Uma visita ao Cais de Gaia – o que fazer por lá

0
O que visitar no Cais de Gaia

Portugal tem infinitos lugares e regiões a conhecer. É tanto lugar lindo que muita vezes não sabemos para onde ir. Mas, hoje selecionei, dentre os lugares no Porto, um especial para mim: visita ao Cais de Gaia.

Vamos falar da zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, que fica junto ao Rio Douro, com uma área cheia de bares, cafés e restaurantes, mas que ficou mais conhecida por conta das caves do vinho do Porto.

Conheçam e entendam porque você não pode conhecer o Porto sem passar pelo Cais de Gaia.

Qual a localização do Cais de Gaia

O Cais de Gaia fica no Concelho (cidade) de Vila Nova de Gaia, uma cidade essencialmente residencial, chamada somente por Gaia muitas vezes, mas que ganhou notoriedade, principalmente, entre os brasileiros, já que está ao lado do Concelho do Porto e, teoricamente, tem um custo de vida um pouco menor (atualmente, já está bem alto).

Arrendar imóvel em Portugal ainda do Brasil

Como parte do Concelho beira o Rio Douro, o Cais de Gaia está instalado neste zona, por este motivo, chamada ribeirinha.

Ao atravessar do Porto à Gaia pela Ponte Dom Luis (parte superior, andando), é possível avistar todo o Cais de Gaia. E se estiver do outro lado da beira do Rio Douro (conhecida como a Ribeira do Porto), também avista todo o Cais.

Como chegar ao Cais de Gaia

Como chegar ao Cais de Gaia

É possível chegar ao Cais de Gaia andando, de carro ou teleférico.

Andando, se estiver no Porto, basta atravessar a Ponte Dom Luis (por cima ou por baixo dela).

Se estiver na Ponte por cima (conhecido como tabuleiro superior), pode descer de Teleférico ou pelas ruas que circundam o Jardim Morro (da onde sai o teleférico).

A descida de teleférico é imperdível e recomendo fortemente o investimento. A vista é incrível e inacreditável. Você pode comprar o bilhete de ida e volta ou só ida ou só volta.

Se estiver na Ribeira (do Porto) ou região Central, pode atravessar a Ponte por baixo (conhecido como tabuleiro inferior) e já estará no Cais.

Se for carro, há opções de estacionamentos no início (perto da Ponte) ou final (sentido Afurada), e ainda em ruas transversais, mas tome cuidado porque não em todo o trecho que pode circular carro. Estacione e caminhe feliz apreciando a vista.

Consultoria migratória

Por que fazer uma visita ao Cais de Gaia

Este é um dos locais históricos desta cidade que se desenvolveu graças ao famoso Vinho do Porto, uma vez que durante séculos este foi o local onde se situava o porto fluvial de onde eram exportadas e importadas diversas mercadorias.

Era onde chegava a produção de vinho destinada a ser envelhecida nas Caves das mais de 50 companhias vinhateiras existentes em Gaia, e saía o vinho já formado, engarrafado e pronto a ser exportado, partindo para diversos destinos.

Atualmente, o Cais de Gaia está é uma agradável área turística e, além dos restaurantes e bares, tem o teleférico, as Caves, o Mercado Beira Rio, saídas de Cruzeiros pelo Douro, além da vista para a zona histórica da cidade do Porto.

Teleférico

teleférico de Gaia

O Teleférico de Gaia oferece aos seus passageiros uma viagem entre as históricas caves de Vinho do Porto, na Zona histórica de Gaia e as vistas deslumbrantes sobre o patrimônio mundial “Porto e rio Douro”, no percurso entre o Cais de Gaia e o Jardim do Morro.

Este passeio é uma forma de encontrar belos monumentos que Gaia e Porto têm para oferecer, através da perspetiva aérea, viajando num transporte moderno e amigo do ambiente.

