5 Coisas que você precisa saber antes de se mudar para Portugal

0

Independentemente de estar de malas prontas ou não para chegar e morar em terras portuguesas, é importante você conferir os itens que relacionamos no post de hoje das 5 coisas que você precisa saber antes de se mudar para Portugal.

Vão te contar muitas coisas por aí, e eu também poderia enumerar uma imensidão de assuntos, mas vamos focar em 5 coisas que realmente podem causar algum problema ou estranhar bastante quando chegar.

Confira a partir de agora e no fim não esqueça de deixar o seu comentário.

O que ninguém te conta sobre Portugal

Veja 5 coisas que você precisa saber antes de se mudar para Portugal!

1- Portugal é um país burocrático

Talvez para o brasileiro, não seja tão difícil lidar com burocracia, afinal, também existem diversos processos burocráticos que até dificultam a vida de quem mora no Brasil, mas como nascemos no país nos acostumamos com ela e nossa vida vai sendo moldada aos poucos, ao longo dos anos.

Contudo, quando você é imigrante, precisa refazer a vida e não tem mais os longos anos que teve no Brasil. Tem pressa, precisa trabalhar, ir ao médico, comprar carro, alugar casa e é aí que a coisa pega: Portugal tem muita burocracia, muitos entraves, muitas diferenças, e nem sempre encontramos pessoas dispostas a facilitar nossa vida.

Isso porque algumas situações exigirão documentos locais, antes mesmo da sua mudança.
É o caso, por exemplo, do NIF Português. Você precisará dele para formalizar a locação de um imóvel, para garantir vaga de escola para seus filhos, para abrir uma conta em banco, para solicitar serviços básicos, como ligação de água, luz, telefone. Como não há contratos no Brasil sem CPF, não há em Portugal sem NIF.

Por isto você está fazendo o correto: buscando informações antes de mudar para o país e já se habituar ao que encontrará pela frente! Pesquise com antecedência e regularize o que puder até mesmo antes da sua chegada em Portugal.

2- Você sabia que há poucos Self Services e restaurantes em sistema de rodízio?

Tão importante do que ter a documentação em dia para começar a vida em outro país, é saber como é a alimentação local.

E este ponto pode até parecer supérfluo para algumas pessoas, mas é essencial que a família se adapte aos paladares e costumes locais para viver bem.

Os restaurantes em sistema de rodízio não têm muita vez em Portugal, nem os famosos self services. Isto foi muito impactante para mim no início de vida aqui. Acostumada a escolher a refeição com base numa grande variedade, tive que me acostumar com os pratos prontos e fartos, com pouca salada, vegetais ou variedades em geral.

Em contrapartida, fique tranquilo que é possível comer muitíssimo bem em terras portuguesas e existem cardápios para todos os gostos, desde os famosos doces, até pratos elaborados com carnes e frutos do mar, isto sem falar nos pratos com bacalhau.

Carne de porco é algo muito usual. Encontrar bifanas (espécie de filé de porco à milanesa) com batatas, arroz e salada a 5€ é muito fácil!

Chegue aberto a novas experiências e aproveite o que tem de bom!

3- O uso de outros idiomas, principalmente a língua inglesa em Portugal

Muitos brasileiros acabam escolhendo Portugal como destino por conta da familiaridade com o idioma. Contudo, você precisa saber que Portugal, é o 7º país do mundo onde mais se fala inglês.

Nas escolas o inglês começa no 3° ano e a partir do 7° as crianças estudam um terceiro idioma além do português e inglês, que pode ser francês, espanhol ou alemão a depender da oferta de cada escola, então, cruzar com portugueses que falam francês, por exemplo, é muito comum.

E isto encontramos em lugares simples como atendimentos em cafés, nos caixas de mercados, restaurantes, funções simples em hotéis, já que o país é muito turístico e exige esta qualificação em diversas áreas.

Percebeu como é importante investir no estudo ou ao menos saber que boas vagas de emprego exigirão fluência, pelo menos, na língua inglesa?

4- Entenda o processo de matrícula escolar dos seus filhos antes da mudança

O ensino em Portugal é obrigatório para crianças a partir dos 6 anos e por isso é imprescindível que, antes de chegar em Portugal, você conheça como funciona o processo de matrícula escolar nas escolas públicas.

Lembra que eu comentei que Portugal é um país super burocrático?! A escola é vinculada à morada da criança. Sim! Tem que ter um comprovante de morada (contrato de compra, arrendamento ou atestado da Junta de Freguesia) para solicitar uma vaga nas escolas públicas. Também precisa ter NIF da criança e do encarregado de educação, a pessoa que fica responsável pela comunicação com a escola (pode ser pai, mão, avós ou responsáveis).

Há outras burocracias e documentos, mas o mais difícil e que sempre sugiro providenciar ainda no Brasil, é o NIF e a morada.

Para se aprofundar nesse tema e descobrir tudo que é necessário para garantir com tranquilidade o estudo dos filhos, veja o post que escrevi sobre o tema.

5- Prepare-se para o frio

Apesar de Portugal ser um país de clima ameno durante a maior parte do ano e ter um dos climas quentes da Europa, é preciso estar preparado para o inverno local, principalmente quem vem das regiões mais quentes do Brasil.

Cidades como Porto e Lisboa podem chegar a temperaturas que variam entre 5°C e 6°C no inverno e não raramente você poderá ver temperaturas próximas de 0°C. Claro que o sul do país tem um clima ainda mais ameno do que o norte, mas inverno é inverno e há períodos frios em todo país, mesmo no Algarve.

O inverno no país acontece entre o fim do mês de dezembro e meados de março e é importante que você saiba e programe sua mudança, se possível, para outras estações do ano, inclusive para se adaptar ao clima com mais tranquilidade.

Este é só o começo.

Agora que você já sabe essas 5 coisas que você precisa saber antes de se mudar para Portugal, é hora de manter o foco no planejamento e verificar todos os detalhes para transformar o sonho de morar em outro país em realidade.

Aproveite e veja o guia completo Planejamento em 10 passos – Migração segura e responsável para famílias e saiba como é possível levar sua família para morar em qualquer lugar do mundo, com segurança e tranquilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.