Gente! Para tudooooo! Olha essa delícia que a Carol do Lanchinhos mandou pra mim essa semana: receita de danoninho caseiro, natural, saudável e saborosa, que podemos dar aos nossos filhos, mesmo pequenos (acima de um ano), com tranquilidade. Adorei! E acho que tem tudo a ver com a minha proposta aqui: atrelar alimentos saudáveis (dentro das possibilidades de cada um) com a praticidade.
Testando em 3, 2….
Segundo a Carol, ela criou esta receita para substituir o danoninho industrializado que, além de não ser saudável, a recomendação é o consumo por crianças a partir dos quatro anos, conforme informações da nutricionista Karina Durães no texto Alguns alimentos específicos e a alimentação do seu filho.
Assim, esta versão caseira pode ser oferecida para crianças acima de 1 ano e que já esteja consumindo leite de vaca. E como os pediatras, em geral, não recomendam o açúcar antes dos dois anos, você pode optar por não adoçar.
A Carol afirma que mesmo aquelas crianças que já estão acostumadas com o industrializado, não notam a diferença, e na casa dela, é o lanchinho preferido.
E para ter 4 opções de cardápios para lancheiras escolares e 22 receitas fáceis, práticas, funcionais, nutritivas e que a criançada adora, BAIXE AGORA meu e-book ABC da lancheira escolar – muito além do sabor, da diversão e na nutrição em uma única refeição. |
Então, tome nota desta receita que é muito prática e saudável:
Ingredientes:
- 1 caixinha de morangos
- 100g de ricota
- Açúcar a gosto
Modo de preparo:
Higienize os morangos e pique grosseiramente. Coloque-os em uma panela em fogo baixo e vá mexendo até dar uma reduzida em sua água.
Deixe esfriar e depois de frio, bata no liquidificador com a ricota e o açúcar. Para que possa dar o ponto de sua preferência, pode colocar a ricota aos poucos e vai experimentando, assim como com o açúcar.
Leve à geladeira e, de preferência, sirva gelado.
Dicas da Carol:
- Você também pode separar um pouco da calda de morango para colocar por cima depois de pronto que fica uma delicia!
- Ela já deixou por sete dias na geladeira e ainda estava gostoso, mas aconselha consumir em até 3 dias.
- Se fizer para consumo imediato, não precisa ferver o morango. Pode batê-lo in natura com a ricota e o açúcar. A consistência fica levemente mais molinha, mas fica saboroso igual.
- Produtos com base de leite não são recomendados como sobremesa, pois o cálcio do leite dificulta a absorção do ferro, então, o ideal é fazer um intervalo mínimo de uma hora depois almoço ou jantar.
E não esqueça: baixando meu e-book você colabora com muitas crianças e suas famílias, pois 30% da renda líquida obtida com sua venda, será doada para instituições sociais. |