Vivendo mundo afora: como transformar o sonho em realidade?

0

Muitos brasileiros buscam o sonho de transformar suas vidas indo para outros países.

Dados divulgados pela CNN Brasil em 2021, mostram que já são mais de 4,2 milhões de brasileiros morando no exterior.

Para as coisas darem certo na prática e a mudança de país se tornar motivo de alegria, é importante se programar e alinhar todos os detalhes, antes de pegar o primeiro avião com destino à felicidade.

O sucesso mora no planejamento

Quem me segue, sabe que eu sou uma verdadeira incentivadora do PLANEJAMENTO.

E não por achismo ou por identificar que isso pode facilitar as coisas, mas por ser algo que eu e minha família vivemos, no processo de mudança para Portugal e porque conheço centenas de brasileiros passando muito aperto do lado de cá do Oceano

Imagine como seriam três crianças e três adultos (minha mãe veio conosco) tentando mudar de país, sem a realização de um planejamento? Provavelmente, seria impossível ou arcaríamos com consequências que valeriam tempo, dinheiro e colocaria em risco nossos bens maiores: nós mesmos!

São muitos detalhes para pensar e colocar na ponta do lápis, antes de viajar. Principalmente para famílias que viajam com crianças, detalhes como, matrícula em escolas, assistência de saúde, roupas e calçados específicos, idioma, são muito importantes, bem antes da chegada no novo país.

Inclusive, para quem estiver de mudança para Portugal, pode entender em detalhes, como funciona o processo para matricular as crianças em escolas.

Os detalhes do planejamento são necessários, porque, em situações normais, as famílias vendem TUDO que têm no Brasil antes da mudança, mas também precisam comprar grande parte dos itens, inclusive, os de uma casa, para chegar com o mínimo de conforto e segurança garantidos.

Além disso, em grande parte dos casos, a família não tem a possibilidade de ir até o país e verificar local de moradia, mobília, antes da mudança.

Imagine que, dependendo do país que você escolher, poderá ter passado mais de 24 horas entre voos e escalas e a chegada pode se tornar bem cansativa. E ainda ter que correr atrás de casa, mobília, roupas, escola etc..

A experiência de planejar a mudança de país deu tão certo por aqui, que atualmente, uma das minhas missões é auxiliar pessoas que desejam morar fora do Brasil, especialmente Portugal, com todo suporte necessário que uma Assessoria Migratória pode oferecer. Afinal, eu tive este suporte de uma equipe maravilhosa e sei quanta diferença fez na minha chegada.

Assessoria Migratória

O questionamento que muitas famílias fazem, é: se é possível mudar de país sem o apoio de uma Assessoria Migratória? E a resposta parece simples, mas não é.

Você pode, claro, realizar a mudança por conta própria, mas pode ser que você siga pelo caminho mais longo escolhendo desta forma.

Por isso, é importante visualizar a Assessoria Migratória como um investimento que vai garantir segurança, conforto e tranquilidade para a sua família ao chegar em outro país.

O apoio da Assessoria Migratória, vai muito além de auxílio para emissão de visto. Alguém experiente nessa área, poderá ajudá-lo com a regularização da documentação para permanência no local. Poderá verificar imóveis e locais para a família morar quando chegar no país.

Também terá papel importante para que as crianças cheguem no país com condições de entrar na escola e seguir o ritmo de aprendizado do ano.

Por isso, essa etapa de planejamento é tão importante. Nela você poderá mensurar o custo para contratar um profissional que ajude a sua família a chegar no novo país, sem grandes problemas e avaliar se isto é um custo ou um investimento.

Destinos para brasileiros

Além do planejamento e claro, antes dele, vem a decisão de qual país escolher.

A decisão pode ser tomada pela emoção de grandes metrópoles e, porque não dizer, de sonhos de infância, mas na prática, o ideal é que a escolha do país aconteça com base na finalidade da mudança, se os adultos trabalharão no país ou viverão de renda.

Critérios como reserva financeira e afinidade com a língua, também devem ser considerados antes da decisão.

Alguns destinos ainda são os queridinhos dos brasileiros, como: Canadá, Austrália, Portugal e Estados Unidos. Veja aqui, os 9 países para brasileiros viverem bem.

Portugal tem sido uma das opções pela facilidade com o idioma, clima mais ameno do que outros países, principalmente, dentro da Europa, e custo de vida menor.

Agora, não se iluda: apesar de ter custo de vida menor que outros países da Europa, Portugal tem um dos menores salários mínimos. No final, a conta não bate: aluguéis altos e salários baixos. Por isso sua reserva financeira é fundamental.

Conclusão

Apesar de milhões de pessoas estarem morando fora, ainda existe uma grande barreira para algumas famílias colocarem o sonho em prática, transformando-o em realidade.

Procure informações detalhadas sobre os destinos, faça um bom planejamento e conte com a ajuda especializada de profissionais que facilitarão esse processo.

Muitos sonhos não saem do plano das ideias porque não são colocados no papel. Invista tempo e planeje com anos de antecedência a sua mudança. Eu te garanto que é plenamente possível.

Aproveite para seguir o meu perfil @edilenegualberto no Instagram e ficar por dentro da rotina de quem mora fora do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.