Francesinha um prato típico do Porto

0
Francesinha

Vocês conhecem a Francesinha, um prato típico da cidade do Porto que, só de olhar, dá água na boca?

Antes de mudar para Portugal, durante meu planejamento, seguia muitos perfis que falavam sobre o país e lia muito, muito e muito, sobre tudo que poderíamos encontrar aqui, de bom e ruim, e alimentação está sempre no topo das preocupações.

Agora, um prato me chamava muito a atenção: as Francesinhas. Toda vez que via uma foto eu falava: preciso comer istooooooo! 🙂

Visto certo para Portugal

Minha primeira experiência com a Francesinha

Pois bem! Estou no centro do Porto turistando com família e amigos e resolvemos nos aventurar num restaurante bem turístico.

Os pratos escolhidos por todos foram Francesinhas e Bacalhau de Natas.

O bacalhau estava divino (difícil é comer um bacalhau aqui, em qualquer lugar, que não seja muito bom).

Mas, para minha decepção, não gostei nada da Francesinha. Não gostei do cheiro, do recheio e, principalmente, do molho. Foi uma frustração!

Mas, sou brasileira e não desisto nunca. Comecei a perguntar para brasileiros moradores mais antigos e até para os próprios portugueses onde comer uma boa francesinha.

Descobri diversas coisas, inclusive que o segredo está no molho, e vim compartilhar com vocês.

Qual a origem e do que é feita a Francesinha

Reza a lenda que um português chamado Daniel David Silva, por volta dos anos 50, trabalhava num restaurante no Porto. Tendo sido emigrante na França, usou como inspiração um sanduíche típico de lá, o Croque-Monsieur.

Sanduíche francês inspira Francesinha

A ideia foi a de ajustar os ingredientes ao paladar português, habituado a comidas de sabores fortes e quentes, e criou o famoso molho que é “a alma” do prato.

Assim, a origem da Francesinha é a cidade do Porto, em Portugal, e por isto afirma-se “Francesinha um prato típico do Porto”. E há moradores que afirmam que as mais típicas são encontradas nos restaurantes de uma freguesia (bairro) chamada Canelas, em Vila Nova de Gaia.

Basicamente, elas são feitas com duas fatias grossas de pão de forma ligeiramente torrado, um bife de carne de boi, um tipo de linguiça que lembram as defumadas do Brasil, mortadela, salsicha fresca (linguiça fresca do Brasil) e queijo.

Monta-se a sandes (como são chamados os sanduíches cá em Portugal) num prato, cobre com muitas fatias de queijos espalhando para os lados e leva ao forno até o queijo começar a derreter.

E no final, despeja o ingrediente mais importante da Francesinha: o molho quente, ligeiramente espesso e picante.

O molho é composto por uma diversidade de bebidas alcoólicas, e a sua quantidade afeta de forma determinante o seu sabor e a sua acidez ou adocicado. Existem restaurantes que fazem molhos de excelência cuja combinação de ingredientes é um segredo que dura há gerações.

Como escolher o local para comer uma bela Francesinha

Francesinha em Canelas

A primeira dica é conversar com pessoas que moram ou que já visitaram muitas vezes a cidade e comeram em diversos lugares.

A segunda dica é buscar indicações em sites confiáveis, que constem opiniões verdadeiras. Gosto do TripAdvisor e das opiniões que consumidores colocam.

A terceira dica é não comer no primeiro lugar que estiver na sua frente, sem qualquer referência.

A quarta dica é pedir que o molho venha separadamente caso seja a primeira vez que vai comer ou para testar o paladar das crianças.

Eu já comi em 3 lugares excelentes e deixo aqui minha forte recomendação:

Café Santiago: uma rede de restaurantes (têm 3 unidades bem próximas umas das outras) e minha preferência é pelo ambiente clean e moderno do Café Santiago Praça. A mistura de turismo com morador fez com que o molho fosse picante na medida certa. As crianças adoram esta e não reclamam do molho.

Brasão: também possui 3 unidades e eu conheço a da Aliados. Pensem num ambiente rústico, estilo taberna, muito bem montado e aconchegante? A Francesinha também é excepcional.

Hard Drivers: este fica em Canelas. Conheci por indicação de portugueses que, como disse acima, dizem ter as Francesinhas típicas. O local é bem bacana para quem curte motos. Eles têm também uma oficina de motos e o restaurante Locanda. a Francesinha pareceu-me mais típica mesmo, com molho mais picante e sabor bem acentuado. Infelizmente, as crianças não gostaram.

Então, se vier ao Porto, não esqueça de provar uma deliciosa Francesinha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.