Emprego para brasileiros em Portugal

2

Está pensando em mudar de país e quer entender como é a realidade de emprego para brasileiros em Portugal? Esse post vai trazer detalhes de como isso é possível e como você pode se planejar para mudar, quem sabe, com o emprego já garantido.

É importante saber que é possível buscar por um emprego em Portugal enquanto ainda está no Brasil, mas poucas áreas ou empresas contratam à distância.

Costumo dizer por aqui que planejamento é a chave que abre muitas portas quando o assunto é migração e por isso, é essencial que você e sua família verifiquem também as condições e opções de trabalho antes da mudança.

A importância do inglês

Um dos fatores que talvez nem todo mundo revele sobre Portugal, é que apesar do português ser uma língua familiar para os brasileiros, grande parte dos locais e atividades profissionais, exigem a língua inglesa (ou mais idiomas) para comunicação.

Este é um ponto que merece atenção porque pode influenciar diretamente no momento de conseguir uma boa vaga de emprego.

Assim que iniciar as buscas por vagas, verifique quais são as exigências e se, dentre elas, o inglês está presente. Talvez valha a pena incluir no planejamento aprimorar a língua antes da chegada no país.

Prepare-se para conseguir um bom emprego em Portugal

Além do inglês, há alguns passos que são imprescindíveis para os brasileiros que buscam emprego em Portugal e podem aumentar as chances de uma boa contratação:

  • Currículo atualizado

Passo importante e que pode fazer a diferença na hora da seleção para uma entrevista é manter o currículo atualizado e pode te destacar no mercado.

Informações relevantes e que conectem experiências profissionais com a descrição da vaga pretendida, aumentam as chances de ser chamado para uma entrevista.

  • Prepare-se para a entrevista

Foi chamado para uma entrevista? É bastante importante, preparar-se para este momento.

Estudar sobre a empresa e entender suas principais atividades, além de verificar os detalhes da vaga, para ter segurança ao falar sobre os possíveis temas que serão abordados, aumenta a possibilidade de êxito na entrevista.

Como o brasileiro pode conseguir um emprego em Portugal?

O bom da tecnologia é que você não precisa estar em Portugal para iniciar a busca por vagas locais. Com a internet, é possível entender quais setores possuem melhores ofertas e quais os requisitos para se candidatar.

Sites

Assim como no Brasil, Portugal possui uma gama de sites com vagas de emprego e alguns deles voltados para brasileiros que buscam emprego em Portugal.

Na etapa de planejamento, navegue por esses sites e verifique as opções.

Linkedin

O Linkedin é a maior rede profissional do mundo e também pode se tornar uma excelente fonte de conexão com profissionais, gestores e empresas de Portugal.

Aproveite para manter, mesmo antes da mudança, seu perfil atualizado, gerando conteúdo relevante, que pode ajudar a conectá-lo com profissionais de Portugal.

Além disso, fique de olho nas vagas disponíveis para o país, enquanto realiza os passos para a mudança.

Principais sites de vagas de empregos de Portugal

Principais sites de vagas de empregos de Portugal

Falamos dos canais que mais empregam brasileiros em Portugal e aqui a ideia é relacionar alguns sites que possuem oportunidades para brasileiros:

É o maior e principal site de vagas de empregos de Portugal e pode te dar um bom parâmetro sobre as vagas disponíveis.

Você realiza a pesquisa filtrando a área de interesse profissional ou ainda, selecionando a região de interesse.

É um dos sites com maior número de vagas cadastradas em Portugal.

Com oportunidades nas áreas mais buscadas: administrativa, comercial, call-center, informática e hotelaria, é uma boa referência para quem deseja entender as ofertas no mercado de trabalho português.

Especializado em vagas para a área de saúde, este site oferece boas opções para profissionais que pretendem atuar em Portugal.

Existem além destes, outros sites com vagas disponíveis para brasileiros que desejam trabalhar em Portugal e em áreas específicas como turismo, hotelaria e Tecnologia da Informação.

Se quiser aproveitar e conhecer outros sites que disponibilizam vagas de emprego para brasileiros em Portugal, clique aqui e veja o post que escrevi sobre isso lá no Instagram:

Quais áreas geram mais empregos em Portugal?

Depois de passear pelos sites de emprego, você, provavelmente, terá ideia das áreas com maior número de vagas disponíveis em Portugal.

Mesmo assim, é bom reforçar aqui, que as áreas de atuação que possuem maiores oportunidades de colocação no mercado de trabalho português, atualmente, é:

  • Tecnologia da Informação
  • Saúde
  • Recursos Humanos
  • Marketing
  • Engenharia
  • Contabilidade e Finanças
  • Telecomunicações
  • Logística

Reconhecimento de grau em Portugal

Reconhecimento de grau em Portugal

Perceba que estamos tratando de detalhes muito importantes antes mesmo do brasileiro iniciar a busca por um emprego em Portugal e, por isso, é essencial falar também do reconhecimento de Grau ou equivalência de diploma como é chamado por alguns. Para algumas áreas, é a partir desse reconhecimento que o profissional é habilitado para atuar em Portugal e exercer sua profissão com a mesma formação do Brasil.

Para isso, é realizado um comparativo entre as grades curriculares de Portugal e da instituição de formação do profissional, com avaliação do diploma, do histórico escolar e detalhamento das disciplinas.

Nem todas as áreas é necessário fazer o reconhecimento, então, pesquise sobre sua área, se tem entidade de classe como a Ordem dos Advogados, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Engenheiros etc., e realize isto antes mesmo de chegar no país para ganhar tempo, já que os processos podem levar de 6 meses a 1 ano, isto quando for possível pedir.

O emprego para brasileiro em Portugal começa no planejamento

O emprego para brasileiro em Portugal começa no planejamento

Decidiu que vai morar em Portugal? Um dos pontos essenciais nesse processo, é definir qual será a fonte de renda da sua família e por isso, é muito importante verificar as melhores opções de emprego para você.

Contudo, essa é apenas uma das etapas do planejamento para quem deseja morar em Portugal. Para entender como planejar sua mudança da maneira mais tranquila e confortável possível, você pode solicitar o e-book Planejamento em 10 passos – Migração segura e responsável para famílias.

Conheça seu mercado antes de mudar e aumente suas chances da migração ser um sucesso! Se precisar, conte com a minha assessoria!

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Edilene! Gostei muito do conteúdo tirei bastante proveito.me inscrevi no seu canal,pq gostei dos seus conteúdos.eu e meu marido estamos tentando nos planejar para morar em Portugal ele tem direito a cidadania, porém tá um parto correr atrás das documentações aqui no Brasil, já estou quase desistindo.

    • Olá, Telma! Muito obrigada por seu feedback e por acompanhar o conteúdo. Tentamos trazer sempre o que tem de melhor e mais atualizado para quem deseja morar em Portugal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.