Com uma duração de viagem de, aproximadamente, cinco minutos num percurso de 600 metros, você pode optar por só descer do Jardim do Morro até o Cais, só subir ou comprar o bilhete de ida e volta.

O site da Câmara de Gaia fornece mais informações. CONSULTE AQUI.

Caves de Vinho do Porto

Caves de vinho do Porto em Gaia

A história do vinho do Porto é longa e vou me ater a falar sobre as caves que estão situadas no Cais de Gaia porque merecem uma visita quando estiver nesta região.

Há centenas de anos, é envelhecido o vinho fortificado mais famoso do mundo: o Porto. Possivelmente é o vinho português mais conhecido mundialmente, e pode ser apreciado de várias formas, quer seja como aperitivo, a terminar uma refeição ou até acompanhar uma sobremesa.

Você poderá visitar diversas caves de vinho do Porto e em cada uma delas um guia (presencial ou por áudio, depende da Cave escolhida) irá acompanhá-lo ao longo das instalações da adega explicando onde é feita a colheita das uvas e o processo de elaboração dos seus vinhos. Ao final da visita, em cada cave irão te oferecer taças de vinho para a degustação (em geral, são 2 taças – uma de vinho tinto e outra de vinho branco, mas há Caves ou bilhetes que dão direito a mais).

Neste links você pode conhecer opções de Caves e escolher a que mais lhe agrada. E você também pode, durante o passeio, entrar naquela que lhe chamar mais a atenção, ver o horário das visitas e reservar a sua.

Caves mais famosas

AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto

As 7 melhores caves de Vinho do Porto

Cruzeiros no Rio Douro

Cruzeiro pelas 6 pontes

O outro destaque são os cruzeiros no rio Douro que partem do Cais em direção à região vinhateira do Alto Douro, ou seja, à zona onde estão as quintas onde é produzido o vinho do Porto.

Há vários tipos de navios que vão do simples passeio de um dia até aos barcos-hotel. Há também réplicas dos antigos barcos rabelos, que eram as embarcações que inicialmente transportavam o vinho vindo da área de cultivo das uvas e que atualmente são usados para um passeio mais curto com trajetos de cerca de 50 minutos.

O passeio mai longo, de 1 dia, que vai até Peso da Régua, e lindo, passa pelas barragens e dá pra viver uma experiência inesquecível, mas, em geral, não curte Peso da Régua, nem conhece as plantações de vinho.

Então, antes de fechar um passeio deste, assegure-se da programação, pois, muitos destes de 1 dia, são, literalmente, dentro do barco com alguns minutos numa Cave e degustação de vinho do Porto (que pode ser feito num valor bem mais acessível em Gaia). Minha opinião pessoal é de que o passeio é cansativo e caro pelo que oferece.

O passeio mais comum e tradicional é este de 50 minutos chamado de Cruzeiro das Pontes com valor atual de 15€. Proporciona uma das melhores formas de descobrir a cidade do Porto com um passeio por entre as deslumbrantes margens do Porto e Vila Nova de Gaia, a bordo de um Barco Rabelo, viva uma das experiências mais tradicionais da cidade, passando pelas 5 Pontes do Rio Douro (Ponte Luís I, Arrábida, Infante, Maria Pia e São João) e avistamento da Ponte do Freixo.

Para este passeio você pode sair do Cais de Gaia ou da Ribeira no Porto.

Mercado Beira Rio – um “mercadão” no Cais de Gaia

Mercadão do Cais de Gaia

Um mercado onde se compra e vende produtos, onde se come, bebe e ouvem concertos de música ou se apreciam exposições de arte.

Com restaurantes típicos de comidas portuguesas e não típicos, com bancas de frutas frescas, bares e mesas, é uma excelente opção para almoçar ou, simplesmente, tomar um copo, como dizem os portugueses.

Impossível passar pelo Cais sem apreciar o lindo mercado.

Espero você aqui no Porto e faça uma visita ao Cais de Gaia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.