Nesta época do ano costumamos ver, ler e ouvir (principalmente nas redes sociais) as pessoas falando sobre presépio de Natal e calendário do advento para montar com as crianças. Mas, você sabe qual o significado deles?
Confesso que somente este ano fui conhecer um pouco mais – já que não sou muito religiosa, nem frequento a igreja católica, e fiquei tão encantada com o significado e a forma com que a pedagogia Waldorf sugere a montagem, que convidei minha amiga Carla Noveli, artesã e que aplica a técnica de feltragem com agulhas e lã natural para desenvolver peças de presépio, e proprietária do Ateliê La Lúdica, a escrever este post comigo e ensinar para vocês um pouco do que aprendi com ela.
Antroposofia e a pedagogia Waldorf
A Carla disse que nunca foi uma pessoa religiosa: “Fui batizada na igreja católica ainda bebê, mas nunca frequentei igreja alguma. Por outro lado, sempre acreditei na existência de algo maior, uma força divina que nos preenche e está em tudo o que existe. Sempre tive esse interesse, essa curiosidade, essa busca espiritual por algo com a qual tivesse identificação”.
Quando tornou-se mãe, teve seu primeiro contato com a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf através da Casa Angela, uma casa de parto que integra a Associação Monte Azul (ONG localizada na zona sul de São Paulo) e que aplica a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf em seus atendimentos.
Foi, então, que ela começou a estudar os temas e muita coisa começou a fazer sentido, justamente pelo fato de a Antroposofia ter esse lado espiritual tão evidente.
A Antroposofia prega o quanto é importante para as crianças vivenciarem a religiosidade. E isso não significa ensinar a elas “preceitos morais”, mas vivenciar com as qualidades religiosas, como calma, paz, devoção, veneração, confiança, gratidão etc. Estas vivências trazem segurança, calma interior, e pode ser um alento em situações difíceis.
Calendário do advento e seu significado no Natal
Para esta época de Natal, advento é o nome dado às quatro semanas que o antecedem. É conhecido como um período litúrgico que evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: quando Ele veio ao mundo e a que ocorrerá no Seu regresso, Dia do Juízo.
O advento tem início no domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até o dia 24 de Dezembro, sendo o primeiro tempo do ano litúrgico, e segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz um menino, o filho de Deus, que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento.
Para simbolizar e ajudar as crianças a entenderem, tem o calendário do advento, feito de tecido, papel ou outro material (bastar usar a criatividade), com os 24 dias que antecedem o Natal e em cada dia pode ser colocado algo especial para fazer:
- pedrinhas ou estrelas de papel para colocar no presépio
- bilhete sugerindo algo a fazer, como biscoitos para presentear a vovó ou um desenho para a titia;
- escolher um brinquedo para doação;
- um passeio;
- contar a história dos quatro anjos do advento (conheça a história AQUI)
- entre outras atividades.
A montagem do presépio de Natal segundo a pedagogia Waldorf
O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
Carla explicou que ano passado, nesta época, seu filho estava prestes a fazer 2 anos e montaram um presépio feito por ela utilizando a técnica de feltragem com agulhas e lã natural, à “maneira Waldorf”, por etapas, a cada semana adicionando elementos de cada reino (mineral, vegetal, animal e humano) até o grande dia, desta forma:
O presépio é montado a quatro semanas do Natal, no primeiro domingo do Advento. Este ano foi no dia 27 de novembro e na proposta Waldorf, abre o calendário com os itens do presépio, e pode contar uma história ou cantar uma música de natal, mas cada família adapta conforme sua tradição e gosto.
Segue abaixo sugestão para montagem, mas você adapta com o que tem em casa.
Primeira semana: No primeiro dia será montado apenas o cenário. Um pano azul marinho com o anjo representando o céu. Na mesa você pode colocar panos e deixar com bastante dobras para dar volume.
No decorrer desta semana, ao abrir o calendário do Advento, as crianças vão colocando uma estrela no céu para que no dia de Natal esteja repleto, e no presépio colocam pedrinhas, areia, terra, cristais, representando a terra e o reino mineral.
Segunda semana: Esta semana é representada pelo reino vegetal e a água, então, coloca-se o laguinho (feito de espelho ou vidro com papel celofane azul por baixo) e as crianças podem trazer musgos, folhas, galhos, sementes, gravatá, barba de bode, ramo de pinheiro, planta-se alpiste com as crianças em vasinhos, e também chega a árvore de natal que poder ser decorada toda em um dia ou a partir deste dia, conforme a vontade da família.
Terceira semana: Nesta etapa estará sendo representado o ar e o reino animal, então, coloca-se a casinha onde nascerá o Menino Jesus, que poderá ser confeccionada com galhos, palha, cerâmica, gruta de pedras ou outros elementos naturais. Colocar animais como o burrinho, a vaca e as ovelhas, que ficam dentro do estábulo ou no pasto.
Quarta semana: aparecem as figuras humanas, representando o Reino Humano. Colocar Maria e José acompanhados pelo burrinho no início do caminho até a manjedoura, durante a semana eles irão se aproximando até que entram na casinha na véspera de Natal. Colocar o Anjo acima do local de nascimento de Jesus.
Noite de Natal – 24/12: Colocar o menino Jesus, contar a história do nascimento de Jesus e cantar as músicas da Noite de Natal que gostar (Noite Feliz, Tocam os sinos, “Vinde pastores, alegres ver Jesus….” etc.).
Dia 25/12: Os Reis surgem em algum lugar distante na casa (canto da escada, sala etc.). Pode-se contar histórias do nascimento de Jesus e suas visitas, podemos contar histórias dos reis a partir de 1/1 até o dia de Reis, e no dia 6/1 (dia de Reis) todo presépio e decoração natalina são guardados.
Segundo a Carla, “A criança não precisa entender exatamente esse momento, mas celebrar a época de Natal, vivenciar o Advento dessa forma tão especial, de forma a unir ainda mais a família, esses bons sentimentos, certamente serão momentos que ficarão para sempre na memória dela e isso independe da religião propriamente dita. Esse é o verdadeiro espírito de Natal!”.
Espero que este post também ressignifique o Natal na sua casa! E não esqueça de deixar seu comentário no formulário abaixo.
Carla Noveli é uma amiga querida e talentosa, mãe do Gabriel que completa 3 anos nesse mês de Dezembro. É apaixonada pela Antroposofia e Pedagogia Waldorf! Recentemente criou o ateliê criativo La Lúdica (que em breve será loja on line!) onde cria peças artesanais e outras coisas do mundo infantil e compartilha conteúdo relacionado à infância. |
amei!!!!