Gravidez não planejada depois da vasectom: perdão minha filha

18
gravidez não planejada

Vamos falar sobre gravidez não planejada? Minha terceira gravidez não foi planejada, como acontece com tantos outros casais, e veio depois que meu marido fez vasectomia.

Escrevo para você que precisa ser acolhida neste momento e aproveito para pedir perdão para minha filha linda na certeza de que um dia, quando ela descobrir que foi a “filha do susto”, compreenda meus sentimentos.

Gravidez não planejada em 5 tópicos

1 O susto de uma gravidez não planejada

Um belo dia percebi que há muito tempo que não menstruava. Associado a isso, veio um mal estar depois das refeições, uma fome incontrolável e os roupas apertando na cintura.

Para sanar a dúvida, fui investigar a data da última menstruação e para o meu susto, deveria ter menstruado há 16 dias.

“Como assim?! Não pode ser! Meu marido fez vasectomia há sete meses. Mas, eu sou tão regulada. Tem algo estranho aí!”

Com um pedido de ultrassom em mãos (era para ser um exame de rotina), agendei para o dia seguinte e bingo: aquele TUM TUM TUM do batimento cardíaco inconfundível que eu tanto desejei nas outras duas gestações, mas que me levou ao desespero dessa vez.

Só quem passa por uma gravidez não planejada, depois de já ter dois filhos e achar que a “fábrica” já estava fechada, vai entender porque chorei, sorri, desesperei e quase morri de susto.

2 Descobrindo os riscos depois da vasectomia

Só quando percebi o atraso da menstruação é que fui pesquisar os riscos de uma vasectomia.

Eu não participei diretamente do processo, exames e cirurgia. Meu marido foi atrás e ia sinalizando. Sabia que ele não tinha feito um exame final (espermograma pós-vasectomia), mas o médico falou que, normalmente, depois de 20 ejaculações zeravam os espermas.

Confiamos que passados 6 meses, e sabe lá Deus quantas ejaculações, estivesse tudo zerado. Foi na primeira relação sexual sem preservativo depois da cirurgia que fizemos nossa terceira razão para viver.

vasectomia que não deu certo

Confirmando nosso engano, refeito o espermograma, meu marido é completamente fértil, e segundo o médico, o organismo refez o canal que fora cortado ou tinha 2 canais e somente um foi removido.

Prefiro pensar que aquele canal está lá porque a Estela tinha que vir!

Com isso aprendemos que o corpo masculino pode refazer o tal canal, que alguns homens têm duplo canal e que outros têm uma quantidade tão grande de espermas que pode demorar meses para zerar.

3 A gestação com outros 2 filhos pequenos

IMG_4480

Por não ter sido uma gestação planejada, também não foi a mais alegre e feliz. Eu nunca rejeitei minha gravidez, o medo é que pega nesta hora: tinha dois filhos pequenos (com 5 e 1 ano e 6 meses), bastante trabalho, casa, marido e meu corpo não tinha nenhum preparo físico para aguentar o peso e a correria da vida. Então, sentia muito medo, sim!

Mas, eu consegui! E desde o começo eu soube: se engravidei, era porque tinha ser do jeito que sempre sonhei, num parto totalmente natural e decidi que ela nasceria em casa.

______________________________

Leia aqui meu relato de parto natural humanizado – VBAC 

______________________________

4 Ela nasceu. E agora?

IMG_4481

Estela nasceu naturalmente, embaixo do chuveiro, em casa, num trabalho de parto de menos de 2 horas e hoje completa 9 meses! Isso mesmo! O tempo voa!

______________________________

Assista a um trecho do vídeo do meu parto:

Estela tem 9 meses de pura gostosura, alegria, sorrisos, artes, choros, agitações, colo, carinhos, quando escrevo esta matéria.

Quem disse que o terceiro era mais fácil???? MENTIRA!!!!

Ela é a mais agitada, dorme menos, gosta mais de colo, mama muito, exige muito mais de mim do que os meninos exigiram!

Esses 9 meses foram pesados, cansativos, as vezes até exaustivo, ter dois bebês é muito puxado, e com um filho mais velho super carente, tudo piora.

Já chorei, já arriei, já me desesperei, pensei em sair pelada, descabelada, correndo por aí e largar tudo para trás :), mas, no final, eu encontro o eixo da minha vida e vejo o quanto os amo e como minha vida seria sem graça se eles não existissem.

blog de maternidade

O maior ensinamento disso tudo foi: não temos controle de absolutamente nada nesta vida, nem quando vamos engravidar! E melhor ainda: AINDA BEM QUE NÃO!

Se controlasse, a Estela não estaria há 9 meses recheando nossa vida, colorindo de rosa e lilás nossa casa que era tão azul.

