Arrumando mochilas das crianças para a volta às aulas

O que colocar na mochila escolar por faixa etária.

0

Seu filho vai para a escola e você não sabe o que colocar na mochila? Selecionei 4 faixas etárias com dicas de organização das mochilas. Leiam e tirem suas dúvidas: arrumando mochilas das crianças para a volta às aulas!

Importante! Este post pode ajudar mães de crianças que estudam em qualquer período, mas como as crianças de período integral, em geral, já deixam alguns itens na escola, aquelas que os filhos estudam meio período podem aproveitar mais.

Como cada caso é um caso, as dicas são apenas sugestões e você adequa à sua realidade e aos pedidos da escola.

E NÃO PERCA ESTE VÍDEO em que a Estela me ajuda a mostrar as 3 mochilas daqui de casa para a volta às aulas 2017.

1 Enquanto a criança usa fralda

Enquanto a criança usar fraldas e até por precaução, sugiro enviar várias trocas de roupas e fraldas:

  • em torno de 6 fraldas descartáveis (para meio período);
  • 1 pacote de lenço umedecido;
  • 1 pomada preventiva de assadura (problemas com assadura, veja Como tratar assadura de bebê);
  • 3 trocas de roupas sendo 2 trocas da estação do ano e 1 de outra estação. Por exemplo, no inverno, uma troca com roupas de frio (2 calças, 2 camisetas manga longa e 1 jaqueta), e outra com roupas de calor (1 shorts e 1 camiseta manga curta ou um vestido). Inverte no verão. Se estiverem desfraldando, talvez precise mais;
  • 2 pares de meia;
  • 1 par de sapato;
  • kit higiene com escova de dente, pasta de dente adequada para a idade, uma toalhinha de mão e um copinho para enxaguar a boca e aprender a fazer bochecho.

2 Crianças entre 2 e 4 anos

Nesta fase, em geral, as crianças estão aprendendo a comer sozinhas e algumas já desfraldaram (aqui em casa, os 3 desfraldaram assim que fizeram 2 anos), então, as trocas ainda são necessárias, mas não em grandes quantidades.

  • 2 trocas de roupas (uma de calor e outra de frio com calça, camiseta manga longa, jaqueta, shorts ou saia e camiseta manga curta);
  • 1 cueca/calcinha;
  • 1 par de meia;
  • kit higiene com escova de dente, pasta de dente adequada para a idade, uma toalhinha de mão e um copinho para enxaguar a boca e aprender a fazer bochecho.

3 Crianças entre 5 e 7 anos

Se na fase anterior já não havia necessidade de tantas roupas, nesta muito menos. Em geral, a criança já tem mais coordenação motora e lida melhor com alimentos e bebidas, então, mesmo que só por precaução, considero uma troca de roupa ainda necessária:

  • 1 troca de roupas e sugiro 1 calça de tecido mais fino (se estiver calor, não vai “morrer” de calor e se estiver frio, não “morre” de frio), uma camiseta manga curta e uma jaqueta (se estiver calor, fica só com a camiseta e se estiver frio, usa a jaqueta por cima);
  • 1 cueca/calcinha;
  • 1 par de meia;
  • kit higiene com escova de dente, pasta de dente adequada para a idade e uma toalhinha de mão;
  • a partir do primeiro ano do ensino fundamental (veja aqui a data de corte para matricular a criança no primeiro ano) algumas escolas pedem que as crianças tenham um dicionário na bolsa, estojo e demais materiais escolares, como cadernos, livros, apostilas etc.. Como cada escola tem sua regra, então, é bom consultar o que enviar).

4 Crianças acima de 8 anos

Pela minha experiência, nesta idade eles praticamente não trocam mais de roupa na escola. Se sujam, voltam sujos (risos), mas ainda assim, considero importante ter algumas coisas na mochila do meu filho mais velho de quase 9 anos.

Agora, conversando com mães de pré-adolescentes (em geral, entre 13 e 15 anos) descobri que algumas já não enviavam mais roupas quando os filhos completavam 8 anos, então, avalie a necessidade do seu filho.

Se for enviar, minha sugestão é:

  • 1 troca de roupas e, assim como na idade anterior, sugiro 1 calça de tecido mais fino (se estiver calor, não vai “morrer” de calor e se estiver frio, não “morre” de frio) e uma camiseta manga curta. A jaqueta eles levam nos dias que realmente estiver frio e já saem de casa com ela ou camiseta manga longa;
  • 1 cueca/calcinha;
  • kit higiene (mesmo que não usem, vai por precaução e tentativa – risos);
  • assim como no item anterior, a partir do primeiro ano do ensino fundamental é bom consultar o que cada escola exige. Aqui em casa, no estojo do meu filho mais velho, como podem ver no vídeo LINK, divido o estojo em e partes: canetinhas, lápis de cor e diversos (régua, cola, borracha, apontador, caneta marca texto, lápis preto ou lapiseira e no caso desta última, uma caixinha de grafites).

Lembrando que etiquetar os materiais, roupas e acessórios é super importante. Hoje tem muitas empresas que fazem etiquetas que não saem nem lavando, até para acessórios de lancheiras. Eu já comprei etiquetas da BBDU e achei fantásticas. Mas, se estiver sem grana e para materiais simples, uso etiquetas brancas comuns com o nome escrito à mão ou impresso como mostrei no vídeo (link acima).

Ajudou? Tem dúvidas? Deixe aqui nos comentários!

E se quiser dicas para economizar nos lanches escolares este ano, acesse Conheça 6 formas de economizar nos lanches escolares, o segundo post mais acessado aqui do Blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.