São tantos tipos de garrafas disponíveis no mercado que ficamos perdidos, não é?! Mas, você sabe como escolher uma garrafa para lancheira infantil? Então, veja estas dicas que vão te ajudar!
______________________________
BAIXE AGORA😮 meu e-book ABC da Lancheira Escolar e entenda que o lanche escolar pode ser ideal para criança provar NOVOS ALIMENTOS e lembrar do seu AMOR POR ELE!
Tipos de garrafa para lancheira infantil
O mercado disponibiliza quatro tipo de materiais diferentes: plástico, alumínio, aço inoxidável e térmica. Há também a opção de vidro, mas não tratarei aqui por ser uma péssima opção para crianças, já que podem quebrar.
A Loja Lanchinhos vende todos os modelos e uns mais fofos que o outro, sendo loja exclusiva de artigos de alimentação infantil. Acesse agora e escolha seu modelo!
Veja algumas diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma.
Importante: quando buscar modelos, alguns fabricantes especificam se é para bebida quente ou gelada, mas, digo que raramente vi esta informação.
Garrafas plásticas
As maiores vantagens destes modelos são: baixo custo, leve e fácil de carregar. São as mais comuns no mercado.
As desvantagens deste material são: alguns modelos levam o BPA (Bisfenol-A) na sua composição, substância que pode causar sérios riscos à saúde (afetar o desenvolvimento cerebral de crianças e fetos ou causar determinados tipos de câncer em adultos). Além disso, podem liberar toxinas ao serem aquecidas com líquidos quentes, por exemplo.
Neste tipo de garrafa para lancheira infantil, de material plástico, também é mais fácil proliferar bactérias e gerar problemas de saúde. Além do que, o uso com líquidos coloridos, como os sucos, podem deixá-la com resíduos e odor.
Não podemos esquecer também que o descarte de maneira errada deste tipo de material pode ser muito perigoso para a natureza e meio ambiente, pois o plástico e microplástico podem se transformar em poluentes, causando um impacto ambiental muito negativo. E hoje elas lotam aterros sanitários e incineradores porque a sua reciclagem é muito cara.
Aqui em casa, as garrafas plásticas que foram nas lancheiras com suco por um tempo, tiveram a cor alterada e o cheiro não é agradável, então, nesse modelo, precisamos trocar de tempos em tempos.
Agora, para água, nunca tive problemas, então, plástico aqui, só para água.
______________________________
Leia também: 10 sugestões de lanches escolares com formatos de coração
______________________________
Garrafas de alumínio
Outro modelo de garrafa para lancheira infantil é a de alumínio e elas têm a vantagem de serem leves e práticas para carregar no dia a dia, apesar de amassarem com facilidade. Não são tão baratas quanto às de plástico, mas são escuras e ajudam a diminuir a oxidação dos sucos.
Outra vantagem é com o seu descarte, pois alumínio é reciclado em larga escala no Brasil.
Agora, não há garantias de que ela esteja totalmente livre do BPA. Há estudos sobre elas apontando que alguns modelos possuem um revestimento interno que pode contê-lo. Além disso, a maioria possui bico e tubo (canudo) de plástico.
A presença ou não do BPA deveria constar das embalagens e rótulos, mas, infelizmente, nem sempre contém, ou podemos confiar nessas informações, já que também existem estudos que detectaram em mamadeiras, por exemplo, mesmo sendo uma marca reconhecida por ter o selo de garantia de inexistência desse item na composição, conforme aponta texto da eHow Brasil.
Esse mesmo texto informa que há estudos sobre pessoas que expostas a níveis elevados de alumínio podem desenvolver a doença de Alzheimer, mas não há evidências que pudessem comprovar isso, não havendo conclusões que demonstrem convincentemente uma relação causal entre o alumínio e a doença.
De qualquer forma, fala-se de exposição prolongada, não da exposição oral, que é o assunto deste post.
