a seu favor.
#4 Substituição da memorização
Há quem defenda que a tecnologia deixa o cérebro da criança mais preguiçoso, mas, segundo a Revista Galileu, uma sondagem feita pela organização norte americana Pew Reseach Center revelou que especialistas em tecnologia e em educação têm opinião dividida quando o assunto é o futuro conectado.
A pesquisa ouviu mais de mil profissionais, entre professores, consultores e executivos relacionados à internet, e os resultados mostraram que 45% das pessoas acreditavam que a tecnologia impactaria negativamente uma criança no futuro e 55% que o impacto seria positivo.
Para os que acharam que o efeito seria positivo, a principal causa apontada foi a substituição de memorização: “Essa menor necessidade de memorizar coisas é o maior benefício para a sociedade desde a alfabetização”, acredita o pesquisador Paul Jones, da Universidade da Carolina do Norte.
Todos sabemos que a “decoreba” não é sadia para ninguém, muito menos significa conhecimento. Então, ter acesso a diversas informações quando necessário, parece melhor do que “gastar” a memória com assuntos que não são usuais no dia a dia.
Ou seja, tudo com critério e moderação pode ter seu lado bom!
#5 PlayKids: sugestão de plataforma educativa
A PlayKids anunciou um novo posicionamento: educação como sendo sua essência.
É uma plataforma de atividades e conteúdos educativos para as crianças aprenderem brincando, além de proporcionar que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos.
São mais de 4 mil desenhos, livros, jogos e atividades selecionados por especialistas para ajudar na escolarização das crianças e estimular o desenvolvimento dos potenciais intelectual, físico e sócio-emocional.
Única plataforma que encontrei que engloba os 4 benefícios que citei acima
A proposta da PlayKids é unir-se às famílias e professores, estando mais presentes no processo de desenvolvimento infantil e auxiliando as crianças a atingirem o máximo de seu potencial.
Atividades direcionadas por idade considerando os aspectos motor, cognitivo e afetivo para crianças de até 6 anos
Cada vagão deste “trem” propõe um tipo de atividade: desenhos, brincadeiras, criações, músicas, aprendizado, jogos, entre outros
Atualizações constantes
De acordo com a época do ano, eles atualizam os vagões com histórias, desenhos, vídeos, músicas etc. relacionados ao tema.
Agora na Páscoa eles criaram o vagão “Páscoa” com objetos para as crianças criarem relacionados aos ovos e coelhos, além de muitas histórias de Páscoa contadas por personagens, como a Turma da Mônica.
APP para celular e tablet
O aplicativo que leva o mesmo nome da plataforma, PlayKids, foi eleito um dos melhores apps para iOS e para Apple TV em 2016. Também estão no portfólio da PlayKids os aplicativos Stories, Party e Learn.
Desde seu lançamento, em 2013, a PlayKids conquistou cerca de 35 milhões de famílias, em mais de 100 países. Para baixar os aplicativos da plataforma, acesse: playkids.com.
E o mais legal: funciona off line! Ou seja, depois que alguns conteúdos são baixados, a criança pode assistir no celular ou tablet sem usar a internet ou mesmo que esteja num lugar que não tenha.
Espero que o EQUILÍBRIO esteja SEMPRE na sua casa e na VIDA dos seus filhos!