______________________________

Leia também: Partos humanizados e seus encantos

______________________________

5 Filha querida, perdão!

Filha, não planejei a sua gestação. Fiquei assustada como uma criança que se perde dos pais em meio a multidão, era tanta insegurança em não dar conta de você junto com seus irmãos que eu me desesperei.

Cheguei a falar que Deus não olhava pra mim porque como ele me daria mais uma criança se não conseguia cuidar direito daquelas que já tinha?

Mas, ter você aqui é tão natural que é como se o seu lugar sempre tivesse existido e estivesse aguardando sua chegada! A menina que eu tanto queria, um anjo tão lindo e que me tráz tanta alegria.

Você me ensinou a maternar ainda mais, dedicar todo o tempo aos seus cuidados, estar sempre presente, abrir mão de tantas outras coisas para curtir seu primeiro ano de vida. Então, perdoe quando não quis engravidar de você espontaneamente, mas, saiba que sempre existiu nos meus sonhos.

IMG_4473

O susto realmente assusta, causa tremor, palpitação, insegurança, mas se aceitarmos e compreendermos que tudo tem uma razão de ser nesta vida, veremos que as melhores coisas nascem assim, depois um grande susto!

Estelinha, meu amor, você é o melhor e maior susto da minha vida, a filha da melhor vasectomia que o papai poderia ter feito: aquela que trouxe você pra mim.

Feliz 9 meses com o maior amor que pode caber dentro do coração de uma mãe!

filha querida

______________________________

Conhece meu e-book ABC da Lancheira EscolarBAIXE AGORA😮 e entenda que o lanche escolar pode ser ideal para crianças provarem NOVOS ALIMENTOS e lembrar do seu AMOR POR ELE!

Lanche infantil com amor

18 COMENTÁRIOS

  1. Di, acompanhei de perto tudo que você escreveu. Deus sempre tem planos maiores que os nossos, né? Foi tudo uma grande loucura boa!rsrs E o parto? Jamais esquecerei! Você é um ser muito especial, Deus te deu 3 tesouros lindos e perfeitos. Um grande beijo e parabéns pra Estelinha, essa boneca linda!

  2. Edi, que texto lindo, chorei, ri e chorei d novo…rs. Sua família é linda e abençoada, realmente os planos de Deus são maiores e melhores que os nossos. bjos

  3. Edi Deus é tao perfeito q realizou o seu maior desejo ser mãe de uma princesa , ainda bem q deu errado e a Estelinha veio ao mundo p brincar c a Laurinha. .. bjos amo vcs família linda

  4. Queridas Alyne, Rafa e Rita, muito obrigada por lerem, comentarem e se emocionarem junto comigo! Meus filhos são muito privilegiados por terem “tias” tão do bem! Beijo, beijo, beijo!

    • Ai, Monaliza! Seu comentário me arrepiou! Muito obrigada pelo incentivo, por ler, por compartilhar! Valeu mesmo, do fundo do coração! Beijo grande em vocês 4!

  5. Di… faltou lembrar que você só tem uma trompa… Parabéns pelo texto que com certeza conseguiu dizer algo que muitas mulheres gostariam de dizer.. e realmente eu nem lembro mais de como é a vida sem minhas minhas filhas!!!
    Um grande Beijo!!

  6. Amiga, lembro como se fosse ontem…recebendo o seu telefonema, você chorando de “susto” e eu super feliz pela notícia….Deus sabe o que faz!!!! e você conseguiu e está indo além ……parabéns Estelinha e mamãe…bjs

  7. Uma mãe…sogra e avó abençoada!!!Só tenho a agradecer a Deus…Ver a Estela nascer embaixo do chuveiro,não da pra expressar esse sentimento…São três crianças iluminadas que torna nossos dias só de alegria.Muito obrigada minha filha…Você merece o melhor do mundo sempre…#teamo!

  8. Linda história Edilene! Tenho duas filhas e meu marido fez vasectomia e ainda não fez os exames posteriores… mas obrigada pelo alerta. Realmente os planos de Deus sãi maiores do que os nossos. Na verdade ser mãe é um presente de Deus a nós. Parabéns ! Deus abençoe sua família linda!

    • Oi Cristina! Eu quem agradeço a presença e por compartilhar sua história também. Que sirva de alerta e exemplo: quando tem que acontecer, não controlamos. São planos daquele que sabe de tudo! Beijo grande.

  9. Oi Edi! Também engravidei após meu marido fazer a vasectomia. Porém, faz três anos que ele fez e fiquei esse tempo sem me cuidar! Tenho dois meninos e estou a esperar a menina agora, estamos felizes! Gostaria de saber como procedeu com o médico que fez? Ele chegou a ressarcir vocês? Estou em dúvida por que minha família me cobra isso mas meu marido se recusa a procurar nossos direitos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.