Aqui em casa temos usado uma garrafa de alumínio com suco há uns três meses. Sua coloração interna teve pouca mudança, mas o cheiro mudou. Bem pouco comparado às de plásticos, mas sofreu uma pequena alteração, por isso, deixarei a água de agora em diante em garrafas desse material, para não sofrerem mais alterações.
Os sucos industrializados costumam deixar com mais cheiro e coloração. E se quiserem saber como ler rótulos e diferenciar suco, néctar e refresco, baixe o e-book ABC da Lancheira Escola AGORA e tenha esta e tantas outras informações sobre lanches infantis.
Garrafa de aço inoxidável
Considerada mais durável que as outras, não causam risco de intoxicação por compostos químicos, é mais higiênica e pode ser lavada na máquina de lavar louça.
São escuras e isso ajuda a evitar a oxidação dos sucos de frutas naturais. Se forem pequenas, como essas da imagem, melhor ainda.
Segundo texto do eCycle esse material esquenta mais facilmente que os modelos anteriores, sendo menos indicada para bebidas geladas. No caso das lancheiras, pode não ser indicado se precisar manter gelada por muito tempo. Para este, melhor escolha são as térmicas, que falo logo abaixo.
Há uns três meses também tenho usado uma de aço inoxidável por aqui. Como só tinha duas dessa e duas de alumínio, dois filhos levavam suco na de aço inoxidável e o outro na de alumínio.
Comparando as duas em termos de desgaste e cheiro, não há nenhuma alteração nas de aço inoxidável, nenhum cheiro de frutas ou resíduo.
Assim, diante das pesquisas, minha opção é mandar suco nas garrafas de aço inoxidável e água nas de alumínio, evitando ao máximo as garrafas pets e plásticas.
______________________________
Leia também: como conversar frutas cortadas na lancheira
______________________________
Garrafa térmica
As garrafas térmicas podem ser ótimas opções para inverno ou verão, pois mantém frios ou quentes de acordo com as estações do ano.
Elas possuem uma ampola interna que pode ser de vidro, aço inoxidável ou plástica, cuja finalidade é não deixar que ocorra troca de calor entre o líquido que está dentro da garrafa e o meio ambiente.
Uma dúvida geral sobre garrafa para lancheira infantil é se pode utilizar a mesma garrafa para líquidos quentes ou gelados.
Em geral, pela pesquisa que realizei, os fabricantes explicam que pode-se usar, mas é necessário que seja feita a estabilização da temperatura interna da garrafa de acordo com o líquido a ser conservado. Esta orientação e o tempo de manutenção da temperatura você deverá encontrar no manual que acompanhará a garrafa.
Para crianças, sugiro que procurem as que possuem ampola interna de aço inoxidável ou plástica inquebrável e atóxica (LEMBRANDO que garante segurança para o uso infantil, mas elas costumam manter a temperatura por menos tempo que a de vidro e aço inoxidável.
Importante observar que quando usada a capacidade total da garrafa, é mais garantido que mantenha a temperatura do líquido pelo tempo esperado.
Alguns fabricantes não recomendam o uso de leite e líquidos gaseificados na garrafa, nem que beba diretamente do gargalo da garrafa, então, observe isso na hora da compra e veja se atende ao que você espera.
E se o post te ajudou, COMPARTILHE e COMENTE ao final da página!
E não esqueça: baixando o e-book, além de todo conhecimento adquirido, você colabora com muitas crianças e suas famílias, pois 30% da renda líquida obtida com sua venda será doada automaticamente para Associação Santa Terezinha. |
Boa noite. Quais são as marcas das ultimas duas fotos das garrafas de aço inoxidável dessa matéria?
Bete, a penúltima eu comprei no Sams Club. Não sei a marca. Eles vendem muitos importados. A última foi um modelo exemplificativo. Veja na http://www.lojalanchinhos.com.br que tem muitos modelos de garrafas térmicas. Bjs,