Por que participar das temporadas dos acampamentos de férias

0

Você tem medo de mandar seu filho (a) para um acampamento de férias? Como muitas mães relatam que ainda não têm coragem de deixarem os filhos acamparem, resolvi escrever este post dizendo porque participar das temporadas dos acampamentos de férias, segundo minha experiência no assunto.

Meu filho mais velho, José Carlos, que faz 10 anos neste mês de Fevereiro, já esteve em 2 acampamentos diferentes. Já sinto-me uma “mãe de acampante” 🙂  e o segundo acampamento foi o Ecologic Park. Ele já está ansioso pela temporada de inverno com monitores bilíngues e imersão em inglês. 🙂

________________________________________________________________________

Leia mais!

10 motivos para seu filhos estar num acampamento de férias

________________________________________________________________________ 

#1 Saindo da rotina nas férias escolares

Quantas crianças não ficam entediadas nas férias escolares? Seja porque estão sem os amigos, porque não têm muitas atividades, ou porque os pais estão trabalhando ou não dão conta de arrumar entretenimento todos dias.

Os acampamentos ajudam muito nesta hora.

Meu filho mais velho sempre reclama de não ter muito o que fazer nas férias, mas quando ficou sabendo, as 2 vezes, que iria para um acampamento de férias, reverteu o tédio em ansiedade e curiosidade pelo que encontraria.

Além disto, minha consciência fica mais tranquila: sei que mesmo que não tenhamos muito para fazer, ele terá uma semana de muita atividade e diversão, coisas que nem sempre consigo proporcionar.

Então, uma das principais razões para enviar seu filho para acampamentos de férias, é livrar do tédio e sair da rotina da casa durante as férias escolares.

Momento de jogos e diversão com os novos amigos

#2 Vivendo novas experiências

Como pais, sempre temos a ânsia dos nossos filhos viverem momentos diferentes e inesquecíveis, coisas que muitos de nós nunca conseguimos ter.

Os acampamentos de férias proporcionam momentos assim.

Cada um tem suas atividades, mas, em geral, são jogos, brincadeiras, trilhas, gincanas, festas noturnas, entre tantas outras, que poucas crianças/adolescentes têm oportunidade de vivenciar.

Nestas férias de Janeiro de 2018, José Carlos teve uma experiência super diferente no Ecologic Park conhecendo o Jurassicamp, um espaço que promove uma viagem no tempo através dos dinossauros.

Jurassicamp do Ecologic Park
Festa do Neon no Acampamento Ecologic Park
Pintando as bandeiras dos times

#3 Criando independência nos acampamentos de férias

Muitas de nós, mães, temos um sério problema em enfrentar o crescimento e independência dos filhos, mas, ainda assim, vejo que esta é uma das nossas maiores missões dos pais: criar filhos independentes e preparados para a vida.

A primeira vez que deixei o José Carlos ir para um acampamento, sofri muito. Ficava imaginando mil coisas que poderiam acontecer, mas, principalmente, as ruins. Foi meu marido quem deu o pontapé inicial e disse: ele vai!

Num primeiro momento, achei que ele estava louco. Ele só tinha 8 anos e o máximo que havia ficado longe da gente, era para passar uns dias na casa dos avós.

Comecei a pesquisar a respeito e ver as vantagens que enumero para vocês (quando escrevi o post 10 motivos para seu filhos estar num acampamento de férias ) e percebi que não era justo tirar esta oportunidade dele.

Desde então, comecei a perceber que isto é uma preparação para a independência dele.

São 7 dias longe de casa, longe dos meus cuidados, tendo que cuidar das roupas, da higiene, escolher o que vestir, o que comer, o que calçar e, principalmente, se virando com as encrencas que arrumar.

Festa do pijama
Hora do almoço
Opções para refeição à escolha de cada acampante

#4 Convivendo com a diversidade

Uma outra coisa muito legal dos acampamentos de férias é a diversidade de pessoas, hábitos e costumes.

No Ecologic Park são 7 tipos de acomodações e o que varia é a quantidade de leitos. Cada quarto é organizado por idade e sexo e tem 1 monitor para cada 10 crianças.

Ou seja, é muita criança para aprender a interagir, aceitar, respeitar, se defender e atacar.

Quartos divididos por idade e sexo sempre acompanhados por monitores

#5 Segurança e confiança

Antes de fechar com um acampamento, os pais precisam se sentir seguros e confiantes: seguros quanto ao local que escolheram e confiantes na criação estão dando aos filhos e naquele ser superior que nos guarda diariamente e chamamos aqui em casa, de Deus.

A segurança vem das pesquisas, conversas, informações e visitas que podem ser feitas sobre o local.

Alguns acampamentos têm como política, evitar ao máximo o contato dos filhos com os pais, seja para não bater aquela saudade, seja para a criança (e os pais) tirem o maior proveito deste tempo longe.

Outros são mais flexíveis, permitindo ligações em determinados horários e maior acesso dos pais ao que acontece no dia a dia dos filhos acampantes.

A título de exemplo, o Ecologic Park tem a política de informar aos pais tudo que acontece de diferente com os acampantes.

Recebi 2 telefonemas enquanto o José Carlos esteve lá informando de “brigas” que ele teve com algum colega de quarto, mas quando me ligavam, a situação já estava resolvida e já haviam pedido desculpas um ao outro.

Gostei muito disto! E este contato por telefone ou whatsapp com uma pessoa da equipe, mais as fotos que diariamente são postadas no site, tranquilizavam demais meu coração.