Cinco vantagens que a mamadeira oferece ao bebê e aos pais

0

Decidir pelo desmame e pela mamadeira pode ser um momento muito difícil para as mães! Mas, quem precisa decidir e está em dúvida, vejam estas cinco vantagens que a mamadeira oferece ao bebê e aos pais.

Não percam os posts anteriores onde falei Quando acontece a transição do peito para mamadeira e Cinco dicas para fazer a transição.

Segundo minha experiência pessoal, independente do desmame (tem casos em que o bebê toma mamadeira e continua com mamando no peito), há cinco grandes vantagens que a mamadeira oferece aos bebês e aos seus pais e listei aqui.

IMPORTANTE: SOU TOTALMENTE A FAVOR DO ALEITAMENTO MATERNO! O filho que amamentei por menos foi por dez meses, e a OMS recomenda o aleitamento exclusivo até os seis meses e a continuidade até os dois anos com introdução de outros alimentos.

As cinco vantagens da mamadeira na minha visão pessoal

1. A criança dorme por mais tempo

Como o leite artificial costuma ser mais “pesado” que o leite materno, a criança tende a dormir melhor e por mais tempo, o que ajuda muito os pais a dormirem melhor também.

2. A criança dorme mais rápido

Se a família tiver uma rotina de sono estabelecida, a tendência é que a criança tome a mamadeira e já durma na sequencia, sem precisar ser embalada ou ter que ficar ao lado dela até que adormeça.

Aqui em casa, por exemplo, meus filhos sempre saíram do banho (seja a tarde ou a noite), tomavam a mamadeira e dormiam. A Estela está nesta fase e para mim é ótimo: coloco-a  para dormir e vou cuidar dos outros dois.

3. Autonomia

Por volta dos onze meses a criança costuma segurar a própria mamadeira, tendo autonomia para tomar sozinha. É um momento em que os pais podem deixá-la com a mamadeira num carrinho ou recostada no berço (por conta de refluxo e otite, sempre deixei com a cabeça elevada, evitando o retorno do leite) e fazer algo por eles (comer, ir ao banheiro, fazer uma ligação, etc.), mas sempre por perto e olhando a criança, claro.

4. Independência

A criança fica menos dependente da mãe, já que outras pessoas, principalmente, o pai, poderá alimentá-la, e a mãe começa a ter um pouco de liberdade para fazer coisas sozinha e fora de casa.

5. Conforto na rua

Algumas mães não se sentem confortáveis em amamentar na rua.

Eu nunca tive esse problema (tentava imaginar que naquele momento estava alimentando meu do meu filho, não expondo meu peito), mas sei que algumas mulheres não se sentem confortáveis com a situação. Assim, a mamadeira é super tranquila nessas horas.

 

E se você tem dúvidas sobre a transição do peito para mamadeira, espero que estas informações lhe ajudem na decisão!

E se ajudar, compartilhe com as amigas e deixe seu comentário ao final!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.